250 likes | 744 Views
Urbanização brasileira. A partir da década de 1970, a população brasileira passou a ser majoritariamente urbana. e o Brasil se consolidou, no início do século XXI, como um país altamente urbanizado. Êxodo Rural e Urbanização DISTRIBUIÇÃO DA POPULAÇÃO RURAL (PR) E URBANA (PU) Em Porcentagem
E N D
A partir da década de 1970, a população brasileira passou a ser majoritariamente urbana. e o Brasil se consolidou, no início do século XXI, como um país altamente urbanizado.
Êxodo Rural e Urbanização DISTRIBUIÇÃO DA POPULAÇÃO RURAL (PR) E URBANA (PU) Em Porcentagem Fonte: IBGE
• Ao analisar os gráficos e tabelas, é possível perceber que o processo de urbanização no Brasil ocorreu de forma bastante acelerada em comparação com os países de industrialização mais antiga.
Fonte: IBGE Fonte: IBGE
Brasil – População Rural e Urbana – 1950-2000 População Rural População Urbana Fonte: IBGE Fonte: IBGE
O primeiro ciclo de industrialização, durante a década de 1930, associado à crise nas exportações de café, dá início a um movimento de êxodo rural no Brasil.
No entanto, é a partir da década de 1950, com o segundo ciclo de industrialização no Brasil (coincidindo com a abertura do mercado brasileiro para empresas multinacionais que se instalavam nas grandes cidades), que o êxodo rural se intensificou de forma nunca antes vista no país.
A busca por empregos na indústria, associada à falta de emprego no campo causada pela recente mecanização da agricultura, criou um movimento de migração interna no país, grande responsável pelo rápido processo de crescimento das cidades brasileiras.
População Rural População Urbana Fonte: IBGE
Como foi possível observar nos gráficos, esse processo de urbanização não se deu de forma homogênea por todo o território nacional.
A urbanização acelerada trouxe problemas para as grandes cidades brasileiras, que não possuíam infraestrutura adequada para receber, repentinamente, esse contingente populacional.
É o caso de São Paulo, a maior cidade do Brasil. Sem um planejamento adequado para atender às necessidades urbanas da totalidade da população, a cidade se expandiu em direção às periferias.
Essa expansão se deu de maneira desordenada, refletindo os interesses do mercado imobiliário, porém sem atender às necessidades das populações mais pobres, que possuem carências em serviços básicos, tais como transporte, asfalto, saúde, entre outros.
Crescimento da mancha urbana na cidade de São Paulo 1915-1929 1930-1949 Crédito mapas: Secretaria Municipal de Planejamento/Prefeitura de São Paulo
Crescimento da mancha urbana na cidade de São Paulo 1950-1962 1963-1974 Crédito mapas: Secretaria Municipal de Planejamento/Prefeitura de São Paulo
Fonte: IBGE Elaboração: Vanir Belo, 2008.
São Paulo: Área Urbanizada 1975/1985 - 1986/1992 Crédito mapas: Secretaria Municipal de Planejamento/Prefeitura de São Paulo