140 likes | 250 Views
SEXUALIDADE E AFETIVIDADE NA DEPENDÊNCIA QUIMICA. Juliana Almeida Psicóloga UNIAD SBC. Marina Rodrigues Terapeuta Ocupacional UNIAD SBC. Definições. Sexo : relaciona-se as características biológicas que definem seres humanos como homem ou mulher.
E N D
SEXUALIDADE E AFETIVIDADE NA DEPENDÊNCIA QUIMICA Juliana Almeida Psicóloga UNIAD SBC Marina Rodrigues Terapeuta Ocupacional UNIAD SBC
Definições • Sexo: relaciona-se as características biológicas que definem seres humanos como homem ou mulher. • Sexualidade é um aspecto central do ser humano durante a vida. Abrange sexo, identidade e papéis do gênero, orientação sexual, erotismo, prazer, intimidade e reprodução. A sexualidade é experienciada e expressada em: pensamentos, fantasias, desejos, opiniões, atitudes, valores, comportamentos, práticas, papéis e relacionamentos. A sexualidade é influenciada pela interação de fatores biológicos, psicológicos, sociais, econômicos, políticos, cultural, éticos, legais, históricos e religiosos e espirituais.
Definições • Saúde sexual: é um estado de bem estar físico, emocional, mental e social relacionado a sexualidade. Não é meramente a ausência da doença, disfunção ou enfermidade. A saúde sexual pode ser influenciada por aspectos relacionados ao comportamento sexual, atitudes e fatores de sociedade (risco biológico e predisposição genética).
Afetividade A afetividade compreende o estado de humor ou ânimo, os sentimentos, as emoções e as paixões e reflete sempre a capacidade de experimentar sentimentos e emoções. É ela quem determina a atitude geral de pessoas diante de qualquer experiência, promove impulsos motivacionais e inibidores, e percebe os fatos de maneira agradável ou sofrível. É uma dinâmica profunda e completa que liga uma pessoa a outra, na descoberta dos sentimentos de relação afetiva.
Sexualidade O mundo moderno preconiza que o ser humano logre uma melhor qualidade de vida. A sexualidade humana está embutida nessa melhoria porque, sem sombra de dúvida, é uma das maiores, senão a maior fonte de prazer da espécie humana.
Sexualidade A sexualidade não cumpre apenas a função social de reprodução da espécie, mas também da busca de prazer pessoal. A sexualidade deve ser compreendida em todas as suas esferas, biológica, psicológica e social. Nela há a necessidade de receber e expressar afeto, e o contato que todas as pessoas possuem e que traz sensações prazerosas. Não é apenas sexo ou ato sexual, mas é toque, abraço, gesto, carinho e troca afetiva. Embasa o bem-estar do indivíduo, tanto do ponto de vista físico quanto psicológico, este é o sentido da sexualidade.
A Dependência Química Infelizmente, muitas substâncias que influenciam a sexualidade humana diminuem, em vez de intensificarem, o desejo e o prazer sexual, especialmente, quando ingeridas em doses acentuadas e de forma contínua.
Dependência Química Feminina e Sexualidade Dificuldades de ordem sexual são freqüentes causas de desenvolvimento de dependências, tendo em vista o efeito relaxante e desinibidor de determinadas substâncias psicoativas sobre o comportamento. De acordo com EDWARDS et al., 2005 a disfunção sexual pode contribuir para a cronicidade do consumo de substâncias psicoativas em mulheres e inclusive podem estar associados a comportamentos sexuais de risco, predispondo-as a HIV/AIDS e a Doenças Sexualmente Transmissíveis - DST
Dependência Química Masculina e Sexualidade No universo masculino,a sexualidade ocupa, nas mais diversas culturas, uma importância ímpar, pois, desde a mais tenra idade, o homem é levado ao culto do seu genital, estando isso vinculado aos conceitos de força, poder, magia e virilidade. (Andrade-Silva, 1999). O desempenho sexual, para o homem, tem um duplo papel: serve de canal através do qual se extravasa uma série de tensões latentes e, ao mesmo tempo, garante o atestado viril. As substâncias psicoativas podem afetar vários aspectos do comportamento sexual masculino: algumas alterando o desejo, enquanto outras afetam a resposta fisiológica manifesta nos órgãos genitais: ereção, orgasmo e ejaculação
Grupo de Sexualidade e Afetividade Por quê??? O efeito das drogas sobre a sexualidade sempre gerou curiosidade entre as pessoas. O consumo de álcool e de outras drogas aumenta a freqüência de parceiros sexuais causais e a chance de uma pratica sexual de risco, isto é, sem medidas de proteção, como a camisinha.
Grupo de Sexualidade e Afetividade O que é discutido??? • Dinâmica “Seqüência de Palavras” • O que é uma Relação Sexual Satisfatória e o que são Disfunções Sexual • O que é Transtorno Sexual • Compulsão Sexual • DST – AIDS • Camisinha • Métodos Contraceptivos • Planejamento familiar • Gravidez Indesejada • Órgãos reprodutores • Ciclo Mestrual • Hormônios (masculino e feminino)
Referências Andrade-Silva, M.C. Identidade de gênero e expressão sexual masculina e feminina. Scientia Sexualis, Rio de Janeiro, v. 3(2): 80-88, dez. 1997. Edwards, Marshall & Cook. Mulheres com problemas relacionados ao consumo de álcool. In: Edwards, Marshall & Cook. O tratamento do Alcoolismo. Porto Alegre: Artmed; 2005. Página 155. Freitas, J.D. Sexualidade, drogas e melancolia: uma abordagem multidisciplinar. Universidade de Fortaleza. Figlie, N.B., Melo, D.G., Payá, R. Dinâmicas de Grupo aplicadas no tratamento da dependência quimíca: manual teórico e prático. São Paulo: Roca, 2004. Kahhale EMP. Subsídios para reflexão sobre sexualidade na adolescência. In: Bock, AMB, Gonçalves MGM, Furtado O, (organizadores). Psicologia sócio-histórica (uma perspectiva crítica em psicologia). São Paulo: Cortez; 2001. p. 179-191. .
Referências Sawaya BB. O sofrimento ético-político como categoria de análise da dialética exclusão/inclusão. In: Acosta AR, Vitale MAF. Família: Redes, Laços e Políticas Públicas.São Paulo, IEE/PUCSP; 2003. Site do Kamasutra, disponivel em http://www.kamasutra.blog.br/2007/08/15/definicao-de-sexo-e-sexualidade-was/. Acessado em 25 de setembro de 2009. Site do Kamasutra, disponivel em http://www.kamasutra.blog.br/2007/08/14/drogas-e-a-respostas-sexual-humana/>. Acessado em 25 de setembro de 2009 Site Álcool e Drogas sem Distorção. Disponivel em http://apps.einstein.br/alcooledrogas/novosite/atualizacoes/ac_099.htm. Acessado em 19 de setembro de 2009.