1 / 9

Slide 1 - Grupo Tortura Nunca Mais

Leo
Download Presentation

Slide 1 - Grupo Tortura Nunca Mais

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


    3. OFICINAS DE SAÚDE E DIREITOS HUMANOS ================================================= ÁREAS DE ATUAÇÃO: Assistência clínica e jurídica Formação – capacitação / treinamento de profissionais Pesquisa ================================================= CLIENTELA: profissionais de nível superior e médio que atuam nos campos da saúde e justiça (psicólogos, assistentes sociais e outros profissionais de saúde); grupos de familiares de vítimas de violência (ex.: Oficina em Nova Iguaçu, periferia do RJ, onde houve recente chacina de moradores); profissionais da área do direito, como advogados e juízes; estudantes envolvidos com o tema da saúde e direitos humanos e integrados em programas de pesquisa e estágio.

    4. METODOLOGIA: Os coordenadores utilizaram metodologia de trabalho clínico-grupal e “ferramentas” técnicas do campo da análise institucional. Experiência de mais de 10 anos da Equipe Clínico-Grupal TNM, com pesquisa e elaboração teórica dessa perspectiva de trabalho. Temáticas trabalhadas : Construindo estratégias para denúncia de situações de violação de direitos humanos; Oficina como instrumento para elaboração de situações traumáticas de violência vividas pelos profissionais; Discussão sobre a proveniência da violência e seus efeitos na subjetividade contemporânea; A precarização das condições de trabalho do próprio profissional; A problematização da atuação do psicólogo e outros profissionais nas instituições carcerárias; A problematização da atuação profissional de saúde mental diante da violência.

    5. OFICINAS DE SAÚDE E DIREITOS HUMANOS TEMAS ABORDADOS Direitos Humanos e Subjetividades: vulnerabilidades no mundo contemporâneo.

    10. AVALIAÇÃO DAS OFICINAS E DE SEU IMPACTO: RESULTADOS: Efeitos multiplicadores, no sentido de sensibilizar e fortalecer as práticas profissionais daqueles que trabalham diretamente com as populações mais expostas à violência e tortura policial, do sistema carcerário e com os que vivem os efeitos da exclusão social e econômica, possibilitando-lhes um melhor atendimento. Novas demandas para realização de oficinas, profissionais de outras áreas.

More Related