1 / 1

Introdução e objetivos

Atividade Física e Saúde: qualidade de vida de atletas de Jiu-jitsu Monique Mello Garajau Fundação Araucária Dr. Valdomiro de Oliveira e Natalia Bonetti Moreira. Introdução e objetivos

brick
Download Presentation

Introdução e objetivos

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Atividade Física e Saúde: qualidade de vida de atletas de Jiu-jitsuMonique Mello GarajauFundação AraucáriaDr. Valdomiro de Oliveira e Natalia Bonetti Moreira Introdução e objetivos Estudos têm demonstrado que a prática de jiu-jítsu, além de aprimorar a autodefesa, melhora de forma significativa suas capacidades físicas e mentais. O presente estudo teve como objetivo geral avaliar a qualidade de vida de praticantes de jiu-jítsu em diferentes sexos da cidade de Curitiba – PR. E de forma específica verificar as diferenças entre os sexos nos domínios da qualidade de vida. • Resultados e discussões • Nos esportes de competição tanto de homens com de mulheres cada vez mais tem sido discutido na literatura que a qualidade de vida dos atletas pode ser afetada pelo sistema de treinamento e de competições, sem falar da falta de apoio em muitos dos esportes - o que pode acarretar em prejuízos em vários domínios dos seres humanos e que poderia afetar diretamente a qualidade de vida dos atletas de Jiu-jitsu, ANDREATO (2010). • Com a análise da qualidade de vida, foi possível observar que os homens demonstraram maiores escores nos domínios Qualidade de vida geral (80,26 vs. 76,67), Psicológico (80,70 vs. 76,53) e Ambiental (72,62 vs. 72,50) quando comparado as mulheres. Já com a análise dos resultados das mulheres foi possível observar maiores escores nos domínios físico (79,29 vs. 78,67), social (81,67 vs. 70,39) e na média dos quatro domínios (77,50 homens e 75,59 para mulheres). • Materiais e métodos • A amostra foi composta por 68 praticantes de jiu-jítsu (38 homens e 30 mulheres), entre 18 e 46 anos de idade. O instrumento utilizado foi o IPAQ curto e o questionário WHOQOL-Bref, mensurando os seguintes domínios: físico, psicológico, social. A análise foi a distribuição de frequênciae a qualidade de vida entre os sexos foi utilizada a média, valor mínimo e máximo. • Conclusões: Conclui-se que a prática de jiu-jítsu produz o aumento significativo da qualidade de vida geral dos praticantes. Sobre a qualidade de vida entre os sexos, a mesma reflete de forma diferente, assim, deve-se levar consideração tais aspectos durante a sua prática para que maiores benefícios psicofisiológicos e sociais aconteçam . Referências ANDREATO LV. Bases para prescrição do treinamento desportivo aplicado ao Brazilian Jiu-Jitsu. Conexões 2010;8(2):174-86.

More Related