1 / 29

DIREITO PROCESSUAL CIVIL I

DIREITO PROCESSUAL CIVIL I. DIREITO PROCESSUAL CIVIL II. EQUIPE: ALINE MARTINS COELHO PÚBLIO BORGES ALVES ALINE SUELI SALLES SANTOS. AULA DE REVISÃO. TEMAS 01 A 04, P. 08 A 43. AULA DE REVISÃO – AVALIAÇÃO A1. ORIENTAÇÕES PARA ESSA AULA:. DIVIDA SUA TELE-SALA EM DOIS GRUPOS.

briar
Download Presentation

DIREITO PROCESSUAL CIVIL I

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. DIREITO PROCESSUAL CIVIL I DIREITO PROCESSUAL CIVIL II EQUIPE: ALINE MARTINS COELHO PÚBLIO BORGES ALVES ALINE SUELI SALLES SANTOS AULA DE REVISÃO TEMAS 01 A 04, P. 08 A 43

  2. AULA DE REVISÃO – AVALIAÇÃO A1 ORIENTAÇÕES PARA ESSA AULA: DIVIDA SUA TELE-SALA EM DOIS GRUPOS. FAÇA PLAQUINHAS COM AS LETRAS “A”, “B”, “V” E “F”

  3. AULA DE REVISÃO – AVALIAÇÃO A1 1. Quais são as fases do procedimento comum ordinário, em ordem cronológica? A) FASE SANEADORA, FASE POSTULATÓRIA, FASE DECISÓRIA E FASE RECURSAL. B) FASE POSTULATÓRIA, FASE SANEADORA, FASE INSTRUTÓRIA, FASE DECISÓRIA E FAZER RECURSAL.

  4. AULA DE REVISÃO – AVALIAÇÃO A1 2. Sobre a fase saneadora, marque a alternativa CORRETA: A) É A FASE EM QUE O JUIZ COLOCA ORDEM NO PROCESSO, A PARTIR DA VERIFICAÇÃO DE VÍCIOS SANÁVEIS OU NÃO. B) É A FASE EM QUE O JUIZ DETERMINA A PRODUÇÃO DE PROVAS, TERMINANDO COM A AUDIÊNCIA DE INSTRUÇÃO E JULGAMENTO.

  5. AULA DE REVISÃO – AVALIAÇÃO A1 3. Marque V ou F: ( ) A ATIVIDADE SANEADORA DO JUIZ É PERMANENTE E OBJETIVA ORDENAR O PROCESSO PARA UM JULGAMENTO VÁLIDO. ( ) A REALIZAÇÃO DA AUDIÊNCIA DE INSTRUÇÃO E JULGAMENTO É OBRIGATÓRIA, UMA VEZ QUE NELA O JUIZ TOMA AS PROVIDÊNCIAS PRELIMINARES.

  6. AULA DE REVISÃO – AVALIAÇÃO A1 4. Marque V ou F: ( ) AS PROVIDÊNCIAS PRELIMINARES SÃO ATIVIDADES DETERMINADAS PELO JUIZ PARA ORDENAR O PROCESSO. ( ) A REVELIA OCORRE QUANDO O RÉU SE MANIFESTA FORA DO PRAZO LEGAL DE 15 DIAS, OFERECENDO A RECONVENÇÃO.

  7. AULA DE REVISÃO – AVALIAÇÃO A1 5. São providências preliminares: A) EFEITOS DA REVELIA (ART. 324); DECLARAÇÃO DE INCIDENTE (ART. 325); DOS FATOS IMPEDITIVOS, MODIFICATIVOS OU EXTINTIVOS (ART. 326); ALEGAÇÕES DO RÉU (ART. 327 E 328). B) SOMENTE REVELIA (ART. 324) E ALEGAÇÕES DO RÉU (ART. 327 E 328).

  8. AULA DE REVISÃO – AVALIAÇÃO A1 6. Assinale a alternativa INCORRETA: A) NO JULGAMENTO CONFORME O ESTADO DO PROCESSO A DECISÃO DO JUIZ PODERÁ SE DAR DE TRÊS FORMAS: PELA EXTINÇÃO ANÔMALA DO PROCESSO; PELO JULGAMENTO ANTECIPADO DA LIDE; PELO SANEAMENTO. B) O JULGAMENTO CONFORME O ESTADO DO PROCESSO SERÁ SEMPRE UM DESPACHO DE MERO EXPEDIENTE.

  9. AULA DE REVISÃO – AVALIAÇÃO A1 7. Marque V ou F: ( ) AS PROVAS SÃO PREDOMINANTEMENTE PRODUZIDAS NA FASE INSTRUTÓRIA, MAS ALGUMAS JÁ SÃO PRODUZIDAS NA POSTULATÓRIA. ( ) PROVA É O INSTRUMENTO UTILIZADO PELAS PARTES PARA CONVENCER O JUIZ A RESPEITO DA OCORRÊNCIA OU NÃO DOS FATOS ALEGADOS.

  10. AULA DE REVISÃO – AVALIAÇÃO A1 8. MARQUE V OU F: ( ) SÃO CARACTERÍSTICAS DA PROVA: OBJETO, FINALIDADE E DESTINATÁRIO. ( ) PARA HUMBERTO THEODORO JUNIOR, A PROVA POSSUI APENAS UM ASPECTO, QUE É O OBJETIVO ( ) O OBJETO DA PROVA É AQUILO QUE ELA VISA ESCLARECER. É O FATO RELEVANTE QUE COMPROVA O DIREITO PRETENDIDO.

  11. AULA DE REVISÃO – AVALIAÇÃO A1 9. Marque a alternativa CORRETA: A) FATOS QUE NÃO PRECISAM DE PROVA: FATOS NOTÓRIOS, CONFESSADOS, ADMITIDOS NO PROCESSO COMO INCONTROVERSOS E PRESUNÇÃO LEGAL DE EXISTÊNCIA OU DE VERACIDADE. B) NOSSO ORDENAMENTO NÃO PERMITE A POSSIBILIDADE DE NÃO SE PROVAR UM FATO NO PROCESSO.

  12. AULA DE REVISÃO – AVALIAÇÃO A1 10. Marque V ou F: ( ) OS MEIOS DE PROVA ESTÃO PREVISTOS NO CPC E SÃO TAXATIVOS. ( ) O CPC ADMITE OUTRAS PROVAS NÃO ELENCADAS EXPRESSAMENTE NA LEI. ( ) A CORRENTE PREDOMINANTE DIZ QUE AS PROVAS ILÍCITAS PODEM SER ADMITIDAS , DESDE QUE SEJA OBSERVADO O PRINCÍPIO DA PROPORCIONALIDADE.

  13. AULA DE REVISÃO – AVALIAÇÃO A1 11. Marque a alternativa INCORRETA: A) NOSSO ORDENAMENTO ADOTA O SISTEMA DA LIVRE CONVICÇÃO DO JUIZ, JÁ QUE ESTE PODE DECIDIR O MÉRITO COM TOTAL LIBERDADE, CONSIDERANDO INCLUSIVE PROVAS QUE NÃO ESTÃO NOS AUTOS. B) O CPC ESTABELECE O SISTEMA DA LIVRE CONVICÇÃO MOTIVADA PARA VALORAR A PROVA.

  14. AULA DE REVISÃO – AVALIAÇÃO A1 12. Marque V ou F: ( ) A AIJ TEM COMO CARACTERÍSTICAS: SOLENIDADE, PUBLICIDADE, ESSENCIALIDADE, PRESIDIDA PELO JUIZ, MISTA, UNA E COMPLEXA. ( ) A AIJ TEM COMO ESTRUTURA: ABERTURA, TENTATIVA DE CONCILIAÇÃO, FIXAÇÃO DOS PONTOS CONTROVERTIDOS, INSTRUÇÃO, DEBATES ORAIS, SENTENÇA, TERMO DE AUDIÊNCIA.

  15. AULA DE REVISÃO – AVALIAÇÃO A1 13. marque V ou F: ( ) UMA VEZ MARCADA A AIJ, O PROFERIMENTO DA SENTENÇA NA PRÓPRIA AUDIÊNCIA TORNA-SE OBRIGATÓRIA. ( ) A AUDIÊNCIA PODERÁ SER ADIADA, MAS NUNCA ANTECIPADA. ADEMAIS, SÓ PODERÁ SER ADIADA PELA CONVENÇÃO DAS PARTES.

  16. AULA DE REVISÃO – AVALIAÇÃO A1 14. Marque V ou F: ( ) SENTENÇA É O ATO PELO QUAL O JUIZ PÕE TERMO AO PROCESSO, DECIDINDO OU NÃO O MÉRITO DA CAUSA. ( ) A SENTENÇA É ATO ESSENCIAL DA FASE RECURSAL. ( ) A DEFINIÇÃO DO CPC É CLARA, MAS INCOMPLETA, UMA VEZ QUE A SENTENÇA NÃO PÕE FIM A O PROCESSO. ISSO SE DÁ PELA COISA JULGADA.

  17. AULA DE REVISÃO – AVALIAÇÃO A1 15. Marque V ou F: ( ) A NATUREZA JURÍDICA DA SENTENÇA É O SILOGISMO, FORMADO PELA PREMISSA MAIOR, PREMISSA MENOR E CONCLUSÃO. ( ) TODA E QUALQUER SENTENÇA POSSUI O SILOGISMO, QUE SE EXPRESSA NOS TRÊS REQUISITOS: RELATÓRIO, MOTIVAÇÃO (PREMISSAS MAIOR E MENOR) E DISPOSITIVO (CONCLUSÃO).

  18. AULA DE REVISÃO – AVALIAÇÃO A1 16. Marque a alternativa CORRETA: A) O RELATÓRIO CONSISTE NO HISTÓRICO DA SENTENÇA. COMO NÃO CORRESPONDE AO SILOGISMO, NÃO É OBRIGATÓRIO. B) O DISPOSITIVO É O COMANDO, ONDE O JUIZ DIZ CLARA E CATEGORICAMENTE SE ACOLHE OU REJEITA A PRETENSÃO DO AUTOR.

  19. AULA DE REVISÃO – AVALIAÇÃO A1 17. Marque a INCORRETA: A) A MOTIVAÇÃO CONTÉM OS FUNDAMENTOS DE FATO E DE DIREITO QUE LEVARAM O JUIZ A DECIDIR A LIDE A FAVOR OU NÃO DO PEDIDO DO AUTOR. B) A SENTENÇA NÃO PRECISA SER PRECISA. BASTA A CLAREZA NA ESCRITA, FACILITANDO O ENTENDIMENTO PELAS PARTES.

  20. AULA DE REVISÃO – AVALIAÇÃO A1 18. Marque V ou F: ( ) AS SENTENÇAS CLASSIFICAM-SE EM TERMINATIVAS E DEFINITIVAS. ( ) A SENTENÇA TERMINATIVA É A QUE APRECIA O MÉRITO DA CAUSA, MESMO COM VÍCIO INSANÁVEL NA AÇÃO. ( ) A SENTENÇA TERMINATIVA NÃO APRECIA O MÉRITO DA CAUSA.

  21. AULA DE REVISÃO – AVALIAÇÃO A1 19. Marque a CORRETA: A) O NÃO CUMPRIMENTO DOS PRESSUPOSTOS OBJETIVOS OU SUBJETIVOS LEVA AO TÉRMINO DO PROCESSO SEM JULGAMENTO DO MÉRITO, CONFORME ART. 267, IV, CPC. B) TEMOS 11 HIPÓTESES DE SENTENÇA TERMINATIVA. UMA DELAS É A PRESENÇA DE DECISÃO ARBITRAL.

  22. AULA DE REVISÃO – AVALIAÇÃO A1 20. Marque V ou F: ( ) TEMOS 5 HIPÓTESES DE SENTENÇA DEFINITIVA, PREVISTAS NO ART. 269 DO CPC. A PRINCIPAL OCORRE QUANDO O JUIZ ACOLHE OU REJEITA O PEDIDO DO AUTOR. ( ) A DECADÊNCIA PODE SER ALEGADA DE OFÍCIO PELO JUIZ; A PRESCRIÇÃO SÓ PODE SER ALEGADA PELAS PARTES.

  23. AULA DE REVISÃO – AVALIAÇÃO A1 21. MARQUE V OU F: ( ) A COISA JULGADA É O QUE REALMENTE PÕE FIM AO PROCESSO. ELA OCORRE COM O FIM DO PRAZO PARA RECURSO OU QUANDO NÃO COUBER MAIS NENHUM RECURSO. ( ) A SENTENÇA TERMINATIVA FAZ COISA JULGADA FORMAL E MATERIAL.

  24. AULA DE REVISÃO – AVALIAÇÃO A1 22. Marque V ou F: ( ) A RENÚNCIA AO DIREITO PELO AUTOR DEVE SER EXPRESSA, ISTO É, DEVE ESTAR ESCRITA NO PROCESSO, MANIFESTANDO A VONTADE DO AUTOR. ( ) O RÉU PODE RECONHECER A PROCEDÊNCIA DO PEDIDO DE FORMA EXPRESSA OU TÁCITA, OU COM A SIMPLES CONFISSÃO.

  25. AULA DE REVISÃO – AVALIAÇÃO A1 23. Marque a INCORRETA: A) A TRANSIÇÃO É MODALIDADE DE SENTENÇA TERMINATIVA, ISTO É, O JUIZ HOMOLOGA O ACORDO SEM A DECISÃO DO MÉRITO. B) QUANDO FALTAR QUAISQUER DAS CONDIÇÕES DA AÇÃO, A SENTENÇA PROFERIDA SERÁ TERMINATIVA.

  26. AULA DE REVISÃO – AVALIAÇÃO A1 24. MARQUE A CORRETA: A) QUANDO O AUTOR ABANDONAR A AÇÃO POR MAIS DE UM ANO, A SENTENÇA SERÁ DEFINITIVA, POIS O JUIZ ENTENDERÁ QUE O AUTOR RENUNCIOU AO SEU DIREITO DE FORMA TÁCITA. B) A COMPETÊNCIA DO JUIZ É MOTIVO DE ENCERRAMENTO DO PROCESSO SEM JULGAMENTO DO MÉRITO.

  27. AULA DE REVISÃO – AVALIAÇÃO A1 25. Marque a alternativa INCORRETA: A) A SENTENÇA DEFINITIVA SÓ PODERÁ SER PROFERIDA SE HOUVER OCORRIDO A AIJ. B) A AIJ SÓ OCORRERÁ QUANDO HOUVER NECESSIDADE DE PRODUÇÃO DE PROVAS EM AUDIÊNCIA COMO A OITIVA DE TESTEMUNHAS, DEPOIMENTO PESSOAL, INQUIRIÇÃO DO PERITO ETC.

  28. AULA DE REVISÃO – AVALIAÇÃO A1 BOA PROVA!!!

More Related