70 likes | 163 Views
FORMAS DE ACESSO AO PROFAPS ASPECTOS PEDAGÓGICOS. Equipe: Kátia – BA Aparecida - BA Eliana – PA Ana Valéria – AP Nair – AM Silvana – AP Graça – SP Suelene – MG Paula - MG Virginia – CE Cecília _- Apoio. 1) COMO AS ESCOLAS PODERIAM SE ORGANIZAR PARA IDENTIFICAR ESTES PROFISSIONAIS.
E N D
FORMAS DE ACESSO AO PROFAPSASPECTOS PEDAGÓGICOS Equipe: Kátia – BA Aparecida - BA Eliana – PA Ana Valéria – AP Nair – AM Silvana – AP Graça – SP Suelene – MG Paula - MG Virginia – CE Cecília _- Apoio
1) COMO AS ESCOLAS PODERIAM SE ORGANIZAR PARA IDENTIFICAR ESTES PROFISSIONAIS • Articulando-se com as instâncias de controle social e de decisões do SUS (conselhos municipais, estadual, CIB,CIR ou CIB micro, pólos e fóruns de educação permanente em saúde, secretaria estadual e municipais de saúde e outros. • Realizar o diagnóstico dos trabalhadores que necessitam de habilitação\qualificação, com os gestores municipais e instancias técnico-politicas acima citados.
A perspectiva é de inclusão social, tanto para aqueles que já estão no setor de saúde (SUS), quanto para aqueles que necessitem serem incluídos em processo de formação para atender o SUS, a partir dos seguintes critérios: • evitar clientelismo político, ver formas do candidato estar vinculado ao serviço, que possam ser escolhido pela comunidade e validado junto aos conselhos municipais de saúde. • articular com outros projetos sociais de inclusão de jovens e adultos, a exemplo do EJA, Projovem, Escola aberta, ampliação das conexões dos saberes.
Quais as estratégias de busca? • Priorizar os estabelecimentos públicos de acordo com a porcentagem a sua vocação para o SUS. • Priorizar os estabelecimentos privados de acordo com investimentos no SUS em termos de números de leitos, exames complementares disponíveis, etc.
3) Quais as estratégias para atender a demanda de profissionais que não possuam a escolaridade necessária para a realização do curso de educação profissional? • Parceria/articulação/estreitamento/vínculo/planejamento do MS com o MEC para desenvolver estratégia de formação básica (ex. PROEJA e outras modalidades de educação de adultos. • Desenvolver estratégias diferenciadas para as regiões norte e nordeste, que contemplem suas dificuldades loco-regionais de acesso (mais flexibilidade dos processos e alocação diferenciada de recursos)
2) Quais as estratégias de mobilização para buscarmos estes trabalhadores? • Quem seriam estes trabalhadores? A)Trabalhadores do SUS, que atuam de forma irregular/em desvio de função/ exercentes e/ou atendentes de uma determinada profissão. • B) trabalhadores para os quais não existe quadro em numero suficiente no setor de saude, necessitando de recrutamento na comunidade
4) Quais as estratégias pedagógicas a ser desenvolvidas pelas escolas a fim de garantir a permanência do trabalhador ns cursos frente as dificuldades de conciliação ensino-serviço? Critérios: • Construção coletiva do referencial curricular do curso, buscando a integração do mundo do trabalho com o mundo do ensino, com uma metodologia problematizadora que leve o individuo a contribuir na construção do conhecimento, partindo das diretrizes curriculares baseadas no desenvolvimento de competencias e habilidades: saber fazer, saber-saber, saber ser ou agir. • Destacou-se alguns eixos transversais: humanização, políticas públicas, ética, trabalho em equipe, educação ambiental, trabalho com a comunidade. 3) Preparação do docente para atender a proposta pedagógica