30 likes | 146 Views
UFSM Santa Maria – RS. MODELO LINGUÍSTICO FUZZY PARA CLASSIFICAR A GRAVIDADE DO DESVIO FONOLÓGICO. Ana Rita Brancalioni Karine Faverzani Magnago Márcia Keske-Soares.
E N D
UFSM Santa Maria – RS MODELO LINGUÍSTICO FUZZY PARA CLASSIFICAR A GRAVIDADE DO DESVIO FONOLÓGICO Ana Rita Brancalioni Karine Faverzani Magnago Márcia Keske-Soares
OBJETIVO: Criar um Modelo Linguístico Fuzzy para classificar a gravidade do desvio fonológico a partir do Modelo Implicacional de Complexidade de Traços – MICT (MOTA, 1996), considerando as adequações de Rangel (1998). MÉTODOS: O Modelo Linguístico Fuzzy foi executado no toolbox fuzzy do software MATLAB, desenvolvido a partir de sistema de regras fuzzy, processadas em paralelo, utilizando como método de inferência o Mínimo de Mamdani e como método de defuzzificação o centro de área. A Figura 1. mostra o painel de controle. FIGURA 1: No campo input são digitados os valores correspondentes às variáveis de entradas,baseadas no MICT. O Índice de Gravidade do Desvio Fonológicoé registrado na variável de saída.
RESULTADOS: O Modelo Linguístico Fuzzy forneceu Índice de Gravidade do Desvio Fonológico para 204 sistemas fonológicos avaliados, de forma rápida e prática. A Figura 2. mostra os Índices de Gravidade obtidos para os 204 sistemas. FIGURA 2: Os sistemas fonológicos puderam ser classificados segundo a gravidade em desvios Grave (DG), Moderado-Grave (DMG), Moderado-Leve (DML) e Leve (DL). Além disso, o comprometimento da gravidade de diversos sistemas pode ser diferenciado a partir dos Índices de gravidade. CONCLUSÃO: Os achados permitem concluir que o Modelo Linguístico Fuzzy é capaz de classificar a gravidade do desvio fonológico adequadamente, podendo ser empregado na prática clínica.