1 / 20

CIRCUNFERÊNCIAS E ÂNGULOS

CIRCUNFERÊNCIAS E ÂNGULOS. Ângulo ao centro. Ângulo ao centro é um ângulo que tem o vértice no centro da circunferência e cada lado contém um raio dessa circunferência. é um ângulo ao centro. Amplitude do ângulo ao centro. Amplitude do arco correspondente. Amplitude do ângulo ao centro.

Download Presentation

CIRCUNFERÊNCIAS E ÂNGULOS

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. CIRCUNFERÊNCIAS E ÂNGULOS

  2. Ângulo ao centro Ângulo ao centro é um ângulo que tem o vértice no centro da circunferência e cada lado contém um raio dessa circunferência. é um ângulo ao centro

  3. Amplitude do ângulo ao centro Amplitude do arco correspondente Amplitude do ângulo ao centro A cada ângulo ao centro corresponde um arco, que é a sua intersecção com a circunferência. Reciprocamente, a cada arco corresponde um ângulo ao centro A amplitude do ângulo ao centro é igual a amplitude do arco correspondente.

  4. Exercício: Determine a amplitude do ângulo x e do seu arco correspondente. 1. A amplitude do arco correspondente é também 90º. 2. A amplitude do arco correspondente é também 60º.

  5. Ângulo inscrito Ângulo inscrito é um ângulo que tem o vértice na circunferência e os lados contém cordas dessa circunferência. é um ângulo inscrito

  6. Amplitude do ângulo inscrito Na figura, [ABC] é um triângulo equilátero. Logo, O arco AB tem de amplitude 120º. Então, e Portanto, A amplitude do ângulo inscrito é igual a metade da amplitude do ângulo ao centro correspondente. OU A amplitude do ângulo inscrito é igual a metade da amplitude do arco que ele contém.

  7. Alguns Exemplos:

  8. Exercícios: determine a amplitude dos ângulos pedidos. 1. 2.

  9. Propriedades 1.Ângulos inscritos que contêm o mesmo arco porque os três ângulos contêm o mesmo arco AB. 50º 50º Então, Os ângulos inscritos que contêm o mesmo arco são geometricamente iguais. 50º

  10. 2.Ângulos inscritos numa semi-circunferência 90º 90º 90º Então, Um ângulo inscrito numa semi-circunferência é um ângulo reto.

  11. 3.Ângulo ao centro, arcos e cordas Na figura estão representados dois ângulos ao centro iguais, as cordas e os arcos correspondentes. Então, Numa circunferência, as cordas correspondentes a dois ângulos ao centro iguais são geometricamente iguais, e reciprocamente. Numa circunferência, os arcos correspondentes a dois ângulos ao centro iguais são geometricamente iguais, e reciprocamente.

  12. 4.Ângulos opostos de um quadrilátero inscrito numa circunferência Mas, Portanto, Logo, Então, A soma dos ângulos opostos de um quadrilátero inscrito numa circunferência é 180º.

  13. Exercícios: determine a amplitude dos ângulos pedidos. 1. Pela propriedade 1 vêm: 2. A amplitude do arco correspondente ao ângulo (inscrito) de 130º é de 260º. Logo,

  14. 3. Usando a propriedade 2 vêm: 4. Então, Logo,

  15. Ângulo de vértice interno: a medida de um ângulo de vértice interno é igual à semi-soma das medidas dos arcos determinados pelos seus lados.

  16. Ângulo de vértice externo: A medida de um ângulo de vértice externo é igual à semi-diferença dos arcos de terminados pelos seus lados.

  17. Ângulos de segmento: é todo ângulo cujo vértice pertence à circunferência, sendo um de seus lados secante e o outro, tangente à circunferência. A medida de um ângulo de segmento é igual à metade do arco por ele determinado.

  18. EXEMPLOS DE ÂNGULOS QUE NÃO PERTENCEM À CIRCUNFERÊNCIA

More Related