1 / 23

Plano de Contas

Plano de Contas. Luciano Bernardo Princípios Contabéis Aplicados à Finanças. PLANO DE CONTAS. Conceito:

takoda
Download Presentation

Plano de Contas

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Plano de Contas Luciano Bernardo Princípios Contabéis Aplicados à Finanças

  2. PLANO DE CONTAS Conceito: É a estrutura básica da escrituração contábil, pois é com sua utilização que se estabelece o banco de dados com informações para geração de todos os relatórios e livros contábeis, tais como: Diário, Razão, Balancete, Balanço Patrimonial, Demonstração de Resultados e Análises, além de outros. (CFC, 2002:31). 

  3. Plano de Contas deve possuir as seguintes características e orientações:  I. é uma matriz destinada a orientar a execução de serviços contábeis visando à padronização de procedimentos e à racionalização de tarefas; II. estabelece previamente a conduta a ser adotada na escrituração; III. relaciona as contas em que são registrados os fatos contábeis pertinentes às atividades de cada empresa, contendo, além dos títulos, as respectivas funções e as regras de funcionamento; IV. deve ser estruturado agrupando as contas para que se possam realizar análises setoriais e ser flexível para permitir dilatações e reduções sem prejuízo do conjunto; V. deve considerar que é a base para a construção de banco de dados que alimenta relatórios gerenciais e para uso externo.

  4. OBJETIVOS DO PLANO DE CONTAS Seu principal objetivo é estabelecer normas de conduta para o registro das operações da organização e, na sua montagem, devem ser levados em conta três objetivos fundamentais: • a) atender às necessidades de informação da administração da empresa; • b) observar formato compatível com os princípios de contabilidade e com a norma legal de elaboração do balanço patrimonial e das demais de­monstrações contábeis (Lei 6.404/76, a chamada "Lei das S/A”); • c) adaptar-se tanto quanto possível às exigências dos agentes externos, principalmente às da legislação do Imposto de Renda.

  5. Exemplo de lançamento Cada compra a prazo constitui uma transação ou fato contábil; o conjunto das compras a prazo constitui o evento contábil compras a prazo. Sua contabilização será: Data: dd/mm/aaaaConta e subconta devedoras: ESTOQUE/ComprasConta e subconta credoras: FORNECEDORES/Fornecedor A Histórico: Compra conforme NF XXXXValor: R$ 1.111,11

  6. Estrutura Básica do Plano de Contas Simplificado

  7. Estrutura Básica das Demonstrações Contábeis As empresas que realizam Escrituração Contábil Simplificada são obrigadas à elaboração do Balanço Patrimonial e da Demonstração do Resultado do Exercício, facultada a confecção das demais demonstrações previstas na legislação societária. 

  8. O Balanço Patrimonial é a demonstração contábil destinada a evidenciar, qualitativa e quantitativamente, numa determinada data, a posição patrimonial e financeira da entidade e deve ser elaborado em conformidade com a NBC.T.3.2. 

  9. A Demonstração do Resultado é a demonstração contábil destinada a evidenciar a composição do resultado formado num determinado período de operações da entidade. Observado o princípio da competência, evidenciará a formação dos vários níveis de resultados mediante confronto entre as receitas e os correspondentes custos e despesas, devendo ser elaborada em conformidade com a NBC T 3.3.

  10. Balanço Patrimonial

  11. Balanço Patrimonial

  12. Demonstração do Resultado do Exercício

  13. As microempresas e empresas de pequeno porte optantes pelo Simples não registram as provisões para o imposto de renda e contribuição social sobre o lucro líquido, pois estes tributos compõem o valor do Simples Nacional, classificado como Deduções da Receita Bruta.  As microempresas e empresas de pequeno porte podem, opcionalmente, elaborar as Demonstrações Contábeis abaixo, bem como preparar Notas Explicativas,  I. Demonstração dos Lucros ou Prejuízos Acumulados; II. Demonstração dos Fluxos de Caixa.  Mesmo sem estarem obrigadas, recomenda-se a elaboração de todas as demonstrações e notas explicativas visando ao atendimento das necessidades de controle de informações no que se refere aos aspectos fiscais e gerenciais e para análise da situação financeira e econômica da empresa.

  14. Função e Funcionamento das principais contas • 1.1.1.1 CAIXA FunçãoRegistrar a movimentação de dinheiro, cheques e outros documentos compensáveis em poder da empresa. FuncionamentoDebita-se pelo recebimento (entrada). Credita-se pelo pagamento (saída). Saldo devedor.

  15. 2.1.1.1 SALÁRIOS A PAGAR FunçãoRegistrar os valores a pagar aos empregados relativos aos salários e os descontos que ocorram na folha de pagamento. FuncionamentoDebita-se pelos descontos e pelos pagamentos de adiantamento e saldo líquido final. Credita-se pelos salários. Saldo credor. 

  16. www.sc.senac.br

More Related