1 / 25

Módulo de Saúde Ocupacional – AULA 1

Módulo de Saúde Ocupacional – AULA 1. FTST Formação Técnica em Segurança do Trabalho. Competências a serem trabalhadas nesta aula. Aplicar legislação brasileira e Norma Regulamentadora NR-7, específicas à Saúde Ocupacional. O que veremos neste módulo.

bella
Download Presentation

Módulo de Saúde Ocupacional – AULA 1

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Módulo de Saúde Ocupacional – AULA 1 FTSTFormação Técnica em Segurança do Trabalho

  2. Competências a serem trabalhadas nesta aula • Aplicar legislação brasileira e Norma Regulamentadora NR-7, específicas à Saúde Ocupacional.

  3. O que veremos neste módulo...

  4. Psicologia aplicada à Saúde Ocupacional Compreender os aspectos psicológicos que contribuem para o aumento da incidência de acidentes de trabalho, agindo sobre eles por meio de práticas saudáveis na organização.

  5. Medicina do Trabalho e Ergonomia Estabelecer os parâmetros e diretrizes necessários para garantir um padrão adequado de saúde ocupacional para a organização, assessorando-a no cumprimento das políticas de SST com apoio dos estudos da ciência da ergonomia.

  6. Medicina do Trabalho e Ergonomia Estabelecer ações preventivas e corretivas para a promoção da saúde ocupacional no ambiente de trabalho com foco nos riscos ocupacionais e em ações com o PCMSO.

  7. Higiene Ocupacional Analisar as condições de saúde e organização do ambiente de trabalho, avaliando-as com foco em desenvolver ações e campanhas de prevenção de riscos ocupacionais. Estabelecer ações preventivas e corretivas para a promoção da melhoria do ambiente de trabalho com foco na salubridade.

  8. Legislação aplicada à Saúde Ocupacional

  9. Legislação aplicada à Saúde Ocupacional VAMOS REFLETIR SOBRE O TRABALHO E A IMPORTÂNCIA DA SAÚDE OCUPACIONAL Filme: O TRABALHO http://youtu.be/ZXm57zoNO1Y

  10. Legislação aplicada à Saúde Ocupacional • CLT/Consolidação das leis do trabalho (capítulo V, Título II) • Portaria nº 3.214/78 do MTE – a NR-07 e sua relação com as demais NR’s • Legislação Previdenciária: • aspectos pertinentes à SST.

  11. CLT/Consolidação das leis do trabalho (capítulo V, Título II) Art . 1º - O Capítulo V do Titulo II da Consolidação das Leis do Trabalho, aprovada pelo Decreto-lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943, passa a vigorar com a seguinte redação: CAPíTULO V DA SEGURANÇA E DA MEDICINA DO TRABALHO

  12. Portaria nº 3.214/78 do MTE – a NR-07 e sua relação com as demais NR’s NR 7 - PROGRAMA DE CONTROLE MÉDICO DE SAÚDE OCUPACIONAL: É parte integrante do conjunto mais amplo de iniciativas da empresa no campo da saúde dos trabalhadores, devendo estar articulado com o disposto nas demais NR.

  13. Portaria nº 3.214/78 do MTE – a NR-07 Deverá ter caráter de prevenção, rastreamento e diagnóstico precoce dos agravos à saúde relacionados ao trabalho, inclusive de natureza subclínica, além da constatação da existência de casos de doenças profissionais ou danos irreversíveis à saúde dos trabalhadores.

  14. Portaria nº 3.214/78 do MTE – a NR-07 Deve estar articulado e embasado no PPRA–Programa de Prevenção dos Riscos Ambientais. Deverá obedecer a um planejamento em que estejam previstas as ações de saúde a serem executadas durante o ano, devendo estas ser objeto de relatório anual, que deve ser apresentado e discutido na CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes

  15. Legislação Previdenciária: aspectos pertinentes à SST. DECRETO LEI 2171 DE 05/03/97: Acidente do trabalho é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa, com o segurado empregado, trabalhador avulso, médico residente, bem como com o segurado especial, no exercício de suas atividades, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte, a perda ou redução, temporária ou permanente, da capacidade para o trabalho.

  16. Legislação Previdenciária: aspectos pertinentes à SST. • É considerado como acidente do trabalho, nos termos deste item: • A doença profissional, assim entendida a produzida ou desencadeada pelo exercício do trabalho peculiar a determinada atividade, constante da relação de que trata o Anexo II do Decreto nº 2.172/97;

  17. Legislação Previdenciária: aspectos pertinentes à SST. • A doença do trabalho, assimentendida a adquiridaoudesencadeadaemfunção de condiçõesespeciaisemque o trabalho é realizado e com ele se relacionediretamente, desdequeconstantedarelação de quetrata o Anexo II do Decreto nº 2.172/97.

  18. Legislação Previdenciária: aspectos pertinentes à SST. A Comunicação de Acidente do Trabalho – CATfoiprevistainicialmentena Lei nº 5.316/67, com todas as alteraçõesocorridasposteriormenteaté a Lei nº 9.032/95, regulamentadapeloDecreto nº 2.172/97. A Lei nº 8.213/91 determina no seuartigo 22 quetodoacidente do trabalhooudoençaprofissionaldeverá ser comunicadopelaempresaao INSS, sob pena de multaemcaso de omissão.

  19. Legislação Previdenciária: aspectos pertinentes à SST.

  20. Legislação Previdenciária: aspectos pertinentes à SST. NTEP - Nexo técnico epidemiológico previdenciário (Decreto 6042, de 12/02/07)É a relação estatístico-epidemiológica que se estabelece entre o código de doença CID - Classificação Internacional de Doença - e o setor de atividade CNAE - Classificação Nacional de Atividades Econômicas - com base na série histórica dos benefícios concedidos pelo INSS.

  21. Legislação Previdenciária: TIPOS DE BENEFÍCIOS • B31 - auxílio-doença previdenciário (comum), • B91 - auxílio-doença acidentário, • B93 - pensão por morte em acidente do trabalho, • B32 - aposentadoria por invalidez previdenciária (comum), • B92 - aposentadoria por invalidez em acidente do trabalho, • B94 - auxílio-acidente por acidente de trabalho.

  22. Aplicando NTEP: A tuberculose é uma doença ocupacional? I - Tuberculose (A15-A19) Exposição ocupacional ao Mycobacteriumtuberculosis (Bacilo de Koch) ou Mycobacteriumbovis, em atividades em laboratórios de biologia, e atividades realizadas por pessoal de saúde, que propiciam contato direto com produtos contaminados ou com doentes cujos exames bacteriológicos são positivos (Z57.8) (Quadro XXV) Hipersuscetibilidade do trabalhador exposto a poeiras de sílica (Sílico-tuberculose) (J65.-)

  23. ATIVIDADE • Com base no filme O TRABALHO, identifique que agentes ambientais estão presentes no ambiente de trabalho e quais os possíveis danos à saúde do trabalhador. • Ainda com base no filme, liste que possíveis problemas de saúde ocupacional você identificou.

  24. ATIVIDADE • Com base no Capítulo V do Titulo II da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, faça um estudo para cada uma das seções, descrevendo com suas palavras a importância de cada uma delas para a segurança e saúde do trabalhador. • Leia e analise o Decreto Lei 2171 DE 05/03/97, e cite todas as situações que são equiparadas ao acidente de trabalho. Lembre-se: não é cópia, você irá relacionar as situações indicadas na Lei.

  25. ATIVIDADE • Pesquise quais os tipos de benefícios concedidos pelo INSS, e detalhe as características de cada um deles. • Retire do anexo II do Decreto 6042 (NTEP), 3 exemplos de doenças com o nexo de causalidade evidenciado pela atividade laboral. (Semelhante ao exemplo da aula sobre a tuberculose)

More Related