1 / 16

Desenvolvimento Curricular

Desenvolvimento Curricular. Currículos Alternativos. INTRODUÇÃO.

cole-lynn
Download Presentation

Desenvolvimento Curricular

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. DesenvolvimentoCurricular Currículos Alternativos

  2. INTRODUÇÃO • No âmbito da disciplina de desenvolvimento curricular ,o tema do qual iremos falar é essencialmente sobre Currículos alternativos .Neste sentido iremos fazer uma breve abordagem acerca deste tema destacando fundamentalmente os objectivos que o complementam.

  3. Para que servem os currículos alternativos? Estes servem para motivar os alunos que se encontram em casos de abandono /desinteresse escolar e em que se pretende responder às necessidades dos alunos de forma a que estes não abandonem a escola nem percam o desinteresse ou gosto pela escola.

  4. Objectivo Principal • Segundo a Lei de Bases do Sistema Educativo define o ensino básico como “universal e obrigatório, garantindo o direito a uma justa e efectiva igualdade de oportunidades no acesso e sucesso escolares.” • A mesma lei define, ainda, como primeiro objectivo do ensino básico “assegurar uma formação geral comum a todos os portugueses que lhes garanta a descoberta e o desenvolvimento dos seus interesses e aptidões, capacidade de raciocínio, memória e espírito crítico, criatividade, sentido moral e sensibilização estética, promovendo a realização individual em harmonia com os valores da solidariedade social

  5. Objectivos • Evitar o abandono escolar; • Promover o sucesso escolar; • Promover a integração na integração escolar; • Valorizar, sempre, as potencialidades de cada aluno e não os seus limites; • Aumentar a autoconfiança do aluno, a autonomia pessoal e social o que conduz a uma maior participação na vida familiar, escolar, comunitária e laboral; • Promover uma verdadeira escola inclusiva orientada para o sucesso educativo dos de todos os alunos, independentemente das diferenças que apresentem.

  6. Finalidade dos Currículos Alternativos • Assumir o processo educativo como o motor para uma formação integrada geradora de desenvolvimento de novas mentalidades;

  7. Organização das actividades de enriquecimento curricular • As actividades de enriquecimento permitem aos alunos desenvolver competências especificas em determinadas áreas, bem como complementar aquelas que são desenvolvidas nas diferentes disciplinas e áreas curriculares não disciplinares. Desta forma, não devem ser encaradas como simples ocupação de tempos-livres, mas pelo contrario, devem assumir-se como uma aprendizagem informal, facilitadora do desenvolvimento integral dos alunos.

  8. A quem se destina • A grupos específicos de alunos do ensino básico com percurso escolar irregular, designadamente: de carácter inovador e criativo, os currículos alternativos visam encontrar soluções ajustadas há diversidade de casos que não se enquadram quer no ensino regular, quer no ensino recorrente, procurando, através do desenvolvimento de competências de base e áreas de interesse, motivar os alunos para aprendizagens cognitivas e desenvolvimento pessoal. Com efeito, na formação vocacional constatasse uma diversidade de oferta de forma a despertar/motivar os alunos para as actividades de carácter mais pratico. Respondendo deste modo as características do publico alvo.

  9. Problemas dos actuais sistemas de ensino e que estão vigentes nos currículos alternativos O insucesso e o abandono escolar; A desvalorização dos jovens: O desinteresse escolar; Estes problemas devem-se fundamentalmente ao facto do mercado de trabalho ser pouco exigente em qualificações e também no que diz respeito à atracção pelo trabalho juvenil ,pois este constitui um factor de peso para o abandono escolar.

  10. O que leva os alunos ao abandono escolar? O desinteresse manifestado por estes alunos, que muitas vezes desenvolvem atitudes de fracasso face à escola e ao ensino que dispensa, conduz a uma constante interrupção do seu percurso escolar e consequentemente ao abandono escolar.

  11. Estes alunos decidem eles mesmos, abandonar o sistema de ensino, mas na verdade, esta interrupção voluntária dos estudos, corresponde, também ela a uma forma de abandono escolar como temos vindo a referir. Nos últimos anos, com a revisão curricular da educação básica e com os currículos alternativos, tenta-se travar o abandono escolar .É neste sentido que aparece como alternativa para estes jovens os currículos alternativos de forma a que tudo isto seja combatido.

  12. O perfil dos jovens que abandonam a escola Pertencem a famílias com baixas habilitações; Baixos rendimentos ; Dificuldades económicas; Se estas dificuldades empurram os jovens, desejosos de autonomia financeira, para o mercado de trabalho, também a escola assume uma parte da responsabilidade no abandono precoce pela incapacidade que ela mostra de motivar e de desenvolver o interesse dos jovens pela educação e pela formação.

  13. Pensamentos dos alunos que pensam abandonar a escola Muitos jovens afirmam que não pretendem continuar os estudos após a conclusão do 9° ano de escolaridade; Outros afirmam que não se revêem neste tipo de ensino, pelo que quando atingirem os 15 anos de idade, mesmo que não concluam o 9° ano, preferem abandonar a escola e ingressarem no mercado de trabalho.

  14. Critérios de Avaliação – Projecto de Currículos Alternativos

  15. Trabalho realizado por • Adriana Vicente • Carla Peres • Joana Morais • Sara Pascoal

More Related