1 / 26

ALFABETIZAÇÃO E CONTEXTOS LETRADOS

ALFABETIZAÇÃO E CONTEXTOS LETRADOS. “Vinte e seis letras combinam-se e formam todas as sílabas e palavras necessárias para se escrever algo. Este conhecimento é suficiente para que se escrevam textos ou para atribuir sentido às diferentes funções sociais da escrita?.

quemby-dale
Download Presentation

ALFABETIZAÇÃO E CONTEXTOS LETRADOS

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. ALFABETIZAÇÃO E CONTEXTOS LETRADOS

  2. “Vinte e seis letras combinam-se e formam todas as sílabas e palavras necessárias para se escrever algo. Este conhecimento é suficiente para que se escrevam textos ou para atribuir sentido às diferentes funções sociais da escrita?

  3. O Inaf – Indicador Nacional de Alfabetismo Funcional Analfabeto -não consegue realizar tarefas simples que envolvem decodificação de palavras e frases. Alfabetizado Nível Rudimentar - consegue ler títulos ou frases, localizando uma informação bem explícita. Alfabetizado Nível Básico - consegue ler texto curto, localizando uma informação explícita ou que exija uma pequena inferência. Alfabetizado Nível Pleno - consegue ler textos mais longos, localizar e relacionar mais de uma informação, comparar vários textos, identificarfontes.

  4. EVOLUÇÃO DO INDICADOR DE ALFABETISMO (%)2001 a 2009

  5. INAF/BRASILNÍVEL DE ALFABETISMO SEGUNDA A ESCOLARIDADE (%)

  6. PROVINHA BRASIL/2009 TESTE 1 E TESTE 2

  7. ANÁLISE DO TESTE 2

  8. ANÁLISE ESCOLA Está formando pessoas que embora dominem as habilidades do Ler e Escrever, não são capazes de utilizá-las na leitura e produção de textos na vida cotidiana ou na escola.

  9. Alfabetizar ou Letrar? • Alfabetização: Apropriação do sistema alfabético e ortográfico de escrita- domínio do código. • Letramento: Saber utilizar a língua nas situações em que esta é necessária, lendo e produzindo textos.

  10. DESAFIO ATUAL Apropriação do sistema alfabético/ ortográfico e plena condição de uso da língua nas práticas sociais de leitura e escrita ALFABETIZAÇÃO + LETRAMENTO

  11. A língua deve entrar na escola da mesma forma que existe vida afora, por meios de práticas sociais de leitura e escrita. O objetivo é formar alunos que saibam produzir e interpretar textos de uso social – orais e escritos que lhes permitam plena participação no mundo letrado.

  12. LER É MAIS DO QUE DECODIFICAR: LER É ESTABELECER RELAÇÕES

  13. COMO EDUCAR NESTE CONTEXTO? Leitura em Voz Alta Pelo Professor e Aluno Análise de Palavras Relação Som/ Grafia Interpretação/ Produção/ Revisão Textual ALFABETIZAÇÃO ATRAVÉS DE TEXTOS DE USO REAL Oralidade

  14. Conteúdos organizados de forma linear: simples para o complexo

  15. As marcas da linguagem oral com a qual a criança convive são retratadas no texto. • Neste exemplo a criança privilegia o estereótipo de frase, modelo de linguagem escrita que ela internalizou

  16. Transcrição Ortográfica da História A Menina Bondosa “Um belo dia uma menina que se chamava Aninha, ela era muito bondosa. E um dia ela foi passear. Ela encontrou um caçador matando um cavalo e acanhada logo perguntou: Não mate-o. Eu faço tudo pra não o matar. Ele ficou com pena do cavalo e não o matou e a menina se aliviou e viveu muito feliz.” Fabiana (6 anos e 10 meses) . Um semestre de alfabetização.

  17. Este texto reflete o esquema narrativo previamente elaborado pela criança: a situação-problema e a solução encontrada com a intervenção da menina. • Percebe-se no texto a influência de um estilo de linguagem escrita

  18. PODEMOS CONCLUIR QUE: • O ensino-aprendizagem conduzido nesta perspectiva de leitura e escrita vai além da codificação e decodificação, abrangendo também um estilo de linguagem, o que é extremamente importante tanto para o êxito da vida escolar da criança como para sua ascensão social.

  19. PODEMOS CONCLUIR QUE: • Temos que partir para uma abordagem sócio-funcional da escrita. • Podemos identificar uma multiplicidade de estilos de linguagem relacionados a diferentes propósitos de escrita. • O aprendizado dessas convenções é fruto de nossa vivência e de nossos contatos com os diferentes usos da escrita na sociedade e com o contato com a diversidade textual.

More Related