340 likes | 1.13k Views
Colégio Dos Santos Anjos. Encontro Pedagógico com os Responsáveis da Educação Infantil e do 1º ano. A Matemática na Educação Infantil. Tatiane Pompeo Pereira (Orientadora Pedagógica).
E N D
Colégio Dos Santos Anjos Encontro Pedagógico com os Responsáveis da Educação Infantil e do 1º ano A Matemática na Educação Infantil Tatiane Pompeo Pereira (Orientadora Pedagógica)
A matemática é uma ciência exata que geralmente é associada apenas a números e formas geométricas, é cheia de regras arbitrárias , centrada na memorização, ensinada de forma mecânica e repetitiva, focada na aprendizagem de “macetes” através dos quais não se obtém a compreensão dos “porquês”, mas tem-se que utiliza-los porque funcionam.
O ensino da matemática vai muito além de número e fórmulas, ela está presente na arte, na música, em histórias, na forma como organizamos o pensamento, nas brincadeiras e nos jogos.
A criança é um ser em formação, e é na primeira infância que se estabelece o vínculo com as diversas áreas do conhecimento, sendo este o momento ideal para alicerçar a construção dos conceitos matemáticos.
É importante compreendermos que os números são símbolos que representam graficamente uma quantidade de coisas . Assim, antes de descobrir os números, é importante que a criança perceba a matemática no seu dia a dia.
Naturalmente as crianças descobrem coisas iguais e diferentes, organizam, classificam, criam conjuntos, fazem conexões, observam os tamanhos das coisas, brincam com as formas, ocupam um espaço e assim, vivem e descobrem a matemática.
Segundo Piaget (1978), o conhecimento lógico-matemático é uma construção que resulta da ação mental da criança sobre o mundo, construído a partir de relações que a criança elabora na sua atividade de pensar o mundo, e também nas ações sobre os objeto.
O ensino da Matemática na Educação Infantil ocorre através de jogos, experimentações e vivências, que levam ao desenvolvimento das habilidades perceptivo-motoras, da capacidade de estabelecer correspondências, do raciocínio lógico, da compreensão, da interpretação, levando a criança a pensar coerentemente e encontrar soluções concretas.
Assim, podemos pensar a matemática a partir de uma aprendizagem significativa que permita à criança criar, explorar e inventar seu próprio modo de expressão e de relação com o mundo.
Conceitos trabalhados Lateralidade - Posição Espacial – Raciocínio Lógico – Noção Espaço Temporal – Formas Geométricas - Numerais – Medidas pequeno / médio / grande / dentro / fora / cheio / vazio /maior / menor / igual / diferente /leve / pesado / aberto / fechado / em cima / em baixo / ao lado / fino / grosso / curto /comprido / alto / baixo / na frente / atrás / entre /conjunto / grupo /seriação / classificação /numeral / quantidade / cores primárias / cores secundárias / etc.