1 / 17

Linguística, Semântica e Terminologia José Antonio M. Nascimento

Linguística, Semântica e Terminologia José Antonio M. Nascimento. Linguística – estudo científico da língua, fala e linguagem

deepak
Download Presentation

Linguística, Semântica e Terminologia José Antonio M. Nascimento

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Linguística, Semântica e Terminologia José Antonio M. Nascimento

  2. Linguística – estudo científico da língua, fala e linguagem Campo interdisciplinar do conhecimento humano assim como a ciência da informação que engloba profissionais de diversas áreas como filósofos, gramáticos, tradutores etc. Uma pessoa versada em vários idiomas é um linguista?

  3. A problemática das divisões da linguística Fonética – estudo dos sons empregados em uma língua *Fonologia – estudo do padrões dos sons ao se falar uma lingua *Morfologia – estudo da estrutura das palavras *Sintaxe – combinação de palavras na formação de frases Problemática: areas que devem ser estudas conjuntamente – sobreposição.

  4. A problemática das divisões da linguística Semântica: estudo dos sentidos das frases e palavras Pragmática – oralidade x atos comunicativos Problemática: áreas que se sobrepõem para os linguistas cognitivos.

  5. Outras divisões da linguística Lexicologia – estudo de palavras de um idioma. Ex.: dicionário. Terminologia: análise de palavras especializadas de determinado idioma. Estilística: uso do estilo na linguagem. Filologia – estudo dos textos e linguagens antigas.

  6. Divisões da linguística que mais contribuem para a C.I Semântica Terminologia Filologia Objetivo precípuo da linguística: estudar como as pessoas, independente de línguas diferentes realizam a comunicação

  7. Podemos dizer que a linguística é a base para o desenvolvimento do conhecimento humano? Podemos dizer que linguística depende do sistema humano de processamento de informações? Podemos dizer que o conhecimento organizado através da análise da informação permite o desenvolvimento da língua?

  8. A linguística e a representação do conhecimento/ informação Representação do conhecimento - Área reconhecida como pilar da C.I. Filosofia – a representação do conhecimento é vista através da linguagem (FOUCAULT) e não pela memória documentária. Filosofia – a atribuição de significado é uma atividade da linguagem e a noção de representação do conhecimento pode ser dispensada.

  9. A linguística e a representação do conhecimento/ informação Na C.I – representação do conhecimento depende de um emissor/receptor. Gera conteúdos informativos = representação da informação. Representação do conhecimento - Área reconhecida como pilar da C.I. Na C.I – a representação da informação se coloca entre o meio e o homem = intermediação da informação.

  10. A linguística e a representação do conhecimento/ informação Na sociologia/antrolopologia/psicologia Qualquer representação da realidade e parcial. A mesma realidade pode ser descrita de várias maneiras O processo do conhecimento só se completa quando alguém o utiliza, completando a comunicação através da interpretação dos resultados e construindo uma realidade do que o produtor do conhecimento quis mostrar.

  11. Semântica Na C.I a representação do conhecimento/informação depende do estudo do significado e significantes = semântica (palavras, símbolos, frases etc.) Sinonímia, Antonímia e Homonímia (ex.: homógrafos e homófonos) Conotação – significado diferente do original. Denotação – significado no contexto original.

  12. Semântica em C.I O estudo da semântica em C.I auxilia a redução de significados na análise da informação. Envolve a pluralidade de significados como forma de garantir a produção de sentido. A intermediação da informação é um fenômeno redutor de significados?

  13. Semântica em C.I Níveis de redução semântica 1 – comunicação telepática – gera alterações na transmissão do conhecimento? 2 – o conhecimento traduzido através da escrita gera redução do conhecimento? 3 – em síntese, a linguagem reduz o acesso ao conhecimento 4 – as reduções semânticas fazem parte da análise da informação para possibilitar a codificação do conhecimento.

  14. Semântica em C.I A metarrepresentação – cadeia de reduções de significados Representação conceitual Representação verbal Representação social Representação documentária

  15. Linguagem, semântica e a pluralidade de significados • Linguagem – o instrumento do pensar; cria a cultura • Palavra – cria sentidos. • Pensamento – sistema humano de processamento de informações e toma corpo com a linguagem • Escrita – forma visual de fixar a linguagem; nível elevado de desenvolvimento humano; meio de intercomunicação

  16. Linguagem, semântica e a pluralidade de significados O acesso mediado por representações documentárias intensifica a perda de conhecimento? Como representar adequadamente as informações sem comprometer seu significado? Como resolver o problema da ausência da articulação entre os descritores (termos) para a recuperação de informações relevantes?

  17. Linguagem, semântica e a pluralidade de significados Descontrução do texto Reconstrução do texto – análises da informação Paradoxo – reduzir informação para obter mais conhecimento Linguagens documentárias – inventários, catálogos, classificações, índices, bibliografias, tesauros etc.

More Related