1 / 19

CONSELHO DE CLASSE

CONSELHO DE CLASSE. CADEP COORDENAÇÃO DE APOIO À DIREÇÃO E EQUIPE PEDAGÓGICA. CADEP/JORNADA PEDAGÓGICA. ENSINO E AVALIAÇÃO. Antes da Lei 5692/71,o PREMEN já apresentava o conselho como órgão constituinte da escola,porém este não se apresentava como instância formalmente instituída.

aviva
Download Presentation

CONSELHO DE CLASSE

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. CONSELHO DE CLASSE CADEP COORDENAÇÃO DE APOIO À DIREÇÃO E EQUIPE PEDAGÓGICA CADEP/JORNADA PEDAGÓGICA

  2. ENSINO E AVALIAÇÃO • Antes da Lei 5692/71,o PREMEN já apresentava o conselho como órgão constituinte da escola,porém este não se apresentava como instância formalmente instituída. • É a partir da Lei 5692/71, que os Conselhos Estaduais de Educação traçam diretrizes de sua operacionalização; • Dentro do contexto da implantação da Lei • 5692/71,tanto a concepção de ensino como de avaliação,estavam presas à necessidade de controle interno do fenômeno pedagógico.

  3. ENSINO E AVALIAÇÃO • Antes da Lei 5692/71,o PREMEN já apresentava o conselho como órgão constituinte da escola,porém este não se apresentava como instância formalmente instituída. • É a partir da Lei 5692/71, que os Conselhos Estaduais de Educação traçam diretrizes de sua operacionalização; Deliberação 007/99-CEE Prevê a formação de um órgão, pelo Regimento Escolar, para acompanhamento do processo de avaliação.

  4. DELIBERAÇÃO 007/99-CEE Art. 7.°- Caberá ao órgão indicado pelo Regimento Escolar o acompanhamento do processo de avaliação da série, ciclo, grau ou período, devendo debater e analisar todos os dados intervenientes na aprendizagem.

  5. DELIBERAÇÃO 007/99-CEE • § 1.° - O órgão será composto, obrigatoriamente, pelos Professores, pelo Diretor e pelos profissionais de supervisão e orientação educacional. • § 2.º - É recomendável a participação de um representante dos alunos. • § 3.°- A individualidade do aluno e o seu domínio dos conteúdos necessários deverão ser assegurados nas decisões sobre o processo de avaliação.

  6. ALUNOS DO ENSINO MÉDIO • não me surpreenderia nada...sempre recebo um simples e tosco "boa aluna"...apesar que dessa vez além do "boa aluna" vai aparecer: "deve fazer as tarefas de física"

  7. ALUNOS DO ENSINO MÉDIO • Tenho até meeedo desses conselhos!! sempre vem coisas escabrosas nada a ver com a realidade! “a aluna precisa urgentemente de um psiquiatra, pois desenha bonequinhos na mão e conversa com eles”...

  8. ALUNOS DO ENSINO MÉDIO • Ahhh conselho de classe nem me surpreende mais, desde o primeiro ano sempre vem escrito as mesmas coisas: “ A aluna conversa de mais, deve prestar mais atenção e sentar-se mais a frente "Quando serei merecedora de um simples e curto: boa aluna... !! ja desisti desse sonho!

  9. CONSELHO DE CLASSE Órgão colegiado de natureza consultiva e deliberativa em assuntos didático-pedagógicos, com o objetivo de avaliar a apropriação dos conteúdos curriculares, estabelecidos no Projeto Político Pedagógico da Escola, refletir a relação professor/aluno e analisar a prática pedagógica, na busca de alternativas que garantam a efetivação do processo ensino e aprendizagem.

  10. CONSELHO DE CLASSE É o processo de avaliação desenvolvido pela escola. Podemos dizer que como é o Conselho de Classe é a avaliação e vice-versa.” Carlos H.Carrilha Cruz

  11. CONSELHO DE CLASSE “Conselho de Classe seria um espaço ótimo de vivência democrática, de reflexão sobre a prática pedagógica, de confronto de pontos de vista, e portanto de enriquecimento da prática pedagógica.” (GARCIA, 1985)

  12. CONSELHO DE CLASSE Tem sido um dos poucos espaços na escola que permitem a discussão pedagógica do ensino e da aprendizagem de forma situada e integrada,revelando,aí a sua importância.

  13. CONSELHO DE CLASSE Pode ser um instrumento de transformação da cultura escolar sobre a avaliação e, consequentemente ,da prática da avaliação em sala de aula.

  14. O Conselho de Classe permite: Ao professor, redimensionar a sua intervenção no processo de ensino, rever metodologias alternativas de trabalho, criar novos recursos didáticos,no sentido de conhecer melhor o aluno,a aprendizagem,o ensino e a escola.

  15. O Conselho de Classe permite: À escola, pensar e reorganizar o seu currículo e as suas práticas educativas. Aos pais, conhecerem a prática pedagógica dos professores, acompanharem e orientarem o desenvolvimento escolar de seus filhos.

  16. O Conselho de Classe permite: • Ao aluno, acompanhar o desempenho de sua trajetória escolar, identificar as suas conquistas, os seus avanços e suas dificuldades, compreendendo a sua participação no processo de escolarização.

  17. O TRABALHO COLETIVO REFLETE SOBRE: • a relação professor-aluno • as concepções de ensino e • aprendizagem • concepção de avaliação

  18. ATENÇÃO!!! Faça sempre observações concretas e não rotule o aluno; cuidado para que a reunião não se torne apenas uma confirmação de aprovação ou reprovação.

  19. “A prática de pensar a prática é a melhor maneira de pensar certo”. Paulo Freire

More Related