1 / 5

Fatores de Desigualdade Social no Brasil

Fatores de Desigualdade Social no Brasil. A partir da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2010: Tema: Economia e Vida Lema: “Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro” (Mateus 6, 24) Profº Daniel Seidel, secretário executivo da Comissão Brasileira Justiça e Paz da CNBB.

bryson
Download Presentation

Fatores de Desigualdade Social no Brasil

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Fatores de Desigualdade Social no Brasil A partir da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2010: Tema: Economia e Vida Lema: “Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro” (Mateus 6, 24) Profº Daniel Seidel, secretário executivo da Comissão Brasileira Justiça e Paz da CNBB.

  2. Parábola do Príncipe e dos dois camponeses. “Um príncipe foi salvo da morte por dois camponeses. Agradecido, deu a cada camponês um saco de sementes especiais, quase mágicas, que garantiriam grande produção. Muitos anos depois, já coroado rei, voltou às aldeias para ver o resultado de sua oferta. O primeiro camponês era agora rico, dono de uma grande fazenda, mas vivia assustado, cercado de arame farpado e guardas, numa aldeia sem recursos, no meio da miséria dos vizinhos. A segunda aldeia ele quase não reconheceu. Era agora uma comunidade maravilhosa, com boas escolas, estradas para escoar a produção, hospital, saneamento... uma beleza! É que o segundo camponês optou por partilhar com os vizinhos as magníficas sementes que recebera...”

  3. Qual é o problema de nossa política? Por que ela não promove a solidariedade? Porque é uma política na sua maior parte voltada para a proteção do patrimônio dos ricos e de seus investimentos, não cuidando com prioridade das necessidade dos empobrecidos da sociedade. Essa mentalidade na política no Brasil predomina por fatores históricos. Ela tem suas raízes lá na formação política e social do país. São esses processos: - o colonialismo (mentalidade que valoriza o que vem de fora e despreza o que é da terra, à contribuição dos indígenas); - a escravidão dos negros africanos (preconceito racial e desprezo pelo trabalho manual); - o coronelismo (submissão aos “mandões” locais, gerando medo e clientelismo); - a cidadania só pelo trabalho (desrespeito pelos desempregados) - a cultura autoritária (“manda quem pode, obedece quem tem juízo”) - o machismo (preconceito contra as mulheres) - o consumismo (“a pessoa vale pelo que ela tem, e não pelo o que ela é”)

  4. Atlas da Questão Agrária Brasileira • http://www4.fct.unesp.br/nera/atlas/m_estrutura_incra.htm

  5. Realidade Brasileira atual • Nos últimos oito anos, 28 milhões de brasileiros saíram da extrema pobreza, 53 milhões ascenderam para a classe média, 15 milhões de empregos formais foram criados. Entretanto, apesar da significativa redução das desigualdades no Brasil, ainda temos à frente grandes desafios, afinal, estamos tratando de saldar uma dívida de cinco séculos com nosso povo. • O Censo Demográfico de 2010, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), identificou que ainda temos um conjunto da população que se encontra em situação de extrema pobreza. São quase 16 milhões e 270 mil brasileiros (16.267.197) nessa situação, o que representa 8,5% da população total. Desse contingente de pessoas, 46,7% residem em áreas rurais e 53,3% encontram-se nas áreas urbanas. Vale destacar que, de acordo com o que estabelece o Governo Federal, encontram-se na linha de extrema pobreza as famílias cuja renda per capita seja igual ou inferior a R$ 70,00 (setenta reais), considerando o rendimento nominal mensal domiciliar.

More Related