1 / 29

Aquacultura em Minas Gerais

Aquacultura em Minas Gerais. Romário de Almeida Soares. Aluno de Graduação de Aquacultura. Definição: A Aquacultura é o cultivo ou criação de organismos, cujo ciclo de vida, em condições naturais, ocorre total ou parcialmente em meios aquáticos.

barton
Download Presentation

Aquacultura em Minas Gerais

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Aquacultura em Minas Gerais Romário de Almeida Soares Aluno de Graduação de Aquacultura

  2. Definição: A Aquacultura é o cultivo ou criação de organismos, cujo ciclo de vida, em condições naturais, ocorre total ou parcialmente em meios aquáticos.

  3. Órgão Responsáveis pela Uso da Agua em Minas Gerais IGAM: É o órgão responsável pela concessão de direito do uso dos recursos hídricos de Minas Gerais, zela pela preservação da quantidade e qualidade da água. E gerencia desenvolvimentos sustentáveis na regiões onde atuam.

  4. Historia da Aquacultura em Minas Gerais: Com a pesca ficando cada vez, mais estagnada surgiu, então uma nova forma de Produção de pescado que é Aquacultura, no Estado de Minas, por volta da década 80 motivados pelo desenvolvimento da aquicultura Mundial. Mesmo com diversos entraves. Por falta de investimentos, Tecnologia, Logísticas e mercado.

  5. Viveiro de criações

  6. Minas Gerais possui umas das maiores lâminas d’água doce do pais, e clima ameno, Minas Gerais tem capacidade de se torna um dos maiores produtores de pescado do pais.

  7. Reservatório de Furnas. Fonte: André Bonacin

  8. Reservatório de Furnas O lago de Furnas, apesar de sua área de (1.470 Km2), em condições naturais tem a produção de pescado limitada devido a sua pequena produção de Alimento natural.

  9. Devido à implantação dos parques aquícolas, o Lago servira para a criação intensiva de peixes em Tanques Redes, que pela sua profundidade, e qualidade de água e aeração propicia ao ambiente,um lugar ideal para o cultivo de peixes.

  10. Foto: Emater-MG

  11. Reservatório de Três Marias Desde 1980 o reservatório de Três Marias vem recebendo estudos nas áreas, de Limnologia (estudos físicos, químicos e biológicos da agua) ictiologia ( estudos biológicos dos peixes).

  12. No reservatório ocorrem muitos estudos relacionados à tecnologia e desenvolvimento das espécies, como, larvicultura, reprodução artificial e alevinagem de peixes.

  13. Emater-MG

  14. Ambos os reservatórios estão produzindo Tilapia, pois eles já conhecem o seu ciclo produtivo. É conhecida como “O Frango de Agua”. A produção do estado de Minas Gerais no ano de 2010 foi entorno 12 mil Toneladas.

  15. Responsáveis pela melhorias da Situação da Aquacultura em MG • EMATER-MG • EPAMIG • CODEVASF

  16. EMATER-MG EMPRESA DE ASSISTENCIA TECNICA E EXTENÇÄO RURAL A EMATER atua como um dos principais instrumentos do estado para a ação operacional e de planejamento agrícola em Minas Gerais

  17. EPAMIG( Empresa de Pesquisa Agropecuárias de Minas Gerais) O programa de pesquisa em Aquacultura da Epamig procura desenvolver e adaptar tecnologias para as espécies de cultivo. Como melhoramento genéticos de linhagem de Tilapia do Nilo, visando elevar o rendimento industrial do peixe. Estudos da cadeia produtiva da piscicultura de Minas Gerais.

  18. CODEVASF( Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Panaíba É uma Companhia que vem realizando estudos liminologicos e ictiológicos no Vales da Panaíba. E o domínio da reprodução de 32 espécies de peixes.

  19. Peixes Ornamentais em Minas Gerais A produção de ornamental sai mais barata que piscicultura para abate. Em Patrocínio de Muriaé, chegar rende ate R$ 200 mil mensal. A cada dia que passa aumenta mais o número de pessoas interessadas em produzir peixes Ornamentais. A vantagem do peixe ornamental é que ele não necessita de muito espaço para ser produzido, em pequenos espaços conseguirmos produzir muito

  20. Foto Emater-MG

  21. Os peixes ornamentais são criados em estufas, que preservam a temperatura da água em torno dos 28º. Assim, ajuda a manter o ambiente mais favorável para o animal e também uma produção que só em uma das propriedades chega a cem mil unidades.

  22. Fotos EMATER-MG

  23. Conclusão A Aquacultura no estado de Minas Gerais ainda está em estagio de desenvolvimento, mas acreditasse que dentro de alguns anos a produção de pescado do estado estará por volta 40 mil toneladas por ano. Devido ao zoneamentos dos parques aquícolas, que estão sendo realizados, pelas diversas empresas que existem neste setor e pelo Governo de Minas.

  24. Referencias Bibliográficas • http://www.mpa.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=289&Itemid=678 • http://www.conselhos.mg.gov.br/uploads/portal//20/8%20WSAqua%20Peixes%20Ornamentais%20Regiao%20de%20Muriae.pdf • http://www.epamig.br/index.php?Itemid=57&id=191&option=com_content&task=view • http://www.codevasf.gov.br/noticias/2012/codevasf-promove-capacitacao-em-piscicultura-para-produtores-de-minas-gerais

  25. http://www.igam.mg.gov.br/ • http://www.portaldoagronegocio.com.br/conteudo.php?id=19338

  26. Obrigado ! Coma mais Peixe faz bem para a Saúde e Economia Contatos: romarioall70@yahoo.com.br

  27. Aquacultura em Minas Gerais Romário de Almeida Soares Aluno de Graduação de Aquacultura

More Related