1 / 91

EXISTENCIALISMO

EXISTENCIALISMO. JEAN-PAUL SARTRE. 1905 – Jean-Paul Sartre nasce em Paris, a 21 de junho. SARTRE. Anne-Marie Schweitzer. 1907 – Morte de seu pai: Muda se para a casa da avó materna, em Meudon; retorna a Paris quatro anos depois. Charles Schweitzer.

vega
Download Presentation

EXISTENCIALISMO

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. EXISTENCIALISMO JEAN-PAUL SARTRE

  2. 1905 – Jean-Paul Sartre nasce em Paris, a 21 de junho.

  3. SARTRE

  4. Anne-Marie Schweitzer

  5. 1907 – Morte de seu pai: Muda se para a casa da avó materna, em Meudon; retorna a Paris quatro anos depois.

  6. Charles Schweitzer

  7. “Foi um mal, um bem? não sei, mas subscrevo de bom grado o veredicto do psicanalista: não tenho Superego.” (Sartre)

  8. 1917 – Em novembro, os comunistas conquistam o poder na Rússia. 1922 – Mussolini, na Itália, instaura o regime fascista.

  9. 1924 – Sartre matricula-se na Escola Normal Superior, em Paris. Conhece Simone de Beauvoir.

  10. 1931 – É nomeado professor de filosofia no Havre

  11. Nietzsche, Edmund Husserl e Martin Heidegger

  12. 1933 – Hitler instaura o regime nazista na Alemanha

  13. 1936 – Sartre publica A Imaginação e A Transcendência do Ego.

  14. A Imaginação (1936) • Faz uma revisão das principais teorias da imaginação.

  15. O Problema Imagem-Pensamento • Descartes, Leibinitz e Hume têm a mesma concepção da imagem,só deixam de concordar nas relações imagem e pensamento. A psicologia positiva conservou a noção de imagem tal como a havia herdado destes pensadores

  16. “O dualismo de ser e parecer, não tem mais direito de cidadania na filosofia “ (Sartre)

  17. “...por ter descoberto o mundo através da linguagem, tomei durante muito tempo a linguagem pelo mundo. • Existir era possuir uma marca registrada, algumas portas nas tábuas infinitas do Verbo; escrever era gravar nela seres novos- foi a minha mais tenaz ilusão – colher as coisas vivas nas armadilhas das frases...” (Sartre)

  18. 1938 – Publica A Náusea.

  19. O ser-em-si (fenômeno), é aquilo que é, opaco para si mesmo, nem ativo nem passivo, sem qualquer relação fora de si, não derivado de nada, carregado de um caráter de absurdo, provoca no homem o mal-estar...denominado por Sartre de Náusea.

  20. 1939 – Eclode a Segunda Guerra Mundial.

  21. 1940 – Servindo na guerra, Sartre é feito prisioneiro pelos alemães e enviado a um campo de concentração.

  22. 1941 – Liberto, volta a França e entra para a Resistência. Funda o movimento Socialismo e Liberdade.

  23. As Moscas

  24. Charles Dullin

  25. A liberdade provém do nada, que obriga o homem a fazer-se, em lugar de apenas ser.

  26. 1943 – Publica O Ser e o Nada.

  27. O ser- para- si (consciência), Define-se como sendo aquilo que não é e não sendo aquilo que ele é, inteiramente preenchido por si mesmo e sem nenhum vazio, a consciência é constituída por uma descomprensão do ser. Sendo a consciência, presença para si mesma, supõe-se uma fissura que se instala dentro do ser. Essa fissura é a marca do nada no interior da consciência. O nada é um buraco mediante se constituí o ser-para-si e o fundamental do nada é o homem.

  28. 1945 – Fim da Segunda Guerra Mundial. Sartre dissolve Socialismo e Liberdade e funda, com Merleau-Ponty, a revista Les Temps Modernes

  29. 1952 – Sartre ingressa no Partido Comunista Francês.

  30. “A gente se livra de uma neurose, mas ninguém pode ficar curado de si mesmo” • (Sartre)

  31. .Reunião no ateliê de Picasso, em Paris. Em pé, da esquerda para direita: Jacques Lacan, Dominique Éluard, Pierre Reverdi, Louise Leiris, Picasso, Zance de Campan, Valentine Hugo, Simone de Beauvoir e Brassaï.Sentados: Jean-Paul Sartre, Albert Camus, Michel Leiris e Aubier

  32. O existencialismo de Sartre afirma que o homem é inteiramente responsável por aquilo que é, sobre os valores afirma que o homem é quem os cria, e o valor da vida é o sentido que cada homem escolhe para si mesmo.

  33. 1956 – Rompe com o Partido Comunista. Escreve O Fantasma de Stálin

  34. Sartre e Flaubert

  35. 1960 – Sartre publica Crítica da Razão Dialética.

  36. 1964 – Publica As Palavras. Recusa o Prêmio Nobel de Literatura

  37. Seus personagens e suas situações existênciais

  38. A Náusea • Antoine Roquentin, vive sozinho, sem amigos, sem amante, nada lhe importando, nem os outros homens, nem ele mesmo, o mundo não tem nenhuma razão de ser e é absurdo.

  39. O Muro • Pablo Ibietta, é um republicano espanhol,vive intensos momentos de conflitos sociais e individuais, quando é obrigado a fazer escolhas e afirmar sua liberdade radical, é preso e torturado por fascistas, e vê posto à provas de coragem, fidelidade e frieza.

More Related