1 / 17

Dificuldades de Aprendizagem

Dificuldades de Aprendizagem. Profª Esp. Dinamara Selbach Turma 401N.

wesley
Download Presentation

Dificuldades de Aprendizagem

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Dificuldades de Aprendizagem Profª Esp. DinamaraSelbach Turma 401N

  2. Existe uma grande confusão entre o que é problema e o que é distúrbio e, em meio aos dois, afinal, o que é normal. Para elucidar um pouco o assunto, veremos, a seguir, algumas características do considerado normal, problemático ou tendendo ao distúrbio. O QUE É NORMAL? O QUE É PROBLEMA? E O QUE É DISTÚRBIO?(No desenvolvimetno de crianças de zero a cinco anos)

  3. Todas essas características juntas assinalam o normal e o problemático. Apresentando uma ou duas características do problemático, não há motivo para pânico, pois pode ser apenas uma característica da personalidade do bebê, mesmo assim, consulte um pediatra para avaliar seu desenvolvimento. Aliás, o acompanhamento pediátrico é essencial mesmo em bebês considerados com desenvolvimento normal.

  4. No caso da criança apresentar uma ou mais características do distúrbio, já é motivo para atenção especial a esta criança e, certamente, o pediatra irá avaliar suas características e encaminhá-la, se necessário, a outros profissionais. Se reunir todos os sintomas de distúrbio, deverá certamente ser encaminhada ao psiquiatra.

  5. De uma forma simples, podemos compreender isso tudo, a partir do ESQUEMA, abaixo: DIFICULDADES PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM DEFICIÊNCIA (Todos temos em algum momento) (Intelectiva, Visual, Física, Auditiva) TRANSTORNOS (Chamados também de distúrbios – neurológico)

  6. O Q U E É A P R E N D I Z A G E M? • É a capacidade e a possibilidade que as pessoas têm para perceber, conhecer, compreender e reter na memória as informações obtidas. É este o cortejo que leva à ampliação e ao enriquecimento das experiências anteriormente vividas; trata-se de um processo complexo que possibilita a criação e o desenvolvimento de novos conhecimentos. É por meio do aprendizado que se modifica o comportamento intelectual e social dos indivíduos. Portanto, o aprendizado é um processo fundamental na vida do ser humano.

  7. Q U A I S A S E S T R U T U R A S Q U E E S T Ã O E N V O L V I D A S N OP R O C E S S O D E A P R E N D I Z A D O?

  8. O aprendizado necessita de estruturas cerebrais íntegras, devidamente maturadas, isto é, mielinizadas, para que as funções específicas sejam elaboradas de modo adequado e eficiente. Q U A I S A S E S T R U T U R A S Q U E E S T Ã O E N V O L V I D A S N OP R O C E S S O D E A P R E N D I Z A D O?

  9. O Q U E S I G N I F I C A AD I F I C U L D A D EES P E C Í F I C A D O A P R E N D I Z A D O? Trata-se do quadro clínico que é diagnosticado em um número pequeno de crianças que apresenta progressos limitados no aprendizado escolar, apesar de terem as condições necessárias para um bom rendimento no aprendizado, como: • Não apresentar deficiências auditivas e visuais; • Receber estímulos adequados para aprender e estudar; • Apresentar inteligência suficiente para um desempenho escolar melhor que o demonstrado;

  10. Frequentar escola com todas as possibilidades de oferecer bom nível de ensino; • Estar motivado para o aprendizado.

  11. O Q U E É D I S T Ú R B I O D O A P R E N D I Z A D O E S C O L A R? • Considera-se distúrbio do aprendizado escolar como sendo um processo que interfere ou impede a evolução adequada da criança nas diversas atividades escolares. Por conta dessa dificuldade, o aluno mantém-se defasado, se compará-lo com os outros colegas do seu grupo. Deve-se salientar que o comprometimento do aprendizado pode estar

  12. O Q U E É D E F I C I Ê N C I A N O A P R E N_ D I Z A D O E S C O L A R? De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), em qualquer país, em tempo de paz, a população de indivíduos deficientes é de 10%, distribuídos pelos cinco tipos: fisica, mental, visual e auditiva.

  13. 1 – FAGALI, E.Q (Org.). Múltiplas faces do Aprender: novos paradigmas da pós-modernidade. São Paulo: Unidas, 2001. • - TOPCZEWSKI, Abram. Aprendizagem e suas desabilidades: como lidar?São Paulo: Casa do Psicólogo, 2000. • OLIVIER, Lou de. Distúrbios de Aprendizagem e de Comportamento. Rio de Janeiro: WAK Editora, 4ª edição, 2008.

More Related