300 likes | 502 Views
UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS COMPONENTE CURRICULAR: TEORIA POLÍTICA PROFESSOR: Drº. DEJALMA CREMONESE ALUNA: SIMONE DE SOUZA CARVALHO TRABALHO. Ubaíra, abril de 2008.
E N D
UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SULDEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS COMPONENTE CURRICULAR: TEORIA POLÍTICAPROFESSOR: Drº. DEJALMA CREMONESEALUNA: SIMONE DE SOUZA CARVALHO TRABALHO Ubaíra, abril de 2008
O CONCEITO DA PALAVRA TRABALHO, DIFERENCIA-SE, SEGUNDO ALGUNS AUTORES, É NECESSÁRIO, ENTRETANTO, CONTEXTUALIZÁ-LO NO TEMPO E NO ESPAÇO.
Para Marx (1932), a primeira atitude histórica dos indivíduos, em relação aos animais, não é o fato de pensar, mas o de produzirem seus meios de sobrevivência.
Antunes (2005) aponta que desde o mundo antigo e sua filosofia, o trabalho vem sendo compreendido como expressão de ida e degradação, criação e infelicidade, atividade vital e escravidão, felicidade social e servidão.
Albornoz (2002), na linguagem cotidiana a palavra trabalho tem muitos significados embora pareça compreensível, como uma das formas elementares da ação dos homens, o seu conteúdo oscila. As vezes lembra dor, tortura, suor do rosto, fadiga. Noutras mais que aflição e fardo, designa a operação humana de transformação da matéria natural em objeto de cultura.
Dessa forma portanto, podemos relacionar o trabalho como o elo de ligação entre o homem e o meio, entre o homem e a natureza, entre o homem e a sociedade.
Trabalho como elo entre, a natureza a sociedade, o meio e o homem. NATUREZA SOCIEDADE TRABALHO HOMEM MEIO
(...) Eu vi a mulher preparando outra pessoa ... A gestação compreendida nos versos de Caetano Veloso nos remete a uma forma de trabalho: A mulher que prepara um novo ser; Que deixa um legado; Que lhe remete a uma realização
Seja na gestação, no nascimento ou no ato de amamentar, o trabalho está presente...
Na palavra trabalho pode está implícito dois significados: • 1º FRUTO DE UMA AÇÃO QUER FÍSICA OU INTECTUAL QUE RESULTE EM UM LEGADO, QUE GERE UM RECONHECIMENTO SOCIAL E ULTRAPASSE O TEMPO DA EXISTÊNCIA DE SEU “AUTOR” . EX.: UMA OBRA DE ARTE, UM LIVRO, UMA DESCOBERTA CIENTÍFICA
2º A AÇÃO ROTINEIRA E REPETITIVA, QUE DÁ AO TRABALHO A SUA CONOTAÇÃO DE LABOR, DE CANSAÇO, COMO AQUELE QUE TIRA A LIBERDADE, QUE CONSOME QUEM PRATICA. Ex.: Trabalhadores da linha de montagem das fábricas.
O QUE É TRIPALIUM? Na nossa língua a palavra trabalho se origina do latim tripalium. Segundo Albornoz (2002), tripalium é o instrumento feito de três paus aguçados, algumas vezes ainda munidos de pontas de ferro, no qual os agricultores bateriam o trigo, as espigas de milho, o linho, para rasgá-los e esfiapá-los.
Essa conotação dada ao trabalho foi utilizada até início do século XV. Depois ele passa do sentido de sofrer, para sentido de laborar, obrar.
MAS SEJA O TRABALHO DENOTANDO SOFRIMENTO, SEJA DE LABOR DENOTANDO ESFORÇO, A VERDADE É QUE NOS NOSSOS DIAS, ELE É SINÔNIMO MUITAS VEZES DE TORTURA, SOBRETUDO SE ANALISARMOS A EXPLORAÇÃO DA MÃO-DE-OBRA.
ESSA EXPLORAÇÃO NOS REMETE AO CONCEITO DE MAIS-VALIA, DESENVOLVIDO POR MARX, ONDE O TRABALHADOR VENDE SUA FORÇA DE TRABALHO, POR UM VALOR BEM AQUÉM DAQUILO QUE É PRODUZIDO COM ESTE TRABALHO, A DIFERENÇA, OU SEJA, O QUE VALE A MAIS É “SUBTRAÍDO” DO TRABALHADOR, PASSANDO ÀS MÃOS DO DONOS DOS MEIOS DE PRODUÇÃO.
DIFERENÇA ENTRE TRABALHO FÍSICO E TRABALHO INTELECTUAL • TRABALHO FÍSICO – AQUELE QUE É VISÍVEL, PAUPÁVEL. • TRABALHO INTELECTUAL, É AQUELE QUE PROJETA UM DETERMINADO FIM.
TRABALHO FÍSICO E INTECTUAL TRABALHOINTELECTUAL TRABALHOFÍSICO FIM ESPERADO PROJETO, VISUALIZAÇÃO DO QUE SE DESEJA REALIZAÇÃO DO PROJETO O QUE SE FOI PROJETADO, PENSADO.
EXEMPLO DE TRABALHO INTECTUAL E FÍSICO • NA CONSTRUÇÃO CIVIL, OS ENGENHEIROS PROJETAM (TRABALHO INTELECTUAL); OS PEDREIROS EXECUTAM (TRABALHO FÍSICO). A PONTE OU O PRÉDIO SÃO EXEMPLOS DO FIM DESEJADO
ALBORNOZ (2002), AFIRMA QUE NATUREZA E INVENSÃO SE ENTRELAÇAM NO TRABALHO HUMANO, EM NÍVEIS DIVERSOS, DA AÇÃO MAIS MECÂNICA E NATURAL À MAIS CONTROLADA E CONSCIENTE.
NO CULTIVO DO CAMPO, NA MODELAGEM DA ARGILA, NA INVENÇÃO DA ELETRICIDADE ...
COMO NA PRODUÇÃO DE VITAMINAS EM COMPRIMIDOS, NA MONTAGEM DE CÉREBROS ELETRÔNICOS E NO ENVIO DE ASTRONAUTAS À LUA.
A ORIGEM E A EVOLUÇÃO DO TRABALHO NA HISTÓRIA NATUREZA AGRICULTURA INDUSTRIALIZAÇÃO TRANSFORMA A MATÉRIA-PRIMA E PREOCUPA-SE COM A ACUMULAÇÃO DE RIQUEZA, ALÉM DA SUBSISTÊNCIA COLHE O QUE ESTAR NA NATUREZA PREPARA A TERRA, PLANTA, CULTIVA O ALIMENTO
ALÉM DA INDUSTRIALIZAÇÃO NO ORGANOGRAMA ACIMA O TRABALHO PASSA POR UM ALARGAMENTO DOS SETORES, OU SEJA, NÃO APENAS A INDÚSTRIA, FORMAS COMO O TERCEIRO SETOR E O TRABALHO INFORMAL TAMBÉM SÃO RECONHECIDAS.
O TRABALHO MUITAS VEZES PERDE SUA ESSÊNCIA E SE TRANSFORMA NO EMPREGO. POR EXEMPLO, DIZER QUE NÃO TEM EMPREGO PARA MÉDICOS NO INTERIOR DO PAÍS NÃO SIGNIFICA DIZER QUE NÃO TENHA TRABALHO, AFINAL EXISTEM PESSOAS DOENTES E CARENTES QUE PRECISAM DOS SERVIÇOS MÉDICOS TERAPÊUTICOS OU PREVENTIVOS.
PARA WEBER, O TRABALHO VOCACIONAL É COMO DEVER DE AMOR AO PRÓXIMO, UMA DÍVIDA DE GRATIDÃO À GRAÇA DE DEUS (...) NÃO SENDO DO AGRADO DE DEUS QUE ELE SEJA REALIZADO COM RELUTÂNCIA . O CRISTÃO DEVE MOSTRAR-SE INDUSTRIOSO EM SEU TRABALHO SECULAR. (WEBER apud QUINTANEIRO, 2002)
MAS O QUE ACONTECE NÃO É VOCAÇÃO, MAS UM ESTRANHAMENTO, UM FETICHE DO TRABALHO REALIZADO; PORTANTO O HOMEM AO VER O FRUTO DO SEU TRABALHO COMO ALGO QUE NÃO LHE PERTENCE, COMO ALGO ESTRANHADO, SURGE COMO RESULTADO DESTE TRABALHO, NA SOCIEDADE CAPITALISTA A DESREALIZAÇÃO DO SER SOCIAL.
PORTANTO, PODEMOS DIZER QUE, SE POR UM LADO, O TRABALHO É UMA ATIVIDADE HUMANA CENTRAL NA HISTÓRIA HUMANA, EM SEU PROCESSO DE SOCIABILIDADE, POSTERIORMENTE, COM O ADVENTO DO CAPITALISMO, DEU-SE UMA TRANSFORMAÇÃO ESSENCIAL QUE O ALTEROU E O COMPLEXIFICOU. (HELLER apud ANTUNES)
É INTERESSANTE CONTUDO, A VOLTA AO TRABALHO NO SIGNIFICADO MAIS ABUNDANTE DO TERMO, ONDE TRABALHO E PRAZER POSSAM ENTRELAÇAR-SE FAZENDO DO INDIVÍDUO UM SER HUMNAO QUE SE REALIZE ATRAVÉS DE SUA AÇÃO DESEMPENHADA COMO CONDIÇÃO PRIMORDIAL DE SUA EXISTÊNCIA.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ALBORNOZ, Suzana. O que é trabalho. Coleção Primeiros Passos. Editora Brasiliense. São Paulo, 2005. ANTUNES, Ricardo Luís Coltro. O caracol e sua concha ensaios sofre a morfologia do trabalho. Boitempo Editorial. São Paulo, 2005. http://images.google.com.br MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A Ideologia Alemão, São Paulo. Ed. Martin Claret, 2005. Quintaneiro, Tânia;BArobosa, Maria Lígia de Oliveira; OLIVEIRA, Márcia Gardênia Monteiro de. Um Toque de Clássicos. Ed. UFMG, Belo Horizonte, 2002. 2ª ed. Ver. Ampl.