1 / 21

MÓDULO 2 Alfabetização na perspectiva do letramento (Cad. Apres . P.19 / 27 – 32 / 38 – 55)

MÓDULO 2 Alfabetização na perspectiva do letramento (Cad. Apres . P.19 / 27 – 32 / 38 – 55). 1º momento Reflexão Coletiva. Ampliando o conceito sobre Alfabetização Matemática. Para começo de conversa:.

tea
Download Presentation

MÓDULO 2 Alfabetização na perspectiva do letramento (Cad. Apres . P.19 / 27 – 32 / 38 – 55)

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. MÓDULO 2 • Alfabetização na perspectiva do letramento • (Cad. Apres. P.19 / 27 – 32 / 38 – 55)

  2. 1º momento Reflexão Coletiva

  3. Ampliando o conceito sobre Alfabetização Matemática.

  4. Para começo de conversa: • 1) No contexto da alfabetização como se insere o conhecimento matemático e as outras áreas de conhecimento? • 2) Que correlações podem ser estabelecidas entre a alfabetização em língua portuguesa e alfabetização em matemática?

  5. 2º momentoAnálise do Caderno Apresentação – páginas 27 a 32/38 a 55.

  6. ALFABETIZAÇÃO • “É nessa perspectiva que o trabalho nas diversas áreas do conhecimento e nas diversas disciplinas escolares integra a proposta pedagógica do Ciclo de Alfabetização: como oportunidade de ampliação do sentido da alfabetização, pensada enquanto processo de letramento, voltada para a apropriação de práticas que envolvem vivências culturais mais amplas, que conferem significado à leitura e à escrita, ao que se lê e ao que se escreve”. ( Caderno de apresentação p. 29 )

  7. ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA • “Alfabetização na perspectiva do letramento, ou melhor, a Alfabetização Matemática como entendendo aqui – o conjunto das contribuições da Educação Matemática no Ciclo de Alfabetização para a promoção da apropriação pelos aprendizes de práticas sociais de leitura e escrita de diversos tipos de textos, práticas de leitura e escrita do mundo (...)” • (Caderno de Apresentação p. 31 )

  8. Mas atenção! Alfabetização matemática não se restringe ao ensino do sistema de numeração e das quatro operações aritméticas fundamentais. (Caderno de Apresentação p.19)

  9. Alfabetização matemática A alfabetização matemática é o processo de organização dos saberes que a criança traz de suas vivências anteriores ao ingresso no Ciclo de Alfabetização, de forma a levá-la a construir um corpo de conhecimentos matemáticos articulados, que potencializem sua atuação na vida cidadã. Esse é um longo processo que deverá, posteriormente, permitir ao sujeito utilizar as ideias matemáticas para compreender o mundo no qual vive e instrumentalizá-lo para resolver as situações desafiadoras que encontrará em sua vida na sociedade. (Elementos conceituais. IN. BRASIL, 2012, p. 60).

  10. A PROPOSTA PEDAGÓGICA DA ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA NO CICLO DA ALFABETIZAÇÃO • A Alfabetização Matemática que se propõe, por se preocupar com as diversificadas práticas de leitura e escrita que envolvem as crianças e com as quais as crianças se envolvem - no contexto escolar e fora dele -, refere-se ao trabalho pedagógico que contempla as relações com o espaço e as formas, processos de medição, registro e uso das medidas, bem como estratégias de produção, reunião, organização, registro, divulgação, leitura e análise de informações, mobilizando procedimentos de identificação e isolamento de atributos, comparação, classificação e ordenação. (Cad. Apres. p. 31)

  11. O ALFABETIZADOR E A ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA • No processo de envolvimento das crianças em práticas que mobilizam ideias matemáticas é papel do alfabetizador escutar as crianças. • Essa escuta permitirá conhecer suas curiosidades, seus interesses e suas necessidades, proporcionando-lhes oportunidades de envolvimento significativo com os números, os problemas e as operações, com as relações espaciais e a exploração das formas, com os procedimentos e os aparelhos de medir e com os registros de medidas e seus usos, com as tabelas, os diagramas, os mapas, os roteiros, os gráficos, e outros elementos relevantes.

  12. Elementos Conceituais e Metodológicos para definição dos Direitos de Aprendizagem e Desenvolvimento • página 6 último parágrafo • página 8 - Síntese do Documento

  13. DIREITOS BÁSICOS E PRESSUPOSTOS DA ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA

  14. DIREITOS BÁSICOS E PRESSUPOSTOS DA ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA

  15. EIXOS ESTRUTURANTES • Números e Operações; • Pensamento Algébrico; • Espaço e Forma/Geometria; • Grandezas e Medidas; • Tratamento da Informação/Estatística e Probabilidade.

  16. 3º momentoAtividade prática

  17. A aprendizagem matemática é um instrumento de promoção e formação humana, portanto é importante garantir que todos os alunos desenvolvam, de forma integrada, os objetivos presentes em cada um dos eixos estruturantes dos Direitos de Aprendizagem para a Alfabetização Matemática

  18. ORGANIZAÇÃO DOS GRUPOS De acordo com a divisão dos grupos, argumentem por que é importante garantir os objetivos de aprendizagem do seu respectivo eixo estruturante.

  19. 1. Propor a formação de 5 (cinco) grupos, sendo cada grupo correspondente a um dos eixos da matemática. 2. Cada grupo utilizará o documento “Elementos Conceituais e Metodológicos para definição dos Direitos de Aprendizagem e Desenvolvimento do Ciclo de Alfabetização (1º, 2º e 3º anos) do Ensino Fundamental” - ler página 6 último parágrafo e página 8 síntese do Documento e o Caderno de Apresentação - págs. 45 a 55 - Alfabetização Matemática. 3. Solicitar que cada grupo leia e prepare um comentário a respeito do eixo e seus objetivos, conforme orientação explicitada no quadro: Organização dos grupos (duração 15 minutos). 4. Mediar a apresentação de cada grupo (duração da apresentação 5 minutos por grupo).

  20. A primeira versão dos Direitos de Aprendizagem de Matemática para o Ciclo da Alfabetização foi apresentada no Documento Elementos Conceituais e Metodológicos para Definição dos Direitos de Aprendizagem e Desenvolvimento do Ciclo da Alfabetização (1º, 2º e 3º anos) do Ensino Fundamental, disponibilizado, para consulta pública, em abril de 2013 pelo Conselho Nacional de Educação (CNE). O documento foi elaborado pelo Ministério da Educação (MEC) em parceria com pesquisadores e professores da Educação Básica e IES e insere-se num movimento amplo de reflexão sobre o currículo. Caderno de Apresentação, págs. 41-42.

  21. Referências Bibliográficas • BRASIL, Ministério da Educação – Secretaria da Educação Básica. • Elementos conceituais e metodológicos para definição dos direitos de • aprendizagem e desenvolvimento do ciclo de alfabetização (1º,2º e 3º • anos) do ensino fundamental. Brasília, 2012.

More Related