161 likes | 378 Views
Revolução Russa. Fim da Primeira Guerra Mundial. Queda de Impérios: Império Autro-Húngaro . Império Turco-Otomano. Império Russo. Nascimento de países: Polônia. Iugoslávia. Hungria. Fragilidade das potências independências de colônias na Ásia e África.
E N D
Fim da Primeira Guerra Mundial. Queda de Impérios: Império Autro-Húngaro. Império Turco-Otomano. Império Russo. Nascimento de países: Polônia. Iugoslávia. Hungria. Fragilidade das potências independências de colônias na Ásia e África. Estados Unidos como a potência econômica em expansão. Rússia: transformação da teoria comunista em proposta política.
Rússia czarista. Império se constituiu ao longo de três séculos. Estado absolutista russo, aliança justificada entre: Estado. Religião oficial do Império: a Igreja Ortodoxa. Absolutismo teocrático e despótico. Dificuldade de divulgação de ideias e valores iluministas (séc. XIX): Rigorosa censura. Repressão militar. Coerção religiosa. Família do czar Nicolau II.
Industrialização e urbanização russas. Aceleração do processo de industrialização e urbanização (séc. XIX): Fim do regime de servidão camponesa. Expansão da Revolução Industrial. Entrada de capitais estrangeiros (especialmente franceses). Mudanças sociais: Surgimento de classe operária. Soldados e marinheiros compunham populações urbanas. Soldados, marinheiros e camponeses eram excluídos dos privilégios desfrutados pelo clero ortodoxo, altos funcionários liberais, etc. Expansão do Império Napoleônico (séc. XIX), russos aproximaram: da contestação do absolutismo. de ideias sociais igualitárias. do Liberalismo político e econômico.
Domingo Sangrento. 1904-1905: Guerra russo-japonesa. Disputa pela região da Manchúria (região do Pacífico). Vencida pela Japão. Agravamento da situação econômica e social da Rússia. Insatisfação popular. 9 de janeiro de 1905: Passeata de populares até o Palácio de Inverno -São Petersburgo. Reivindicações liberais ou socialistas. Czar mandou soldados atirar em todos presentes. População exigiu: Legalização dos partidos políticos. Eleições para uma Assembleia Nacional – Duma.
Crise do czarismo. Algumas reivindicações dos trabalhadores: Jornada de trabalho de 8 horas por dia. Salários dignos. Liberdade de pensamento e de imprensa respeitadas. Liberdade para formação de sindicatos. Tendências políticas, como populistas e social-democratas formalizaram projetos e ações para a destituição do czarismo e a instituição de um novo sistema político.
Início do século XX, os integrantes do POSDR divergiam quanto à forma de implantação do comunismo na Rússia. Ocasionou dissidência interna e o partido deu origem a dois grupos, interpretações diferenciadas do comunismo.
Revolução Russa. Início em fevereiro de 1917 – movimento de massa contra o czarismo. Começou com a marcha de mulheres russas – homenagem ao Dia da Mulher: (São Petersburgo – 1914 – Petrogrado). 8 de março (no nosso calendário). 23 de fevereiro (calendário russo). Organizados em sovietes rebeleram contra tropas imperiais e exigência da extinção do czarismo. Nicolau II renunciou. Governo Provisório: Caráter liberal. Prosseguiu com a guerra contra a Alemanha. Insatisfação entre operários e camponeses.
Revolução Russa. Soldados recusavam a lutar contra os sovietes – espalharam pelo país. Governo Provisório foi destituído por um golpe de Estado liderado pelos bolcheviques apoiados pelos sovietes, em outubro. Revolução de Outubro instalou Lênin no poder - atitudes: Tratado de Brest-Litovsk (acordo de paz com a Alemanha). Retirada da Rússia da guerra. Ordem secreta de executar Nicolau II e sua família. Fim da dinastia Romanov e do absolutismo russo. Abolição da propriedade privada. Nacionalização das terras agrícolas (entregues a camponeses). União de todos os bancos privados em uma única instituição financeira controlada por deputados representantes do povo. Produção e distribuição de bens controladas pelos sovietes. Fábricas e instituições entregues aos proletários.
Guerra Civil. Reação contrarrevolucionária Guerra Civil de 1918: Exército Vermelho (liderado por Leon Trotsky). Exército Branco (ex-generais czaristas) – potências capitalistas enviaram tropas devido a temor de alastramento comunista.
Consolidação do comunismo soviético. Bolcheviques afastaram os opositores e comunistas divergentes (mencheviques e populistas). Comunismo com vertente leninista –único e oficial. Rússia de 1918 a 1921 país abalado (crise econômica e social). Comunismo de guerra – medidas de Lênin diante da crise russa: Extinguiu o uso do dinheiro. Aboliu as leis de mercado. Estabeleceu o controle do Estado sobre a produção agrícola camponesa. Miséria generalizada substituição do comunismo de guerra pela NEP.
Consolidação do comunismo soviético. Medidas da NEP (Nova Política Econômica): Estatização de algumas empresas essenciais ao país. Liberação de medidas capitalista: Permissão para o desenvolvimento do comércio e da indústria. Estabelecimento de cotas vendidas pelos camponeses para o Estado – restante liberado para comercializar livremente. Restabelecimento econômico e social da Rússia. Após a morte de Lênin, Joseph Stalin assume o poder: Rússia era isolada de outros países. Defesa: comunismo em um só país. Governo totalitário (1927-1955). Enfrentou a Alemanha na Segunda Guerra Mundial.