1 / 24

Conjuntura de Milho

Conjuntura de Milho. 25/03/2013. Engº Agrº Thomé Luiz Freire Guth Analista de Mercado – Conab Gerente de Oleaginosas e Produtos Pecuários. Oferta e Demanda Mundial de Milho.

Download Presentation

Conjuntura de Milho

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Conjuntura de Milho 25/03/2013 Engº Agrº Thomé Luiz Freire Guth Analista de Mercado – Conab Gerente de Oleaginosas e Produtos Pecuários

  2. Oferta e Demanda Mundial de Milho • Maior peso na redução da produção mundial em relação à safra anterior foi a quebra da safra norte americana de 313,9 para 273,8 milhões de toneladas; • Apesar da produção da safra 2012/2013 ser a 2ª maior dos últimos cinco anos, estão não conseguiu acompanhar a evolução do consumo, gerando uma redução na relação estoque/consumo que partiu de 18,9% em 2008/2009 para 13,4% equivalente a 1 mês e meio de consumo, ajudando a elevar os preços no mercado eterno; • Para a safra 2013/2014, o mercado aguarda a divulgação da intenção de plantio dos Estados Unidos, agendada para o dia 28/03, onde se espera uma previsão de produção em torno de 370,0 milhões de toneladas, o que fatalmente pressionaria os preços no 2º semestre.

  3. Em função da quebra de safra somada à retirada dos subsídios no ano de 2012, por parte do Governo norte americano, houve uma retração no uso de milho para a produção de etanol, causando um leve descompasso entre a produção e consumo do combustível, o que gerou uma pequena importação; • A pouca disponibilidade do milho nos Estados Unidos, seu alto custo e a ausência dos subsídios, fez com que muitas indústrias interrompessem sua produção até o início da safra 2013/2014.

  4. ETANOL – MILHO EUA

  5. ETANOL EUA

  6. OFERTA E DEMANDA EUA

  7. Em função do forte período de estiagem que atingiu, sobretudo as lavouras mais tardias da Argentina, há uma expectativa de uma produção menor do que a estimada de pelo Usda; • A Bolsa de Cereais de Buenos Aires acredita em 25,0 milhões de toneladas, sendo este, porém, um número ainda confortável; • A Ucrânia deverá diminuir sua exportação, tanto pela redução da produção (devido à estiagem) quanto pelo aumento do consumo interno, substituindo o trigo forrageiro na alimentação animal; • Estima-se para a China uma diminuição da importação, em função da sua produção recorde projetada de 208,0 milhões e como este país possui um estoque confortável , aproximadamente 60,0 milhões de toneladas, não necessidade, neste momento de importação de altos volumes. Apesar disto, o Usda projetou que até 2022/23 este país poderá importar até 19,60 milhões de toneladas de milho.

  8. * Preço Chicago e prêmio porto – dia 22/03/2013, dólar estimado em R$ 2,00

  9. OBRIGADO! thome.guth@conab.gov.br (61) 3312-6295

More Related