1 / 21

INDICADORES E OBJETIVOS

INDICADORES E OBJETIVOS. Portanto, identificado o objetivo (onde queremos chegar) e sabendo onde estamos, podemos criar um indicador de direção ao nosso alvo. Tendo claro os objetivos, perguntamos: Em que medida os queremos diferentes da situação atual?

fergus
Download Presentation

INDICADORES E OBJETIVOS

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. INDICADORES E OBJETIVOS • Portanto, identificado o objetivo (onde queremos chegar) e sabendo onde estamos, podemos criar um indicador de direção ao nosso alvo. • Tendo claro os objetivos, perguntamos: • Em que medida os queremos diferentes da situação atual? • Em que tempo espera-se que tais mudanças ocorram?

  2. Por exemplo, por que queremos um programa como o Lazer Ativo na nossa empresa?Respostas possíveis: - para melhorar o relacionamento entre os trabalhadores;- para reduzir o absenteísmo;- para reduzir o presenteísmo;- para melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores;- para estimular a prática de atividades físicas dos trabalhadores, entre outros. INDICADORES E OBJETIVOS

  3. Precisamos então estudar, analisar, discutir e entender os objetivos da ação, em que medida queremos realizar os progressos e em quanto tempo. Esses são os primeiros passos, talvez os mais importantes. INDICADORES E OBJETIVOS Em resumo: • O que devemos fazer? (objetivo, concreto) • Quanto devemos fazer? (medida, número) • Quando devemos fazer? (em que tempo)

  4. INDICADORES DE PROCESSO E DE RESULTADO Vamos adicionar outros dois conceitos as nossas discussões, ao nosso raciocínio e que vão nos ajudar muito a gerenciar: • Processo • Resultado

  5. INDICADORES DE PROCESSO E DE RESULTADO O que é Processo? Processo é uma sequência de ações necessárias para atingirmos um objetivo • Exemplos de Processos: • O processo de dar partida em um carro. • O processo de se assar um bolo. • O processo de escovar os dentes. • O processo de vestir uma roupa, e assim por diante.

  6. INDICADORES DE PROCESSO E DE RESULTADO Notemos que toda a vez que quisermos conter as ações com início, meio e fim dentro de um contexto, dizemos ser um PROCESSO. A importância dessa discussão nos remeterá para a capacidade de alterarmos o resultado de algo que está sendo feito (um processo), e isso é Gestão.

  7. INDICADORES DE PROCESSO E DE RESULTADO Dos exemplo de processo que listamos, vamos escolher o de assar um bolo. Assar um bolo é um processo que tem muitas ações, desde a escolha da receita, dos ingredientes (farinha, leite, ovos...), dos equipamentos (forno, colher, prato, forma...), do local e outras variáveis mais. A combinação dessas variáveis no tempo exato, nos dará a possibilidade de fazer um bolo delicioso ou um bolo solado, indigesto. Tudo é uma questão de gestão do processo.

  8. INDICADORES DE PROCESSO E DE RESULTADO Processo é o conjunto de variáveis organizadas, postas em ordem, misturadas, compostas, para produzir um resultado É claro que conhecemos mãos de cozinheiras e cozinheiros extremamente habilidosos e que cozinham com base em experiência, intuição. Não é disso que estamos falando. Estamos dizendo que se quisermos controlabilidade e repetitividade de um processo, é preciso a gestão.

  9. PROCESSO INDICADORES DE PROCESSO E DE RESULTADO Processo é o conjunto de variáveis organizadas, postas em ordem, misturadas, compostas, para produzir um resultado É claro que conhecemos mãos de cozinheiras e cozinheiros extremamente habilidosos e que cozinham com base em experiência, intuição. Não é disso que estamos falando. Estamos dizendo que se quisermos controlabilidade e repetitividade de um processo, é preciso a gestão.

  10. PROCESSO INDICADORES DE PROCESSO E DE RESULTADO Se quisermos que os resultados sejam sempre os mesmos (repetibilidade), precisamos controlar o Processo (controlabilidade).

  11. INDICADORES DE PROCESSO E DE RESULTADO Como fazer?Resposta: Analisando os fatores que compõem o todo, conforme segue:

  12. INDICADORES DE PROCESSO E DE RESULTADO Para ser “processado”, um bolo precisa de: PROCESSO PROCESSO

  13. INDICADORES DE PROCESSO E DE RESULTADO Para ser “processado”, um bolo precisa de: PROCESSO PROCESSO ENTRADAS

  14. INDICADORES DE PROCESSO E DE RESULTADO Para ser “processado”, um bolo precisa de: Forma Ovos PROCESSO Farinha PROCESSO ENTRADAS Açúcar Forno Outros

  15. INDICADORES DE PROCESSO E DE RESULTADO Para ser “processado”, um bolo precisa de: Forma Ovos PROCESSO Farinha PROCESSO ENTRADAS Açúcar Forno Outros

  16. INDICADORES DE PROCESSO E DE RESULTADO Para ser “processado”, um bolo precisa de: Forma Ovos PROCESSO Farinha PROCESSO ENTRADAS Açúcar Forno Outros

  17. SAÍDA INDICADORES DE PROCESSO E DE RESULTADO Para ser “processado”, um bolo precisa de: Forma Ovos PROCESSO Farinha PROCESSO ENTRADAS Açúcar Forno Outros

  18. SAÍDA INDICADORES DE PROCESSO E DE RESULTADO Para ser “processado”, um bolo precisa de: Forma Ovos PROCESSO Farinha PROCESSO ENTRADAS Açúcar Forno Outros A saída é o bolo, bem assado, pronto, gostoso. Mas... E o próximo bolo? Conseguiremos o mesmo resultado? Só se gerenciarmos. A saída? Ou as entradas? Eis a questão!

  19. INDICADORES DE PROCESSO E DE RESULTADO Para garantirmos a repetitividade (fazer o bolos sempre iguais, gostosos e com qualidade ) e a controlabilidade (controlar as variáveis que compõem o todo), gerenciamos as entradas ou a saída? As entradas, pois a saída já está feita, o bolo. Não há o que gerenciar. Aprendemos uma grande lição: os recursos de entrada alteram o resultado final. É fundamental que sejam CONTROLADOS.

  20. PROCESSO SAÍDA ENTRADAS INDICADORES DE PROCESSO E DE RESULTADO Vamos chamar as entradas de “X” e a saída de “Y” para expressar as variáveis que são processadas e o produto final. Assim teremos:

  21. PROCESSO SAÍDA ENTRADAS Y X INDICADORES DE PROCESSO E DE RESULTADO “Y” representa as variáveis chave de saída. O resultado final, que devemos monitorar para garantir que todo o processo tenha transcorrido normalmente e com a qualidade garantida. “X” são as variáveis chave e que afetam o desempenho do processo. Variáveis que devemos controlar.

More Related