360 likes | 527 Views
Acompanhamento das Condicionalidades do Programa Bolsa Família Na Saúde Seminário Regional Programa Bolsa Família na Saúde - 2009. Programa Bolsa Família. Programa de transferência de renda para famílias de baixa renda com acesso aos direitos sociais básicos como saúde e nutrição ;
E N D
Acompanhamento das Condicionalidades do Programa Bolsa Família Na Saúde Seminário Regional Programa Bolsa Família na Saúde - 2009
Programa Bolsa Família • Programa de transferência de renda para famílias de baixa renda com acesso aos direitos sociais básicos como saúde e nutrição; • Constituindo como elo fundamental para a inclusão social dessas famílias; • Concretização desse direito: responsabilidade do Estado, sociedade e indivíduos. Lei 10.836, de 09/01/04 - Cria o PBF e dá providências. Decreto 5.209, de 17/09/04 - Regulamenta a Lei 10.836.
A INTERSETORIALIDADE CONTROLE SOCIAL EDUCAÇÃO SAÚDE BOLSA FAMÍLIA EMPREGO RENDA ASSISTENCIA SOCIAL PARCERIAS
Programa Bolsa Família na Saúde Portaria Interministerial MDS e MS N° 2.509, de 18/11/2004. “Dispõe sobre atribuições e normas para a oferta e o monitoramento das ações de saúde relativas às condicionalidades das famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família.” Cabe ao setor público de saúde a oferta de serviços para: - O seguimento do calendário de vacinação e consultas de pré-natal da gestante (14 a 44 anos) e da assistência pós-parto, - O acompanhamento do crescimento e desenvolvimento de criança menores de 7 anos (realização da vigilância nutricional).
Programa Bolsa Família na Saúde Competência das Secretarias Municipais de Saúde: - Participar da coordenação intersetorial do Programa; -Implantar, realizar e informar semestralmente o acompanhamento das famílias na Saúde (ações básicas de saúde); - Promover atividades educativas sobre nutrição; - Capacitar as equipes de Saúde sobre o Programa; - Informar ao responsável pelo CadÚnico alterações de dados das famílias. Portaria Interministerial MDS e MS N° 2.509, de 18/11/2004. Portaria GM/MDS N° 551, de 09/11/2005 - Regulamenta a gestão de condicionalidades do PBF.
Programa Bolsa Família na Saúde Competência das Secretarias Estaduais de Saúde: - Participar da coordenação intersetorial do Programa; - Apoio técnico aos municípios; - Divulgar as normas do Programa em consonância com o MS; - Analisar os dados de acompanhamento visando constituir diagnóstico para subsidiar a decisões estaduais. Portaria Interministerial MDS e MS N° 2.509, de 18/11/2004. Portaria GM/MDS N° 551, de 09/11/2005.
Programa Bolsa Família na Saúde Competência do Ministério da Saúde: - Estabelecer e divulgar os Estados e Municípios diretrizes técnicas; - Manter em funcionamento os aplicativos do Sistema de Informação; - Realizar capacitação; - Analisar os dados consolidados do Programa. Portaria Interministerial MDS e MS N° 2.509, de 18/11/2004. Portaria GM/MDS N° 551, de 09/11/2005.
Programa Bolsa Família na Saúde Responsabilidade conjunta: - Informar as famílias sobre seus direitos e responsabilidades no Programa bem como a importância da realização das ações/cumprimento das condicionalidades; Controle Social (Conselhos de Saúde e de SAN): - Acompanhamento das condicionalidades; - Apoio na definição de ações e políticas de saúde e nutrição. Portaria Interministerial MDS e MS N° 2.509, de 18/11/2004. Portaria GM/MDS N° 551, de 09/11/2005.
Programa Bolsa Família na Saúde e Pacto pela Vida O acompanhamento das famílias no SUS foi assumido pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios por meio do Pacto pela Vida. - Prioridade: Fortalecimento da Atenção Básica - Objetivo: Melhorar o acompanhamento das condicionalidades do setor saúde do Programa Bolsa Família - Meta: acompanhamento de 80% das famílias com perfil saúde. ] Portaria GM/MS N° 325, de 21 /02/2008. Portaria GM/MS N° 48, de 12/01/2009.
Programa Bolsa Família na Saúde e Política de Atenção Básica Características do Processo de trabalho das Equipes de Atenção Básica segundo a PNAB: - “Desenvolvimento de ações focalizadas sobre os grupos de risco e fatores de risco comportamentais, alimentares e/ou ambientais, com a finalidade de prevenir o aparecimento ou a manutenção de doenças e danos evitáveis;”. Portaria GM/MS N° 648, de 28 /03/2006.
ROTEIRO DE ACOMPANHAMENTO DA SAÚDE Para realizar o acompanhamento e registro das ações de saúde/condicionalidades no município orienta-se: • Capacitar as equipes de saúde quanto ao preenchimento do Mapa de Acompanhamento; • Garantir a distribuição dos Mapas já preenchido com a relação dos beneficiários para as UBS e/ou ESF para o acompanhamento; • Estabelecer prazo durante a vigência (de acordo com a rotina) para encaminharem os dados a Coordenação Municipal do Programa na Saúde;
ROTEIRO DE ACOMPANHAMENTO DA SAÚDE - Providenciar a inserção dos dados no sistema informatizado do Programa na Saúde em tempo prévio ao final da vigência.
Evolução do PBF na Saúde de 2005 a 2008. Fonte: SISVAN, DATASUS.
Evolução da Cobertura das Famílias Beneficiárias e Acompanhadas do Programa Bolsa Família na Saúde, 2005-2008. Fonte: SISVAN, DATASUS.
Evolução da média do % de beneficiários do PBF segundo porte dos municípios Fonte: SISVAN, DATASUS e IBGE Fonte: SISVAN, DATASUS.
Evolução da média do % de beneficiários do PBF em função da cobertura da ESF, de 2005 - 2008. Fonte: SISVAN e SIAB, DATASUS.
3 2 1
RELAÇÃO DOS RESULTADOS DO ACOMPANHAMENTO DO PBF COM O PACTO PELA VIDA – 2º/2008
RELAÇÃO DOS RESULTADOS DO ACOMPANHAMENTO DO PBF COM A COBERTURA DA ESF – 2º 2008
Estratégias adotadas para o acompanhamento das condicionalidades na Saúde
ESTRATÉGIAS CONJUNTAS • Reuniões técnicas periódicas: intraministerial e intersetorial • Elaboração e impressão de materiais para gestores e profissionais da Atenção Básica. • Elaboração de informes para os gestores estaduais e municipais • Criação do Grupo Técnico Interministerial de condicionalidades da saúde.
ESTRATÉGIAS ADOTADAS • Relatórios Semanais: sobre o acompanhamento das condicionalidades para os coordenadores estaduais do Programa na Saúde; • Informes Bolsa Família na Saúde: desde 2005, divulga informações sobre o Programa por meio de rede de e-mails e também disponibilizando na página do Programa existente no site da CGPAN;
Relatórios estaduais analíticos. Exemplo dos relatórios estaduais
ESTRATÉGIAS ADOTADAS • Suporte técnico aos gestores municipais e estaduais do PBF na SUS: atendimento diário aos gestores municipais e estaduais do PBF na Saúde; • Visitas técnicas aos Municípios;
ESTRATÉGIAS ADOTADAS • Capacitações, oficinas: • Capacitação “in loco” sobre operacionalização do Programa/Sistema de Informação; • Reunião sobre o desempenho do Programa Bolsa Família nos Estados (set/2008); • Oficina sobre as Ações Municipais no SUS referentes às Condicionalidades do Programa Bolsa Família (nov/2008); • Participação de eventos promovidos pelos Estados.
Estratégias adotadas para o acompanhamento das condicionalidades Contato ativo para os municípios que apresentaram 0% de acompanhamento (2º. Sem 2008). - Contato telefônico para 177 municípios acima de mil habitantes em novembro de 2008 com 0%. - Principais Dificuldades: • Alta rotatividade de profissionais, necessitando de capacitação constante, falta de informação. • Interferência devido ao processo eleitoral.
Limitações Encontradas Localmente 1. Qualidade e padronização do Cadastro Distribuição (%) da diferença do número de bairros de acordo com a comparação de cadastro, Brasil, 5 regiões Estudo comparativo do cadastro e CEP (MS/DATASUS)
LIMITAÇÕES E DIFICULDADES ENCONTRADAS LOCALMENTE 2. Tempo para a atualização do cadastro, 3. Gestão do programa nos municípios desarticulada, • Articulação do coordenador do Programa na saúde com a Atenção Básica, • Desconhecimento das condicionalidades de saúde 40 % dos beneficiários desconhecem as regras gerais do Programa Fonte: Pesquisa MS/FAO - Avaliação do PBF na Saúde em 2 municípios do Nordeste do Brasil
Recomendações para estabelecimento de compromissos • Fortalecer a articulação local dos gestores do PBF e gestores de Saúde; • Fomentar estratégias de divulgação da informação para diversos atores; • Pactuar metas locais de cobertura com base no Pacto pela Saúde.
www. bolsafamilia.datasus.gov.br • bfasaude@saude.gov.br • Suporte Técnico: • Coordenações Estaduais de Alimentação e Nutrição • Coordenação Nacional do Programa na Saúde: 61- 3448 8283 / 8319 • Informática Saúde: 61- 3448 8230 / 8287