1 / 86

RH: Estratégico

RH: Estratégico. Leyla Nascimento Presidente da ABRH RJ Superintendente Executiva do CIEE Rio. O Trabalho:. Valor central na vida do homem;. Se realiza na empresa, portanto na maioria das vezes fora de casa;. É sinônimo de geração de renda. Surge um novo conceito nas relações:.

evangelina
Download Presentation

RH: Estratégico

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. RH: Estratégico Leyla Nascimento Presidente da ABRH RJ Superintendente Executiva do CIEE Rio

  2. O Trabalho: • Valor central na vida do homem; • Se realiza na empresa, portanto na maioria das vezes fora de casa; • É sinônimo de geração de renda.

  3. Surge um novo conceito nas relações: A Empresa : • Assume a responsabilidade de garantir aos trabalhadores um trabalho formativo; • Incentiva um sistema de educação permanente.

  4. O Trabalhador: • É o gestor de sua própria carreira; • Assume o seu aumento de escolaridade; • Possui diferentes formas de relações com o trabalho;

  5. As mudanças nas empresas, culturais e comportamentais transformam poderosamente o perfil das pessoas que nelas trabalham.

  6. Recursos Humanos Presencia e participa, em primeira mão, de todas essas transformações e conflitos que se desenvolvem nas relações do trabalho.

  7. Empresas / Mudanças Externas • Clientes mudam seus hábitos e preferências; • Fornecedores mudam características e preços das matérias primas; • Prestadores de serviços impõem diferentes esquemas de trabalho;

  8. Empresas / Mudanças Externas • Concorrentes mudam suas estratégias; • Sindicatos iniciam novas reivindicações; • Governo impõe alterações nas leis.

  9. Cenários de Mudança - Conseqüências • Reestruturação organizacional; • Novas competências são necessárias; • Novas posturas são exigidas;

  10. Cenários de Mudança - Conseqüências • Os papéis das lideranças são estratégicos e essenciais; • A cultura interna está em constante mudança e adaptações; • A visibilidade e a imagem estão permanentemente sendo avaliadas.

  11. Por que os profissionais possuem tanta dificuldade nestes cenários? A resposta talvez seja: estamos condenados a ser estudantes permanentes.

  12. Os Sete Saberes Necessários à Educação do Futuro: Edgar Morin

  13. 1- As Cegueiras do Conhecimento -não se preocupar em fazer conhecer o que é conhecer.

  14. 2- Princípios do Conhecimento Pertinente-o conhecimento precisa aprender os problemas globais e fundamentais para neles inserir os conhecimentos parciais e locais.

  15. 3- Ensinar a Condição Humana -o Ser Humano é a um só tempo: físico, biológico, psíquico, cultural, social e histórico.

  16. 4- Ensinar a Identidade Terrena -o destino planetário do gênero humano é outra realidade-chave ignorada.

  17. 5- Ensinar as Incertezas -seria necessário ensinar princípios de estratégia que permitissem enfrentar os imprevistos, o inesperado e a incerteza.

  18. 6- Ensinar a Compreensão -a educação para a compreensão está ausente do ensino. O ensino da compreensão será a base para o desenvolvimento de uma cultura de paz.

  19. 7- A Ética do Gênero Humano -a educação deve conduzir a “antropo-ética”, levando em conta o caráter ternário da condição humana, que é ser ao mesmo tempo indivíduo/ sociedade/ espécie. Este tipo de visão educativa conduz à cidadania terrestre.

  20. No que resultou? Em gerações com habilidades extraordinárias para atuar sobre o mundo material e com pouca competência para agir sobre si mesmas e no campo coletivo.

  21. Conheciam o preço de tudo, mas não sabiam o valor de nada. Oscar Wilde

  22. Os Impactos na Vida Profissional

  23. Os adultos e as minorias estão retornando aos bancos escolares. • Os EUA estão convidando os profissionais da terceira idade a retornarem às empresas...

  24. Os avanços da tecnologia requerem a necessidade constante de “upgrade” nas habilidades e competências dos profissionais. • Como alcançar resultados estabelecidos por um Gerente Virtual, que nem sequer o conheço, mas preciso relacionar-me com ele via internet?

  25. O conhecimento está baseado na economia e no mundo dos negócios.

  26. Gestão de Recursos Humanos é o valor mais estratégico da organização.

  27. A responsabilidade do sucesso da organização está em todos os níveis e não somente nacompetência do líder-modelo de organização linear de aprendizagem.

  28. O Desenvolvimento Integral das Pessoas é uma questão de prioridade nas organizações atuais...

  29. COMPETÊNCIA = UM PROCESSO PESSOAL DE TRANSFORMAÇÃO TRABALHO CARREIRA MISSÃO PESSOAL

  30. Pesquisa: “Mais estudo, salário menos” Fontes: - Jornal O Globo – Dia 20 de julho de 2005 – Caderno Economia. - Organização do economista Marcelo de Ávila, CAGEG e IBGE.

  31. Ocupação por anos de estudo (Nas seis principais regiões metropolitanas no país)

  32. O emprego formal em todo o país (De junho04 a maio05) Rendimento Médio Real (Nas seis principais regiões metropolitanas do país)

  33. Gestão de Recursos Humanos : Fatores de Motivação

  34. Energia Emocional -A energia empregada nas ações das pessoas, é decorrente das reações emocionais que a imaginação de seus resultados provocar. São os Motivos Condutores que estabelecem a prioridade de cada um:

  35. Ética -Todos possuem, independente da moralidade social do meio em que atuam, valores morais íntimos que influenciam seu comportamento de forma irresistível. Postura Motivadora :Enfatizar os valores éticos da organização e dos seus líderes.

  36. Família - Consiste em considerar a importância da família na vida de cada um. Postura Motivadora: Evitar que obrigações profissionais possam interferir negativamente nas relações familiares.

  37. Pertencer (Espírito de Equipe) -Obedecendo a seu instinto natural, o homem busca conviver com seus semelhantes, isto é, pertencer a um grupo. Postura Motivadora:Pautar os interesses de cada um em atitudes em função da equipe e manter harmoniosamente o espírito de equipe, sem perder de vista os aspectos individuais .

  38. Aparência -Muitas pessoas almejam ser notadas. Postura Motivadora:Demonstrações de reconhecimento, o acesso a um desenvolvimento de carreira são mobilizadores de energia.

  39. Remuneração -Para algumas pessoas a remuneração é tudo. De qualquer forma ela é um dos importantes condutores de motivação. Postura Motivadora:Possibilitar a promoção e ascensão a cargos com maior remuneração, através do plano de cargos e salários da empresa.

  40. Conhecimento –As pessoas estão demonstrando constrangimento em admitir que desconhecem tal assunto. Anseiam por participar de reuniões. São ávidas por informações. Postura Motivadora:Reuniões freqüentes e Programas de Treinamento para torná-las atualizadas quanto às metas da empresa.

  41. Futuro -Buscam entre outras coisas, benefícios para “mais tarde”, preocupando-se com o tempo futuro do que com o seu dia-a-dia. Postura Motivadora:A visão de oportunidade de encarreiramento na organização será um forte elemento motivador.

  42. Gestão de RH – Processos / Instrumentos • Recrutamento e Retenção de Talentos • Treinamento e Desenvolvimento • Planejamento de Carreira

  43. Avaliação de Desempenho/Performance • Salários e Benefícios • Qualidade de Vida • Comunicação Integrada

  44. Não há cargos, porém há mais poder...

  45. A maneira como: -gerenciamos e orientamos pessoas - organizamos as suas operações, determinará o sucesso ou não da organização.

  46. A Transparência total revela aqueles que não estão realmente acrescentando valor nenhum.

  47. Qual o desafio para as Áreas de Recursos Humanos nas Empresas?

  48. A maior dificuldade nas organizações é o fato de não terem noção do que sabem... O mapeamento de suas forças competitivas.

  49. O que as empresas precisam: Fazer crescer a taxa de transferência e de transformação do conhecimento.

  50. Mover o conhecimento do nível individual para os níveis grupal e organizacional: • Alguns colaboradores têm um desempenho melhor que outros? • A empresa gostaria que outros se tornassem tão bons? • O que está sendo feito?

More Related