120 likes | 384 Views
O ch tornou- se a bebida mais consumida no mundo, depois da gua, tanto pelo prazer que proporciona como por suas propriedades teraputicas.. Preparo no capricho. O momento da compra muito importante. Evite as ervas vendidas em feiras livres ou barraquinhas de rua. Elas podem estar misturadas, mofadas ou contaminadas", adverte a farmacutica Glria Coelho..
E N D
1. CHÁ DE BELEZA E BEM- ESTAR Anote o nosso cardápio de chás: as plantas escolhidas fazem maravilhas contra gripe, ansiedade, envelhecimento precoce, celulite e até TPM. Sem gastar muito, você vai se livrar de toxinas, tratar a pele e ganhar disposição.
2. O chá tornou- se a bebida mais consumida no mundo, depois da água, tanto pelo prazer que proporciona como por suas propriedades terapêuticas.
3. Preparo no capricho O momento da compra é muito importante. Evite as ervas vendidas em feiras livres ou barraquinhas de rua. “Elas podem estar misturadas, mofadas ou contaminadas”, adverte a farmacêutica Glória Coelho.
4. “Procure comprar plantas ou chás processados por laboratórios credenciados pelo Ministério da Saúde, pois eles primam pela qualidade tanto da matéria- prima quanto da embalagem- fundamental para conservar o produto.” Nem pense em reutilizar as ervas ou os saquinhos.
5. Os especialistas aconselham também a não adoçar o chá com açúcar branco, mas quem não gosta do sabor amargo de algumas ervas pode usar um pouquinho de mel ou açúcar mascavo.
6. Veja a seguir os 2 modos de preparo. Infusão- esse método é indicado para ervas soltas ou de saquinhos. Leve a água ao forno e, assim que levantar fervura, desligue. Despeje em um recipiente de porcelana, vidro ou cerâmica sobre a erva. Tampe e deixe descansar por 2 ou 3 minutos. Coe- no caso de ervas soltas- e tome a bebida fria ou quente. Decocção- o processo é apropriado para raízes, talos e cascas. Coloque a quantidade indicada pelo terapeuta ou descrita na embalagem em um recipiente refratário- só não pode ser de alumínio, pois ele solta partículas capazes de oxidar a planta. Cubra com água e ferva por 10 minutos. Tire do fogo e deixe tampado por 2 minutos. Coe e beba quente ou frio.
7. Má digestão Melhores chás- louro, alcachofra e boldo- do- chile
Efeitos terapêuticos- antiácido, laxativo, digestivo e antiespasmódico. Dose ideal- antes das refeições.
Contra- indicações- crianças até 12 anos, gestantes e lactantes (mulheres que estão amamentando).
8. Mau hálito Melhores chás- malva e tomilho.
Efeitos terapêuticos- cicatrizante, antiinflamatório e anti- séptico. Dose ideal- antes das refeições.
Contra- indicações- gestantes e lactantes.
9. Celulite Melhores chás- centella asiática, cavalinha e hamamélis.
Efeitos terapêuticos- desintoxicante, ativador da circulação sanguínea e do metabolismo. Dose ideal- duas xícaras ao dia.
Contra- indicações- gestantes, lactantes, pessoas com insuficiência renal ou hepática, gastrite ou úlcera.
10. Gordura localizada Melhores chás- cáscara- sagrada, carqueja e bardana.
Efeitos terapêuticos- diurético, laxativo, digestivo e estimulador da circulação. Dose ideal- de uma a 3 xícaras ao dia.
Contra- indicações- gestantes, lactantes e pessoas com obstrução intestinal.
11. Gripes e resfriados Melhores chás- guaco, poejo e gengibre.
Efeitos terapêuticos- expectorante e descongestionante Dose ideal- não há.
Contra- indicações- não há.
12. Cólica e TPM Melhores chás- camomila e hortelã.
Efeitos terapêuticos- antiinflamatório, antiespasmódico e ansiolítico. Dose ideal- sempre que tiver dor.
Contra- indicações- gestantes e lactantes.
13. Ansiedade e insônia Melhores chás- melissa, maracujá, camomila e erva- cidreira.
Efeitos terapêuticos- calmante, sedativo, relaxante. Dose ideal- duas ou 3 xícaras ao dia.
Contra- indicações- gestantes, lactantes e pessoas com hipotensão arterial (pressão sanguínea baixa).