790 likes | 1.65k Views
Plano de Contas. Luciano Bernardo Princípios Contabéis Aplicados à Finanças. PLANO DE CONTAS. Conceito:
E N D
Plano de Contas Luciano Bernardo Princípios Contabéis Aplicados à Finanças
PLANO DE CONTAS Conceito: É a estrutura básica da escrituração contábil, pois é com sua utilização que se estabelece o banco de dados com informações para geração de todos os relatórios e livros contábeis, tais como: Diário, Razão, Balancete, Balanço Patrimonial, Demonstração de Resultados e Análises, além de outros. (CFC, 2002:31).
Plano de Contas deve possuir as seguintes características e orientações: I. é uma matriz destinada a orientar a execução de serviços contábeis visando à padronização de procedimentos e à racionalização de tarefas; II. estabelece previamente a conduta a ser adotada na escrituração; III. relaciona as contas em que são registrados os fatos contábeis pertinentes às atividades de cada empresa, contendo, além dos títulos, as respectivas funções e as regras de funcionamento; IV. deve ser estruturado agrupando as contas para que se possam realizar análises setoriais e ser flexível para permitir dilatações e reduções sem prejuízo do conjunto; V. deve considerar que é a base para a construção de banco de dados que alimenta relatórios gerenciais e para uso externo.
OBJETIVOS DO PLANO DE CONTAS Seu principal objetivo é estabelecer normas de conduta para o registro das operações da organização e, na sua montagem, devem ser levados em conta três objetivos fundamentais: • a) atender às necessidades de informação da administração da empresa; • b) observar formato compatível com os princípios de contabilidade e com a norma legal de elaboração do balanço patrimonial e das demais demonstrações contábeis (Lei 6.404/76, a chamada "Lei das S/A”); • c) adaptar-se tanto quanto possível às exigências dos agentes externos, principalmente às da legislação do Imposto de Renda.
Exemplo de lançamento Cada compra a prazo constitui uma transação ou fato contábil; o conjunto das compras a prazo constitui o evento contábil compras a prazo. Sua contabilização será: Data: dd/mm/aaaaConta e subconta devedoras: ESTOQUE/ComprasConta e subconta credoras: FORNECEDORES/Fornecedor A Histórico: Compra conforme NF XXXXValor: R$ 1.111,11
Estrutura Básica das Demonstrações Contábeis As empresas que realizam Escrituração Contábil Simplificada são obrigadas à elaboração do Balanço Patrimonial e da Demonstração do Resultado do Exercício, facultada a confecção das demais demonstrações previstas na legislação societária.
O Balanço Patrimonial é a demonstração contábil destinada a evidenciar, qualitativa e quantitativamente, numa determinada data, a posição patrimonial e financeira da entidade e deve ser elaborado em conformidade com a NBC.T.3.2.
A Demonstração do Resultado é a demonstração contábil destinada a evidenciar a composição do resultado formado num determinado período de operações da entidade. Observado o princípio da competência, evidenciará a formação dos vários níveis de resultados mediante confronto entre as receitas e os correspondentes custos e despesas, devendo ser elaborada em conformidade com a NBC T 3.3.
As microempresas e empresas de pequeno porte optantes pelo Simples não registram as provisões para o imposto de renda e contribuição social sobre o lucro líquido, pois estes tributos compõem o valor do Simples Nacional, classificado como Deduções da Receita Bruta. As microempresas e empresas de pequeno porte podem, opcionalmente, elaborar as Demonstrações Contábeis abaixo, bem como preparar Notas Explicativas, I. Demonstração dos Lucros ou Prejuízos Acumulados; II. Demonstração dos Fluxos de Caixa. Mesmo sem estarem obrigadas, recomenda-se a elaboração de todas as demonstrações e notas explicativas visando ao atendimento das necessidades de controle de informações no que se refere aos aspectos fiscais e gerenciais e para análise da situação financeira e econômica da empresa.
Função e Funcionamento das principais contas • 1.1.1.1 CAIXA FunçãoRegistrar a movimentação de dinheiro, cheques e outros documentos compensáveis em poder da empresa. FuncionamentoDebita-se pelo recebimento (entrada). Credita-se pelo pagamento (saída). Saldo devedor.
2.1.1.1 SALÁRIOS A PAGAR FunçãoRegistrar os valores a pagar aos empregados relativos aos salários e os descontos que ocorram na folha de pagamento. FuncionamentoDebita-se pelos descontos e pelos pagamentos de adiantamento e saldo líquido final. Credita-se pelos salários. Saldo credor.