1 / 70

CONTEXTOS E CONCEITOS

CONTEXTOS E CONCEITOS. ESTE MATERIAL É DISPONIBILIZADO NA REDE SOBRE TERMOS DE DIREITO AUTORAL LIVRE. Licença Creative Commons Atribuição Uso Não-Comercial Compartilhamento pela mesma Licença 2.5 Brasil Commons. Material produzido com a utilização de Software Livre. Sistema GNU/LINUX.

Download Presentation

CONTEXTOS E CONCEITOS

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. CONTEXTOS E CONCEITOS

  2. ESTE MATERIAL É DISPONIBILIZADO NA REDE SOBRE TERMOS DE DIREITO AUTORAL LIVRE. Licença Creative Commons AtribuiçãoUso Não-Comercial Compartilhamento pela mesma Licença 2.5 Brasil Commons Material produzido com a utilização de Software Livre. Sistema GNU/LINUX.

  3. TEMA 1 O MUNDO AINDA GIRA.

  4. * Sociedade Dinâmica, em constante transformação.

  5. * Sociedade Dinâmica, em constante transformação. * Cursos de Formação constantemente desatualizados.

  6. * As mudanças atingem todos os campos da atividade humana. * Perfil do novo trabalhador:inovador, contestador, criativo.* Novas Tecnologias da Informação.

  7. NA TELECONFERÊNCIA: NA TELECONFERÊNCIA: PIERRE LEVY MATTHEW LIPMAN

  8. NA TELECONFERÊNCIA: PEDRO DEMO “Modernidade significa o desafio que o futuro acena para as novas gerações, em particular seus traços científicos e tecnológicos.” “Modernista é uma postura submissa, de caráter acrítico e apressado; modernoso é o comportamento aparentemente moderno de caráter imitativa e portanto banal.” (DEMO, 2000)

  9. NA TELECONFERÊNCIA: PEDRO DEMO ZECA PAGODINHO “O pai me disse que a tradição é lanterna, Vem do ancestral, é moderna, Bem mais que o modernoso(...)” “(..)Maré muda com o luarFuturo é pra quem lembrar Se é isso que o pai ensinou “Cabô”... “ (MOACYR LUZ,LUIZ CARLOS DA VILA, ALDIR BLANC) “Modernidade significa o desafio que o futuro acena para as novas gerações, em particular seus traços científicos e tecnológicos.” “Modernista é uma postura submissa, de caráter acrítico e apressado; modernoso é o comportamento aparentemente moderno de caráter imitativa e portanto banal.” (DEMO, 2000)

  10. NA TELECONFERÊNCIA: PEDRO DEMO ZECA PAGODINHO VOCÊ! ? ? O que é melhor: seguir as mudanças passivamente ou participar ativamente da construção do novo ?

  11. TEMA 2 O PROFESSOR NO MUNDO QUE GIRA.

  12. * Novas Tecnologias da Informação* Professor perde o monopólio enquanto fonte única de conhecimento. * A vergonha de “não saber”.

  13. “(...) o professor tem o direito de não conhecer todas as respostas, não tem, no entanto, o direito de deixar seus educandos sem as soluções para seus questionamentos.” (KALINKE)

  14. Novas Tecnologias da Informação

  15. Novas Tecnologias da Informação SOCIEDADE EM REDE

  16. (SOCIEDADE EM REDE) EDUCADOR Transmissor de Informação

  17. (SOCIEDADE EM REDE) EDUCADOR Mediador do Conhecimento Transmissor de Informação

  18. (SOCIEDADE EM REDE) EDUCADOR Gestor de Micro Comunidades de Pesquisa Transmissor de Informação

  19. NA TELECONFERÊNCIA: NA TELECONFERÊNCIA: PIERRE LEVY MATTHEW LIPMAN

  20. NA TELECONFERÊNCIA: EMBAIXADOR SERGIO PAULO ROUANET “(...) é que a educação não deve perder tempo em temer a modernidade. Deve procurar conduzi-la e ser-lhe sujeito histórico. Nesse sentido modernidade na prática coincide com a necessidade de transformação social(...)” (ROUANET)

  21. NA TELECONFERÊNCIA: EMBAIXADOR SERGIO PAULO ROUANET MESTRE PAULO FREIRE “(...) é que a educação não deve perder tempo em temer a modernidade. Deve procurar conduzi-la e ser-lhe sujeito histórico. Nesse sentido modernidade na prática conincide com a necessidade de transformação social(...)” (ROUANET) “A educação autêntica não se faz de A para B ou de A sobre B, mas de A com B; Ensinar não é transmitir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção e construção.” (FREIRE)

  22. NA TELECONFERÊNCIA: EMBAIXADOR SERGIO PAULO ROUANET MESTRE PAULO FREIRE VOCÊ! Qual posturas preciso para educar efetivamente no século XXI ? Como posso desenvolve-las gradualmente?

  23. TEMA 3 ATUALIZANDO... 70% restantes...

  24. PROFESSOR ATUALIZADO

  25. Contato permanente com a comunidade científica. PROFESSOR ATUALIZADO

  26. Atentar as novas descobertas em sua área. Contato permanente com a comunidade científica. PROFESSOR ATUALIZADO

  27. Atentar as novas descobertas em sua área. Contato permanente com a comunidade científica. PROFESSOR ATUALIZADO Participação em Seminários de Reciclagem e Aprofundamento.

  28. Atentar as novas descobertas em sua área. Contato permanente com a comunidade científica. PROFESSOR ATUALIZADO Participação em Seminários de Reciclagem e Aprofundamento. Frequentar feirase exposições.

  29. Atentar as novas descobertas em sua área. Contato permanente com a comunidade científica. PROFESSOR ATUALIZADO Participação em Seminários de Reciclagem e Aprofundamento. Formação interdispliciplinar e contextualizada. Frequentar feirase exposições.

  30. NA TELECONFERÊNCIA: NA TELECONFERÊNCIA: PIERRE LEVY MATTHEW LIPMAN

  31. NA TELECONFERÊNCIA: PIERRE LEVY “O atual curso dos acontecimentos converge para a constituição de um novo meio de comunicação, de pensamento e de trabalho para as sociedades humanas.” Inteligências coletivas são “comunidades humanas que comunicam no seu seio, que se pensam a si próprias, partilhando e negociando permanentemente as suas relações e os seus contextos de significações partilhadas” (LEVY, 2000)

  32. NA TELECONFERÊNCIA: NA TELECONFERÊNCIA: PIERRE LEVY MATTHEW LIPMAN PIERRE LEVY MATTHEW LIPMAN “Quando uma classe move-se para tornar-se uma comunidade de investigação, aceita a disciplina da lógica e do método científico; pratica o ouvir uns dos outros, o aprender uns com os outros, o construir sobre as idéias uns dos outros e o respeitar os pontos de vista uns dos outros e ainda exige que as asserções sejam garantidas por evidência e razões. Uma vez que a classe como um todo opere desse modo, torna-se possível para cada membro internalizar os hábitos e os procedimentos dos outros, de modo que seu próprio pensamento torna-se autocorretivo e move-se em direção à imparcialidade e objetividade.” (LIPMAN) “Quando uma classe move-se para tornar-se uma comunidade de investigação, aceita a disciplina da lógica e do método científico; pratica o ouvir uns dos outros, o aprender uns com os outros, o construir sobre as idéias uns dos outros e o respeitar os pontos de vista uns dos outros e ainda exige que as asserções sejam garantidas por evidência e razões. Uma vez que a classe como um todo opere desse modo, torna-se possível para cada membro internalizar os hábitos e os procedimentos dos outros, de modo que seu próprio pensamento torna-se autocorretivo e move-se em direção à imparcialidade e objetividade.” (LIPMAN)) “O atual curso dos acontecimentos converge para a constituição de um novo meio de comunicação, de pensamento e de trabalho para as sociedades humanas.” Inteligências coletivas são “comunidades humanas que comunicam no seu seio, que se pensam a si próprias, partilhando e negociando permanentemente as suas relações e os seus contextos de significações partilhadas” (LEVY, 2000) “O atual curso dos acontecimentos converge para a constituição de um novo meio de comunicação, de pensamento e de trabalho para as sociedades humanas.” Inteligências coletivas são “comunidades humanas que comunicam no seu seio, que se pensam a si próprias, partilhando e negociando permanentemente as suas relações e os seus contextos de significações partilhadas” (LEVY, 2000)

  33. NA TELECONFERÊNCIA: PIERRE LEVY MATTHEW LIPMAN Apenas consumir informação já produzida ou interagir na produção de novos conhecimentos ? Qual á diferença entre informação e conhecimento?

  34. TEMA 4 OS AVOS DA TECNOLOGIA

  35. 3 CONCEITOS

  36. CIÊNCIA TÉCNICA TECNOLOGIA

  37. TÉCNICA CIÊNCIA TECNOLOGIA

  38. Paleolítico TÉCNICA CIÊNCIA TECNOLOGIA Instrumentos em pedra lascada.

  39. Paleolítico TÉCNICA CIÊNCIA TECNOLOGIA Instrumentos em pedra lascada. Grécia Clássica Techné: conhecimentos e habilidades para resolução de problemas práticos.

  40. Paleolítico TÉCNICA CIÊNCIA TECNOLOGIA Instrumentos em pedra lascada. Grécia Clássica Renascença Techné: conhecimentos e habilidades para resolução de problemas práticos. Scientia: saber, conhecimento teórico da natureza e da cultura.

  41. Paleolítico TÉCNICA CIÊNCIA TECNOLOGIA Instrumentos em pedra lascada. Comtemporânea Grécia Clássica Techne+Scientia“Capacidade de compreender, criar, organizar e produzir produtos e serviços.” Renascença Techné: conhecimentos e habilidades para resolução de problemas práticos. Scientia: saber, conhecimento teórico da natureza e da cultura.

  42. ? ? Qual será a nova visão de “tecnologia”? Paleolítico TÉCNICA CIÊNCIA TECNOLOGIA Instrumentos em pedra lascada. Comtemporânea Grécia Clássica Techne+Scientia“Capacidade de compreender, criar, organizar e produzir produtos e serviços.” Renascença Techné: conhecimentos e habilidades para resolução de problemas práticos. Scientia: saber, conhecimento teórico da natureza e da cultura.

  43. LINGUAGEM: A PRIMEIRA “REDE”.

  44. blalallalblbalbalblbla LINGUAGEM: A PRIMEIRA “REDE”.

  45. blalallalblbalbalblbla LINGUAGEM: A PRIMEIRA “REDE”. blalallalblbalbalblbla blalalalablabla

  46. blalallalbl blalallalblbalbalblbla blalallalblbalbalblblalalalalblalablb LINGUAGEM: A PRIMEIRA “REDE”. blalallalblbalbalblbla blalalalablabla

  47. blalallalbl blalallalblbalbalblbla blalallalblbalbalblblalalalalblalablb LINGUAGEM: A PRIMEIRA “REDE”. blalallalblbalbalblbla blalallalblbalbalblbla blalallalblbalbalblblalalalalblalablablalaballablbalblb blalalalablabla

  48. blalallalbl blalallalblbalbalblbla blalallalblbalbalblblalalalalblalablb LINGUAGEM: A PRIMEIRA “REDE”. blalallalbl blalallalblbalbalblbla blalallalblbalbalblbla blalallalblbalbalblbla blalallalblbalbalblblalalalalblalablablalaballablbalblb blalalalablabla

More Related