100 likes | 424 Views
PLANO ESCOLAR. PROPOSTA PEDAGÓGICA. A LDBEN 9394/96 afirma as finalidades da instituição escolar e suas intencionalidades de acordo com o contexto sócio-histórico-cultural no qual está inserida. Ao indicar as finalidades e intenções da escola, subsidia a construção do Plano Escolar.
E N D
PLANO ESCOLAR PROPOSTA PEDAGÓGICA
A LDBEN 9394/96 afirma as finalidades da instituição escolar e suas intencionalidades de acordo com o contexto sócio-histórico-cultural no qual está inserida. • Ao indicar as finalidades e intenções da escola, subsidia a construção do Plano Escolar. • Indicando finalidades e intenções das práticas escolares e consoante as normas do sistema de ensino, subsidia a construção do Regimento Escolar.
Consolida as concepções de ensino-aprendizagem, de escola, de avaliação, entre outras, dos diferentes atores, objetivando tais concepções em práticas concretas através de metas de gestão. • Permite a objetivação “da escola que temos e da escola que queremos”, obrigando o estabelecimento de metas e o planejamento de ações para a realização histórica da escola.
PANO ESCOLAR REGIMENTO
É o conjunto de normas que determinam os objetivos, a organização e funcionamento da escola, os princípios da gestão democrática, os parâmetros do Plano Escolar , o processo de avaliação institucional e o processo de ensino e aprendizagem, a organização e o funcionamento do ensino e da vida escolar, a composição dos diversos segmentos, as normas de convivência entre os envolvidos no processo pedagógico, sempre de acordo com a Proposta Pedagógica da escola.
O PLANO ESCOLAR é o documento que traça o perfil da escola, conferindo-lhe identidade própria, na medida em que contempla as intenções comuns de todos os envolvidos, norteia o gerenciamento das ações intra-escolares e operacionaliza a proposta pedagógica
Conta com a explicitação de metas de gestão para se alcançar os objetivos da Proposta Pedagógica. • Tais metas são de curto (um bimestre / semestre), médio (um ano / dois anos) e longo (três anos / quatro anos), prazos. • As metas são acompanhadas de plano de ação que permita sua concretização. • Prevê orçamento financeiro para a realização das ações que permitam a concretização das metas.
Contemplará, no mínimo:I - identificação e caracterização da unidade escolar, de sua clientela, de seus recursos físicos, materiais e humanos, bem como dos recursos disponíveis na comunidade local;II - objetivos da escola;III - definição das metas a serem atingidas e das ações a serem desencadeadas;IV - planos dos cursos mantidos pela escola;V - planos de trabalho dos diferentes núcleos que compõem a organização técnico-administrativa da escola;VI - critérios para acompanhamento, controle e avaliação da execução do trabalho realizado pelos diferentes atores do processo educacional.