1 / 25

A MATEMÁTICA E O GPS: COORDENADAS GEOGRÁFICAS, DISTÂNCIAS E ÂNGULOS ESFÉRICOS .

A MATEMÁTICA E O GPS: COORDENADAS GEOGRÁFICAS, DISTÂNCIAS E ÂNGULOS ESFÉRICOS. Luciana Cadar Chamone Orientador: Francisco Dutenhefner. O que é GPS?. O SISTEMA DE POSIONAMENTO GLOBAL (GPS).

gannon
Download Presentation

A MATEMÁTICA E O GPS: COORDENADAS GEOGRÁFICAS, DISTÂNCIAS E ÂNGULOS ESFÉRICOS .

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. A MATEMÁTICA E O GPS: COORDENADAS GEOGRÁFICAS, DISTÂNCIAS E ÂNGULOS ESFÉRICOS. Luciana Cadar Chamone Orientador: Francisco Dutenhefner

  2. O que é GPS? O SISTEMA DE POSIONAMENTO GLOBAL (GPS) • GPS é um sistema de radionavegação, inicialmente desenvolvido e controlado pelo departamento de defesa dos Estados Unidos que permite a qualquer usuário saber a sua localização, 24 horas por dia, sob quaisquer condições atmosféricas e em qualquer ponto do globo terrestre.

  3. O GPS é constituído por três segmentos principais:( O segmento espacial, o segmento de controle e o receptor ) • O segmento espacial é constituído por 24 satélites orbitando em torno da terra a uma altura aproximada de 20.200Km acima do nível do mar. Foi concebido para que exista no mínimo 4 satélites visíveis acima do horizonte a qualquer ponto da superfície e a qualquer altura.

  4. O segmento de controle é constituído por estações terrestres distribuídas ao longo do globo. Uma estação principal rastreia os satélites, atualiza suas posições orbitais calibra e sincroniza seus relógios. Essas informações são enviadas a cada satélite para depois serem transmitida por este ao receptor.

  5. O segmento do usuário é o aparelho receptor, usado para receber e converter o sinal GPS em posição, velocidade e tempo. Inclui ainda todos os elementos necessários neste processo como as antenas e software de processamento.

  6. Como funciona o GPS Cada satélite transmite continuamente um sinal que é recebido pelo receptor. Este por sua vez, mede o tempo que os sinais demoram para chegar até ele. Multiplicando este tempo pela velocidade do sinal (velocidade da luz), obtém-se a distância entre o satélite e o receptor. d = v x t Daí o receptor está na esfera de centro no satélite e raio d.

  7. Para determinar a posição do receptor Se o receptor capta o sinal de um satélite, concluí-se que ele deve estar sobre a superfície da esfera que tem centro no satélite e raio igual a distância do receptor ao satélite. Agora, se ao mesmo tempo o receptor recebe o sinal de dois satélites, ele deve estar na interseção de duas esferas, cujos centros são os satélites:

  8. Quando o receptor recebe o sinal de mais um satélite, ele deve estar na interseção de 3 esferas, cujos centros são os satélites. Neste caso a interseção de três esferas é um conjunto com dois pontos. Com a interseção de mais uma esfera, conseguimos identificar o ponto de localização do receptor.

  9. Logo, para determinar a posição do receptor é necessário, que este receba o sinal de no mínimo 4 satélites. A localização é dada pela interseção de quatro esferas imaginárias, sendo os satélites o centro das esferas.

  10. INTERSEÇÃO DE QUATRO ESFERAS Teorema: Sejam S1, S2, S3 e S4 quatro superfícies esféricas, tais que S1 ∩ S2 ∩ S3 ∩ S4 ≠ Ø. Se os centros dessas esferas não são coplanares, então S1 ∩ S2 ∩ S3 ∩ S4 contém um único ponto.

  11. COORDENADAS DE UM PONTO NO ESPAÇO. Coordenadas cartesianas: Coordenadas geográficas:

  12. Geometria Esférica

  13. DISTÂNCIA ENTRE DOIS PONTOS CONTIDOS NA SUPERFÍCIE ESFÉRICA. Sejam A e B dois pontos sobre a esfera S. Esses pontos dividem o grande círculo de S que os contém em dois arcos. O menor deles é a geodésica que liga A até B.

  14. Ângulo esférico: Ângulo entre dois grandes círculos que se intersectam em um ponto P. É determinado pelo ângulo entre os vetores V e W , tangentes aos grandes círculos em P.

  15. Triângulo esférico: É formado por três pontos distintos A, B, C e pelos arcos geodésicos AB, AC, BC. Um triângulo esférico define seis ângulos, sendo três ângulos de lados e três ângulos de vértices.

  16. Os três ângulos de lados são : Os comprimentos dos lados desse triângulo esférico são dados por:

  17. Os três ângulos de vértices são : Os ângulos Os ângulos podem ser dados por:

  18. Lei dos cossenos : Seja dado um triângulo esférico ABC em uma esfera S de raio R. Então

  19. CÁLCULO DE DISTÂNCIAS AÉREAS E ÂNGULO AZIMUTE • Distância em quilômetros entre Belo Horizonte e Beijing.

  20. Para isso usamos as coordenadas de BH e Beijing.

  21. Aplicando a Lei dos cossenos, tem-se a seguinte equação: Distância

  22. b) Ângulo azimute de Belo Horizonte a Beijing: ângulo .

  23. c) Ângulo azimute e de Beijing a Belo Horizonte: ângulo .

  24. REFERÊNCIAS [1]ALVES, S. A geometria do globo terrestre, II Bienal da Sociedade Brasileira de Matemática, 2004. Disponível em: www.bienasbm.ufba.br. Acessado em: setembro 2008. [2]ALVES, S. A matemática do GPS Revista do Professor de Matemática, n.59, 2006. [3]JENNINGS, George. Modern geometry with applications. New York: Springer-Verlarg, 994. [4]LIMA, Elon Lages. Coordenadas no espaço. Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Matemática/IMPA, c1993. [5]ROCHA, Cézar H.B. GPS de navegação: para mapeadores, trilheiros e navegadores, Ed. Autor, 2003. [6]SANTOS, Reginaldo J. Um curso de geometria analítica e álgebra linear.Imprensa Universitária da UFMG, 2007. Sites: [7]www.gpsvehiclenavigation.com. [8]http://paginas.terra.com.br/educacao/Astronomia/distancia.html

More Related