150 likes | 227 Views
P rêmio das C rianças do M undo Pelos D ireitos da C riança (WCPRC). 2009. Nomeada: Betty Makoni. A República do Zimbábue ( Republic of Zimbabwe ) se localiza no sudeste da África, e tem como capital a cidade de Harare.
E N D
Prêmio das Crianças do Mundo Pelos Direitos da Criança (WCPRC) 2009 Nomeada: Betty Makoni
A República do Zimbábue (Republic of Zimbabwe) se localiza no sudeste da África, e tem como capital a cidade de Harare. Em 2001 tinha aproximadamente 12,8 milhões de habitantes, o equivalente a 32,76 hab/km².
O sistema de governo regente é a república presidencialista. No Zimbábue, a composição étnica é formada por chonas, nedebeles, ingleses, asiáticos e outros grupos menores. A maioria da população zimbabuana é cristã. A língua oficial do país é o inglês.
Em 2001, o PIB era calculado em torno de 9,1 bilhões de dólares. A moeda circulante no país é o dólar zimbabuano. O país é grande exportador de minérios, como ouro, prata, níquel, cobre, amianto, ferro e esmeralda. Também há exportação de algodão, milho e tabaco.
A expectativa de vida é de 37 anos.
No Zimbábue, as mulheres já nascem com direitos diferentes dos homens e crescem assim. ‘Os meninos pensam que podem mostrar força tratando mal as garotas. Eles se tornam monstros que estupram e espancam.’ DizChakanetsa, um zimbabuano de 19 anos.
Elas são tratadas comocidadãs de segunda classe, e sofrem todo tipo de violação de direitos. Muitas não podem ir à escola e são forçadas a trabalhar para sustentar a família. Isso quando não são abusadas sexualmente pelos próprios paiseirmãos!
E o que podemos fazer para mudar essa realidade? -> Betty Makoni é uma das poucas pessoas que age para que isso ocorra. ‘Aos oito anos, percebi o péssimo tratamento que minha mãe recebia: meu pai batia nela à noite. Eu dizia que ela deveria reagir a esse abuso e avisar a polícia, mas ela se negava. Foi quando ela morreu, devido a essa violência doméstica, que ficou muito claro para mim quanta injustiça era cometida contra a mulher na minha sociedade. ‘
Betty resgata meninas do trabalho infantil, casamento forçado, maus-tratos, tráfico e violência sexual e lhes oferece comida, roupas, tratamento de saúde, um lar, a possibilidade de ir à escola e segurança. Além disso, ela encoraja e apóia as meninas, para que elas exijam seus direitos. Dezenas de milhares de meninas tiveram a chance de ter uma vida melhor através do trabalho de Betty.
Betty Makoni é fundadora e diretora da organização Girl Child Network (Rede de Meninas) e da Rede de Valorização de Meninas do Zimbábue. Ela e a GCN falam em nome das meninas no Zimbabwe, estimulando constantemente o governo e diferentes organizações a cuidarem bem das meninas no país. Porém, não são todos que apreciam a luta de Betty. Ela vive em risco e é constantemente ameaçada por causa de seu trabalho.
Por meio da organizaçãoGirl Child Network (GCN),Betty construiu trêsvilas seguras para meninas particularmente vulneráveis e fundou 500clubes de meninas com 30.000 membros, a maioria deles localizados na zona rural e em subúrbios pobres. ‘As vilas seguras são como “shopping centers” onde as meninas encontram tudo o que precisam.‘ Diz Betty Makoni
Em 2007, foi duplamente premiada no Prêmio das Crianças do Mundo pelos Direitos da Criança, recebendo o Prêmio dos Amigos Mundiais (concedido por quase 6 milhões de estudantes) e o Prêmio das Crianças do Mundo (concedido por um júri de 14 crianças). A edição de 2007 foi dominada por um tema: a igualdade de direitos entre os sexos. Betty Makoni, foi então indicada ao prêmio por realizar um completo trabalho de proteção e educação de meninas no Zimbábue.
Alunos Aline Benevenuti Beatriz Mejia Caroline Caires Gabriel Demétrio Guilherme Felix João Pedro Bondioli Jonas Almeida Mariana Trindade Matheus Santiago Marcos Vinícius Lemes Rafael Miranda 1º Ano C Ensino Médio ETEC João Gomes de Araújo 2009