1 / 16

BALANÇO EXISTENCIAL

BALANÇO EXISTENCIAL. BALANÇO EXISTENCIAL. Prof. Laênio Loche. Garantia. Em qualquer empreendimento, não há garantia de correspondência entre a teoria (planejamento) e a prática (realização).

teigra
Download Presentation

BALANÇO EXISTENCIAL

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. BALANÇO EXISTENCIAL

  2. BALANÇO EXISTENCIAL Prof. Laênio Loche

  3. Garantia. Em qualquer empreendimento, não há garantia de correspondência entre a teoria (planejamento) e a prática (realização). Acompanhamento. É necessário o acompanhamento das atividades e resultados para avaliar a conformidade entre o obtido e o esperado. Correção. Deste modo, ações corretivas podem ser tomadas e problemas serem prevenidos ou minimizados.

  4. Proéxis. Com a proéxis não é diferente. Da mesma forma, a conformidade entre o projeto existencial, elaborado no período pré-ressomático, e a execução em vida é assegurada através do autocontrole existencial. Definição. O autocontrole existencial é o conjunto de ações promovidas pela conscin sobre si mesma, para garantir a execução das metas e estratégias pessoais conforme o planejado, sobretudo referente à proéxis.

  5. Autocorreção. Os eventuais ajustes, promovidos pela própria conscin, de ações e estratégias, quando identificados desvios entre o planejado e o executado, recebem a denominação de autocorreção. Ex.: 1º Recéxis; 2º Recin do Retomador de Tarefa.

  6. Autavaliação. Mas só se pode corrigir a partir do diagnóstico dos desvios, portanto, a autorregulaçãoimprescinde da autavaliação. Cronêmica. A fim de ampliar a probabilidade de êxito, a avaliação deve ser promovida regularmente ao longo da execução. Ex.: Listas com as metas do próximo ano.

  7. Contexto. No contexto da Proexologia, há a avaliação proexológica. Definição. A avaliação proexológica é o ato de atribuir valor a determinada proéxis, em execução ou já finda, através da comparação dela com a planejada no período pré-ressomático, concedendo maior valorização quanto maior for a proximidade entre as duas.

  8. Resultados. Os resultados da avaliação proexológica: 1. Compléxis. 2. Incompléxis. Definição. A escala de avaliação proexológica é a seqüência de graus ou níveis de completude da proéxis realizada em comparação com a proéxis planejada, dispostos em ordem ascendente.

  9. ESCALA DE AVALIAÇÃO PROEXOLÓGICA % Completude Categoria > % Maxicompléxis 100% Compléxis 99% Incompléxis 70% 0% ______________ < %Hiperincompléxis

  10. Condições. A avaliação passa por duas condições: 1. A definição do modelo de referência e 2. As informações sobre o objeto analisado. Informações. Assim, sem informações a avaliação, e consequentemente a correção, torna-se impossibilitada. Ex.: Analogia com o soma, automóvel. Surge a necessidade do automonitoramento.

  11. SÍNTESE DO AUTOCONTROLE EXISTENCIAL Composição. Em síntese o autocontrole existencial comporta as seguintes atividades: 1. Automonitoramento: indicadores, Inventariologia. 2. Autavaliação: a comparação entre os resultados obtidos e os esperados. 3. Autocorreção: a eventual correção das ações e estratégias quando identificar desvios. Técnica. Em relação a autavaliação há a técnica do Balanço Existencial.

  12. BALANÇO EXISTENCIAL Definição. O Balanço Existencial é a técnica de autavaliação existencial, caracterizada pela exposição detalhada, referente à conscin, dentro de período arbitrariamente delimitado da vida (anos, décadas), do cotejo entre as manifestações, resultados e bens pró-evolutivos (acertos, con­quistas, aportes) e antievolutivos (erros, omissões, enganos) e consequente saldo evolutivo, indicador do nível de completude da proéxis.

  13. TAXOLOGIA DO BALANÇO EXISTENCIAL 1. Balanço existencial setorial: de acordo com áreas específicas da vida. 2. Balanço existencial parcial: ao longo da vida. 3. Balanço existencial total ou pós-dessomático: feito pela recém consciex, após a des­soma. 4. Balanço existencial multiexistencial: abarca duas ou mais vidas.

  14. PROCEDIMENTO Procedimento. A técnica do Balanço Existencial consiste em 3 passos: 1. Segmentação. A elaboração de balanços existenciais setoriais através da decomposição da vida em partes menores afim de facilitar a avaliação.

  15. ÁREAS EXISTENCIAIS

  16. PROCEDIMENTO 2. Inventário. Levantamento dos aportes existenciais e respectivas retribuições, erros, enganos, omissões deficitárias, realizações, conquistas e omissões superavitárias. 3. Saldo. É a diferença entre as manifestações pró-evolutivas e as antievolutivas através da comparação entre os recebimentos e as retribuições, os erros e os acertos, as omissões deficitárias e as superavitárias.

More Related