1.03k likes | 3.66k Views
CONSELHO DE CLASSE. CADEP COORDENAÇÃO DE APOIO À DIREÇÃO E EQUIPE PEDAGÓGICA. CADEP/JORNADA PEDAGÓGICA. ENSINO E AVALIAÇÃO. Antes da Lei 5692/71,o PREMEN já apresentava o conselho como órgão constituinte da escola,porém este não se apresentava como instância formalmente instituída.
E N D
CONSELHO DE CLASSE CADEP COORDENAÇÃO DE APOIO À DIREÇÃO E EQUIPE PEDAGÓGICA CADEP/JORNADA PEDAGÓGICA
ENSINO E AVALIAÇÃO • Antes da Lei 5692/71,o PREMEN já apresentava o conselho como órgão constituinte da escola,porém este não se apresentava como instância formalmente instituída. • É a partir da Lei 5692/71, que os Conselhos Estaduais de Educação traçam diretrizes de sua operacionalização; • Dentro do contexto da implantação da Lei • 5692/71,tanto a concepção de ensino como de avaliação,estavam presas à necessidade de controle interno do fenômeno pedagógico.
ENSINO E AVALIAÇÃO • Antes da Lei 5692/71,o PREMEN já apresentava o conselho como órgão constituinte da escola,porém este não se apresentava como instância formalmente instituída. • É a partir da Lei 5692/71, que os Conselhos Estaduais de Educação traçam diretrizes de sua operacionalização; Deliberação 007/99-CEE Prevê a formação de um órgão, pelo Regimento Escolar, para acompanhamento do processo de avaliação.
DELIBERAÇÃO 007/99-CEE Art. 7.°- Caberá ao órgão indicado pelo Regimento Escolar o acompanhamento do processo de avaliação da série, ciclo, grau ou período, devendo debater e analisar todos os dados intervenientes na aprendizagem.
DELIBERAÇÃO 007/99-CEE • § 1.° - O órgão será composto, obrigatoriamente, pelos Professores, pelo Diretor e pelos profissionais de supervisão e orientação educacional. • § 2.º - É recomendável a participação de um representante dos alunos. • § 3.°- A individualidade do aluno e o seu domínio dos conteúdos necessários deverão ser assegurados nas decisões sobre o processo de avaliação.
ALUNOS DO ENSINO MÉDIO • não me surpreenderia nada...sempre recebo um simples e tosco "boa aluna"...apesar que dessa vez além do "boa aluna" vai aparecer: "deve fazer as tarefas de física"
ALUNOS DO ENSINO MÉDIO • Tenho até meeedo desses conselhos!! sempre vem coisas escabrosas nada a ver com a realidade! “a aluna precisa urgentemente de um psiquiatra, pois desenha bonequinhos na mão e conversa com eles”...
ALUNOS DO ENSINO MÉDIO • Ahhh conselho de classe nem me surpreende mais, desde o primeiro ano sempre vem escrito as mesmas coisas: “ A aluna conversa de mais, deve prestar mais atenção e sentar-se mais a frente "Quando serei merecedora de um simples e curto: boa aluna... !! ja desisti desse sonho!
CONSELHO DE CLASSE Órgão colegiado de natureza consultiva e deliberativa em assuntos didático-pedagógicos, com o objetivo de avaliar a apropriação dos conteúdos curriculares, estabelecidos no Projeto Político Pedagógico da Escola, refletir a relação professor/aluno e analisar a prática pedagógica, na busca de alternativas que garantam a efetivação do processo ensino e aprendizagem.
CONSELHO DE CLASSE É o processo de avaliação desenvolvido pela escola. Podemos dizer que como é o Conselho de Classe é a avaliação e vice-versa.” Carlos H.Carrilha Cruz
CONSELHO DE CLASSE “Conselho de Classe seria um espaço ótimo de vivência democrática, de reflexão sobre a prática pedagógica, de confronto de pontos de vista, e portanto de enriquecimento da prática pedagógica.” (GARCIA, 1985)
CONSELHO DE CLASSE Tem sido um dos poucos espaços na escola que permitem a discussão pedagógica do ensino e da aprendizagem de forma situada e integrada,revelando,aí a sua importância.
CONSELHO DE CLASSE Pode ser um instrumento de transformação da cultura escolar sobre a avaliação e, consequentemente ,da prática da avaliação em sala de aula.
O Conselho de Classe permite: Ao professor, redimensionar a sua intervenção no processo de ensino, rever metodologias alternativas de trabalho, criar novos recursos didáticos,no sentido de conhecer melhor o aluno,a aprendizagem,o ensino e a escola.
O Conselho de Classe permite: À escola, pensar e reorganizar o seu currículo e as suas práticas educativas. Aos pais, conhecerem a prática pedagógica dos professores, acompanharem e orientarem o desenvolvimento escolar de seus filhos.
O Conselho de Classe permite: • Ao aluno, acompanhar o desempenho de sua trajetória escolar, identificar as suas conquistas, os seus avanços e suas dificuldades, compreendendo a sua participação no processo de escolarização.
O TRABALHO COLETIVO REFLETE SOBRE: • a relação professor-aluno • as concepções de ensino e • aprendizagem • concepção de avaliação
ATENÇÃO!!! Faça sempre observações concretas e não rotule o aluno; cuidado para que a reunião não se torne apenas uma confirmação de aprovação ou reprovação.
“A prática de pensar a prática é a melhor maneira de pensar certo”. Paulo Freire