1 / 25

Presidência da República

Presidência da República. Secretaria-Geral. Mobilização e Participação Social: Apresentação da Agenda “Violência contra Jovens Negros” na Reunião Interconselhos 16/12/2011. Comando Presidencial.

alexa
Download Presentation

Presidência da República

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Presidência da República Secretaria-Geral Mobilização e Participação Social: Apresentação da Agenda “Violência contra Jovens Negros” na Reunião Interconselhos 16/12/2011

  2. Comando Presidencial “Um governo tem que falar para o conjunto da sociedade. E falar para o conjunto da sociedade é necessariamente levar em conta toda a sua diferença, o que a sociedade tem de diferente, de específico, de instigante.” Dilma Rousseff (Reunião de instalação do Fórum, Março de 2011)

  3. Fórum Direitos e Cidadania • Instalado em 15 de março de 2011, o Fórum Direitos e Cidadania é a instância responsável, no âmbito do Governo Federal, por promover a articulação política e gerencial das ações voltadas para a garantia e expansão do exercício da cidadania e do desenvolvimento sustentável. • (Caderno de Destaques)

  4. Composição e estrutura Coordenação e Secretaria Executiva: Secretaria Geral da Presidência da República Co-coordenação: - Secretaria de Direitos Humanos - Secretaria de Políticas para Mulheres e - Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e - Ministério da Cultura - Ministério do Esporte Membros: - Ministério da Saúde - Ministério do Desenvolvimento Social - Ministério da Justiça - Ministério do Meio Ambiente - Ministério das Comunicações - Ministério do Desenvolvimento Agrário - Ministério da Pesca e Aquicultura - FUNAI/MJ - Ministério do Trabalho e Emprego - SENAD/MJ - Ministério da Educação Acompanhamento: Comitê Gestor (político) e Grupo Executivo (gerencial): SG/SPM/SEPPIR/SDH/MinC/CC/MP/MF/SECOM Parceiros: CEF, BB, BNDES, Correios, Petrobras, Eletrobras e Sistema S Convidados: governamentais e não governamentais

  5. Diretrizes presidenciais • Consolidar a cidadania para todos, priorizando ações que promovam a autonomia dos cidadãos e cidadãs e fortaleçam suas capacidades para o exercício pleno dos seus direitos. • Promover a participação social, garantindo amplo debate com os diversos segmentos da sociedade. • Elaborar uma agenda de ações transversais que aponte soluções para os problemas que impedem a consolidação da cidadania brasileira, com foco e escala (previsão PPA). • Garantir que a agenda esteja fundamentada em valores de cidadania, na perspectiva da igualdade.

  6. Eixos • 1) Participação social e democratização da gestão pública • 2) Brasil de paz, sem violência • “Violência contra jovens negros” • 3) Igualdade, diversidade e garantia de direitos • 4) Desenvolvimento, sustentabilidade e cidadania

  7. Violência contra jovens negros na Agenda Direitos e Cidadania O Brasil é o país com o maior número de homicídios no mundo. Essas mortes por agressão são a expressão extrema de um problema mais amplo de manifestações de violência física e simbólica que crescentemente afligem a sociedade brasileira. Nesse problema, cor/raça, idade e território são aspectos determinantes. Há uma associação profunda entre aparência e valores.Combater a violência passará por construir elementos que possam reverter isso, considerando o processo histórico e a oportunidade do tema na agenda política nacional. A Agenda Direitos e Cidadania constitui uma oportunidade histórica para levantar o debate do tema na sociedade a partir dos valores da igualdade e da não discriminação, entrando na discussão sobre racismo a partir do enfrentamento da violência contra jovens negros por meio do esforço inédito do conjunto do governo e da sociedade.

  8. DIAGNÓSTICO Homicídios no Brasil: número total e taxas por 100.000 habitantes (1980 a 2009) Fonte: Datasus/Ministério da Saúde

  9. DIAGNÓSTICO A população jovem (15 a 29 anos) é a principal vítima de homicídios. Em relação a gênero, 92% das vítimas eram do sexo masculino. Fonte: Mapa da Violência 2011

  10. DIAGNÓSTICO Entre os jovens, são os negros os mais atingidos pela violência. Taxas de homicídios de homens por raça e idade. Brasil, 2008 Fonte: Homicídios DATASUS 2008 e população Censo 2000 (Elaboração CESeC)

  11. DIAGNÓSTICOÉ cada vez maior a diferença entre o número de homicídios contra jovens brancos e contra jovens negros. Fonte: Homicídios SIM /SVS / Ministério da Saúde (Elaboração SEPPIR/PR)

  12. AGENDA VIOLÊNCIA CONTRA JOVENS NEGROS PROBLEMA Violência e altas taxas de homicídio contra a juventude negra. OBJETIVO Reduzir o número de homicídios e a violência contra a juventude negra. AÇÕES GOVERNAMENTAIS Integrar ações do Governo Federal e realizar articulações com estados, municípios e sociedade civil para enfrentar a violência contra os jovens negros, considerando o racismo como elemento estruturante dessa violência.

  13. ESTRATÉGIA DE ATUAÇÃO Foram selecionados 135 municípios, que responderam por aproximadamente 70% dos homicídios cometidos contras negros entre 15 e 29 anos em 2009. Estão incluídas todas as capitais das 27 unidades da federação. Atuação em bloco do conjunto do Governo, por meio da priorização das ações interministeriais (existentes e novas) para fortalecimento da presença do Estado nos territórios selecionados, em parceria com Estados, Municípios e entidades da sociedade civil. Serão empreendidas tanto ações caracterizadas como políticas universais, destinadas a incidir em problemas relativos à população em situação de vulnerabilidade social de maneira geral, quanto ações afirmativas, destinadas a incidir em problemas relativos exclusiva ou preponderantemente à população jovem negra.

  14. COMBATE AO RACISMO

  15. COMBATE AO RACISMO

  16. COMBATE À VIOLÊNCIA

  17. COMBATE À VIOLÊNCIA

  18. COMBATE À VIOLÊNCIA

  19. ACESSO À JUSTIÇA

  20. FORMAÇÃO

  21. INFORMAÇÃO/GESTÃO

  22. INFORMAÇÃO/GESTÃO

  23. ACESSO A SERVIÇOS

  24. ACESSO A SERVIÇOS

  25. ACESSO A SERVIÇOS

More Related