160 likes | 248 Views
Ana Maria Gonçalves Machado –Pedagoga formada pela UNICASTELO –Universidade Camilo Castelo Branco Cláudia Maria Lourenço Marcolino –Pedagoga formada pela UNICEP- Universidade Central Paulista. O GESTOR ESCOLAR Orientadora: Profª Desirê Luciane Dominschek. OBJETIVO.
E N D
Ana Maria Gonçalves Machado –Pedagoga formada pela UNICASTELO –Universidade Camilo Castelo BrancoCláudia Maria Lourenço Marcolino –Pedagoga formada pela UNICEP- Universidade Central Paulista. O GESTOR ESCOLAR Orientadora: Profª Desirê Luciane Dominschek
OBJETIVO Redescobrir as funções do diretor escolar através de seu perfil, identificando o modelo de liderança abordado. Permear os desafios de uma gestão democrática.
“Escola é um organismo vivo, num espaço de construção do conhecimento por meio das pessoas e com pessoas” “Gestor é o líder desse processo de construção”.
JUSTIFICATIVA Em decorrência das mudanças educacionais dos últimos anos, a gestão e o gestor passam a ser foco de observação constante na administração escolar que visa o sucesso e a participação coletiva.
“O mundo não é.O mundo está sendo.(...)Não sou apenas objeto da História, mas seu sujeito igualmente.(...) caminho para a inserção que implica decisão, escolha, intervenção na realidade...”, portanto, ele retrata a razão emancipatória que possibilita a visão da totalidade.”FREIRE(2001)
Nesse estudo abordamos as várias faces administrativas e a sua relação com a administração escolar. Os itens seguintes tratam do ambiente escolar e dos atores que participam desse processo, bem como sua importância na formulação do Projeto Político Pedagógico
Administrar = governar junto Líder =identifica ou satisfaz as necessidades legítimas de seus liderados e remove todas as barreiras para que essas necessidades sejam satisfeitas.
Compreender esse processo demandou uma análise bibliográfica sobre os fundamentos históricos do sistema educacional brasileiro, que posteriormente comparou-se a uma unidade de ensino local.
Com o pensamento nesse foco estudou-se uma escola que nasceu de moldes historicamente rígidos e controladores e que começa a trilhar os caminhos da gestão democrática. Como principal resultado desse estudo, evidenciou-se o papel do diretor, que de acordo com sua abordagem sobre o processo traça os relacionamentos para compor a gestão, administração, qualidade e eficiência da escola
Gestão - “gestio” – gerere = produzir É o ato de administrar um bem fora de si (alheio), “mas também é algo que traz em si porque nele está contido.E o conteúdo deste bem é a própria capacidade de participação, sinal maior da democracia.”(CURY:1997)
Retratamos ainda o papel do diretor, que é:líder,administrador, educador,político e filósofo e deve envolver a comunidade no trabalho coletivo. Ainda com o foco na gestão democrática buscou-se compreender as bases legais e os avanços que a LDBN trouxe para essa questão e suas implicações no processo educacional.
“ A participação da comunidade na escola, como todo processo democrático, é um caminho que se faz ao caminhar, o que não elimina a necessidade de se refletir previamente a respeito dos obstáculos e potencialidades que a realidade apresenta para a ação.”(PARO-1997,P-17)
Concluímos que a luta por um ensino e uma escola mais democrática demanda a superação de muitos obstáculos e que o papel do gestor é o de equilibrar as necessidades, vontades, valores envolvendo a todos num processo de participação, cumprindo assim o seu papel educacional e sua função social.
“ A direção se constrói e se legitima na participação do exercício da democracia, da construção coletiva do Projeto Político Pedagógico que reflita o projeto de homem e da sociedade que se quer. FERREIRA(2000-P -13)
“ A Escola” Escola é...o lugar onde se faz amigos, não se trata só de prédios, salas, quadros, programas, horários, conceitos...Escola é sobretudo, gente que trabalha, que estuda, que se alegra, se conhece, se estima. O diretor é gente, o coordenador é gente, o professor é gente, o aluno é gente, cada funcionário é gente. E a escola será cada vez melhor na medida em que cada um se comporte como colega, amigo, irmão. Nada de “ilha cercada de gente por todos os lados”.Nada de conviver com as pessoas e depois descobrir que não tem amizade a ninguém, nada de ser como tijolo que forma parede, indiferente, frio, só.Importante na escola não é só estudar, não é só trabalhar, é também criar laços de amizade, é criar ambiente de Camaradagem, é conviver, é se “amarrar nela”. Ora, é lógico...numa escola assim vai ser fácil estudar, trabalhar, crescer, fazer amigos, educar-se, ser feliz.PAULO FREIRE.