310 likes | 576 Views
Desenvolvimento Curricular. Currículos Alternativos. INTRODUÇÃO.
E N D
DesenvolvimentoCurricular Currículos Alternativos
INTRODUÇÃO • No âmbito da disciplina de desenvolvimento curricular ,o tema do qual iremos falar é essencialmente sobre Currículos alternativos .Neste sentido iremos fazer uma breve abordagem acerca deste tema destacando fundamentalmente os objectivos que o complementam.
Para que servem os currículos alternativos? Estes servem para motivar os alunos que se encontram em casos de abandono /desinteresse escolar e em que se pretende responder às necessidades dos alunos de forma a que estes não abandonem a escola nem percam o desinteresse ou gosto pela escola.
Objectivo Principal • Segundo a Lei de Bases do Sistema Educativo define o ensino básico como “universal e obrigatório, garantindo o direito a uma justa e efectiva igualdade de oportunidades no acesso e sucesso escolares.” • A mesma lei define, ainda, como primeiro objectivo do ensino básico “assegurar uma formação geral comum a todos os portugueses que lhes garanta a descoberta e o desenvolvimento dos seus interesses e aptidões, capacidade de raciocínio, memória e espírito crítico, criatividade, sentido moral e sensibilização estética, promovendo a realização individual em harmonia com os valores da solidariedade social
Objectivos • Evitar o abandono escolar; • Promover o sucesso escolar; • Promover a integração na integração escolar; • Valorizar, sempre, as potencialidades de cada aluno e não os seus limites; • Aumentar a autoconfiança do aluno, a autonomia pessoal e social o que conduz a uma maior participação na vida familiar, escolar, comunitária e laboral; • Promover uma verdadeira escola inclusiva orientada para o sucesso educativo dos de todos os alunos, independentemente das diferenças que apresentem.
Finalidade dos Currículos Alternativos • Assumir o processo educativo como o motor para uma formação integrada geradora de desenvolvimento de novas mentalidades;
Organização das actividades de enriquecimento curricular • As actividades de enriquecimento permitem aos alunos desenvolver competências especificas em determinadas áreas, bem como complementar aquelas que são desenvolvidas nas diferentes disciplinas e áreas curriculares não disciplinares. Desta forma, não devem ser encaradas como simples ocupação de tempos-livres, mas pelo contrario, devem assumir-se como uma aprendizagem informal, facilitadora do desenvolvimento integral dos alunos.
A quem se destina • A grupos específicos de alunos do ensino básico com percurso escolar irregular, designadamente: de carácter inovador e criativo, os currículos alternativos visam encontrar soluções ajustadas há diversidade de casos que não se enquadram quer no ensino regular, quer no ensino recorrente, procurando, através do desenvolvimento de competências de base e áreas de interesse, motivar os alunos para aprendizagens cognitivas e desenvolvimento pessoal. Com efeito, na formação vocacional constatasse uma diversidade de oferta de forma a despertar/motivar os alunos para as actividades de carácter mais pratico. Respondendo deste modo as características do publico alvo.
Problemas dos actuais sistemas de ensino e que estão vigentes nos currículos alternativos O insucesso e o abandono escolar; A desvalorização dos jovens: O desinteresse escolar; Estes problemas devem-se fundamentalmente ao facto do mercado de trabalho ser pouco exigente em qualificações e também no que diz respeito à atracção pelo trabalho juvenil ,pois este constitui um factor de peso para o abandono escolar.
O que leva os alunos ao abandono escolar? O desinteresse manifestado por estes alunos, que muitas vezes desenvolvem atitudes de fracasso face à escola e ao ensino que dispensa, conduz a uma constante interrupção do seu percurso escolar e consequentemente ao abandono escolar.
Estes alunos decidem eles mesmos, abandonar o sistema de ensino, mas na verdade, esta interrupção voluntária dos estudos, corresponde, também ela a uma forma de abandono escolar como temos vindo a referir. Nos últimos anos, com a revisão curricular da educação básica e com os currículos alternativos, tenta-se travar o abandono escolar .É neste sentido que aparece como alternativa para estes jovens os currículos alternativos de forma a que tudo isto seja combatido.
O perfil dos jovens que abandonam a escola Pertencem a famílias com baixas habilitações; Baixos rendimentos ; Dificuldades económicas; Se estas dificuldades empurram os jovens, desejosos de autonomia financeira, para o mercado de trabalho, também a escola assume uma parte da responsabilidade no abandono precoce pela incapacidade que ela mostra de motivar e de desenvolver o interesse dos jovens pela educação e pela formação.
Pensamentos dos alunos que pensam abandonar a escola Muitos jovens afirmam que não pretendem continuar os estudos após a conclusão do 9° ano de escolaridade; Outros afirmam que não se revêem neste tipo de ensino, pelo que quando atingirem os 15 anos de idade, mesmo que não concluam o 9° ano, preferem abandonar a escola e ingressarem no mercado de trabalho.
Critérios de Avaliação – Projecto de Currículos Alternativos
Trabalho realizado por • Adriana Vicente • Carla Peres • Joana Morais • Sara Pascoal