1 / 21

A LEI SOCIET RIA E SEUS IMPACTOS NA CONTABILIDADE DAS EMPRESAS LEI 11.638

NOVA REALIDADE. O que mudou na publica

betty_james
Download Presentation

A LEI SOCIET RIA E SEUS IMPACTOS NA CONTABILIDADE DAS EMPRESAS LEI 11.638

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


    5. LEI DAS S.A’s Demonstrações Contábeis – Art. 176

    6. DEMONSTRAÇÃO DO FLUXO DE CAIXA

    7. Demonstração do fluxo de caixa Função : Demonstração dos recebimentos e pagamentos em suas datas de efetiva ocorrência (regime de caixa), refletindo as transações das atividades operacionais, atividade de investimentos e financiamentos para um determinado período;

    8. Demonstração do fluxo de caixa Função : Avaliar a geração de fluxo de dinheiro de forma a permitir recursos para atendimentos as seguintes necessidades: para a operação do dia-a-adia; Criar reservas para novos investimentos; Fundo de reservas para eventuais provisões para perda; Recursos para possíveis oportunidades de compras com descontos; Recursos para distribuição de lucros aos sócios.

    9. Demonstração do fluxo de caixa Fatores de sucesso Permite conhecer a necessidade de caixa de forma antecipada, definir investimentos; Linguagem simples e objetiva com utilização na operações do dia-a-dia; Melhor comunicação com os usuários ( Gestores, investidores,fornecedores,governo, bancos); Facilidade de controle das alterações no caixa da empresa; Permite melhorar o planejamento financeiro para o futuro da empresa/entidade.

    10. Métodos de elaboração Direto Elaboração à partir da movimentação do caixa de tesouraria. Necessidade de detalhamento das movimentações. Indireto Elaboração á partir do lucro/prejuízo do exercício. Necessidade de informações das variações das contas contábeis. OBS:Caixa= Saldo das disponibilidades (cx, bancos, aplicações)

    11. Demonstração do fluxo de caixa ATIVIDADES OPERACIONAIS Recebimento clientes 2.932.800 Pagamentos fornecedores/Salários e encargos (2.136.200) Outras despesas operacionais/administrativas e tributos 271.900 Encargos financeiros (6.904) Fluxo caixa operacional líquido 517.796 ATIVIDADES INVESTIMENTOS Terrenos e Obras civis (196.000) Móveis/utensílios/instalações/Máquinas (113.000) Veículos de uso (36.000) Computadores/software (17.000) Total Investimentos (362.000) ATIVIDADES FINANCIAMENTOS Recursos próprios 280.000 Financiamentos/Leasing 44.376 Total financiamentos 324.376 Caixa líquido do período 480.172 Saldo inicial disponibilidades - Saldo final disponibilidades 480.172

    12. Demonstração do fluxo de caixa Direto Vantagens Cria condições favoráveis para que a classificação dos recebimentos e pagamentos siga critérios técnicos e não fiscais. Permite que a cultura de administrar pelo caixa seja introduzida mais rapidamente nas empresas. As informações de caixa podem estar disponíveis diariamente.

    13. Demonstração do fluxo de caixa Direto Desvantagens O custo adicional para classificar os recebimentos e pagamentos. 2 . A falta de experiência dos profissionais das áreas contábil e financeira em usar as partidas dobradas para classificar os recebimentos e pagamentos.

    15. Demonstração do fluxo de Caixa Indireto Vantagens Apresenta baixo custo. Basta utilizar dois balanços patrimoniais (o do início e o final do período), a demonstração de resultados e algumas informações adicionais obtidas na contabilidade. Oportuniza dados rápidos sobre o fluxo de caixa da empresa, permitindo a gestão agir imediatamente. Concilia o lucro contábil com fluxo de caixa operacional líquido, mostrando como se compõe a diferença. Permite conciliações de movimentações de tesouraria e a elaboração de indicadores de desempenho. Permite avaliação rápida de gestão de estoques, contas a receber, investimentos;

    16. Demonstração do fluxo de caixa Indireto Desvantagens O tempo necessário para gerar as informações pelo regime de competência e só depois convertê-las para regime de caixa. Se isso for feito uma vez por ano, por exemplo, podemos ter surpresas desagradáveis e tardiamente. Se a interferência da legislação fiscal na contabilidade oficial, e geralmente há, o método indireto irá eliminar somente parte dessas distorções.

More Related