90 likes | 213 Views
Gestão da Qualidade – Motivação. Motivção O que é Motivação (do Latim Movere )? MOTIVA + AÇÃO = Motivo para agir É o processo psicológico que determina a intenção (predisposição), a direção e a persistência do comportamento. Motivação: escala de necessidades.
E N D
Gestão da Qualidade – Motivação Motivção O que é Motivação (do Latim Movere)? MOTIVA + AÇÃO = Motivo para agir É o processo psicológico que determina a intenção (predisposição), a direção e a persistência do comportamento.
Treinamento Comportamental Motivação Características: • É pessoal, individual e intransferível; • Tem caráter intencional; • É multifacetada (necessidades, motivos e incentivos). A motivação torna-se o elemento chave para os resultados de várias propostas de vida, e, em particular, a obtenção da qualidade nos programas de excelência que muitas organizações objetivam introduzir, e, ainda mais difícil, conseguir a sua manutenção.
Inovações Tecnológicas A necessidade da organização em se manter competitiva e à frente a dos concorrentes, é a noção fundamental da constante procura pela inovação. Para a empresa se manter competitiva e sobreviver nesse novo ambiente de negócios é preciso estar atenta “[...] às mudanças, ser flexível, perceber as inovações tecnológicas e, principalmente, entender que informação e conhecimento são fatores estratégicos”. Cavalcanti etal (2001, p.58) Para as organizações se manterem competitivas, necessita promover mudanças imediatas e radicais em suas estruturas e em seus métodos de trabalho. Chiavenato (2004)
Planejamento para Qualidade e Produtividade Planejamento: é o processo derivado da função da administração de planejar, que significa “especificar os objetivos a serem atingidos e decidir antecipadamente as ações apropriadas que devem ser executadas para atingir esses objetivos“. Plano:é a definição de como os processos e recursos serão coordenados, articulados e alocados para se atingir os objetivos determinados. Níveis e Tipos de Planejamento Pela ótica dos níveis hierárquicos, temos três tipos de Planejamento: • Estratégico:considera a empresa como um todo e é elaborado pelos níveis hierárquicos mais altos da organização. • Tático: a atuação é em cada área funcional da empresa, compreendendo os recursos específicos. Seu desenvolvimento se dá pelos níveis organizacionais intermediários, tendo como objetivo a utilização eficiente dos recursos disponíveis com projeção em médio prazo. • Operacional: identifica os procedimentos e processos específicos requeridos à operacionalização das tarefas e atividades rotineiras da empresa. É elaborado pelos níveis organizacionais inferiores. Os planos são desenvolvidos para períodos de tempo bastante curtos.
Planejamento para Qualidade e Produtividade Toda organização, seja ela micro, pequena, média ou grande empresa, necessita de um direcionamento estratégico para suas atividades. Quando a empresa possui um planejamento estratégico, todas as decisões e direções tomadas internamente devem proporcionar o alcance das estratégias estabelecidas. Não possuindo esse recurso, a empresa deverá estabelecer um direcionamento estratégico que a permita focar o cliente e a melhoria contínua como prioridade, conduzindo seus processos fundamentados nos conceitos da qualidade.
Planejamento para Qualidade e Produtividade Um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) deve ser implementado para que a empresa possa alcançar sua visão de futuro e seus objetivos de longo, médio e curto prazo. A organização dos processos do SGQ deve priorizar o alcance dos objetivos e das respectivas metas. O planejamento do SGQ deve, portanto, ser iniciado no nível estratégico e desdobrado até o nível operacional (planejamento e controle da produção ou dos serviços). Quando a empresa possui implementado o Planejamento Estratégico, sua Política e seus Objetivos da Qualidade são desdobrados deste planejamento, definido claramente os resultados a serem alcançados.