490 likes | 634 Views
A Instituição Teológica e o Preparo do Candidato. OPBB – Belforroxense – 14/08/2012 Pr Davidson Freitas. A INSTITUIÇÃO TEOLÓGICA E O PREPARO DO CANDIDATO. AGENTES DO PROCESSO DE PREPARO MINISTERIAL Igreja Pastor / liderança Candidato Instituição Teológica Professores Colegas.
E N D
A InstituiçãoTeológica e o Preparo do Candidato OPBB – Belforroxense – 14/08/2012 Pr Davidson Freitas
A INSTITUIÇÃO TEOLÓGICA E O PREPARO DO CANDIDATO AGENTES DO PROCESSO DE PREPARO MINISTERIAL • Igreja • Pastor / liderança • Candidato • Instituição Teológica • Professores • Colegas
A INSTITUIÇÃO TEOLÓGICA E O PREPARO DO CANDIDATO AGENTES DO PROCESSO DE PREPARO MINISTERIAL Igreja • Identificação do vocacionado; • Avaliação do vocacionado: maturidade, convicção, preparo prévio, vida, família, projeto futuro, finalidade, possibilidade de ministério; • Apoio ao vocacionado: espiritual, financeiro, ministerial, prático, emocional; e • Acompanhamento: monitoração presença, notas...
A INSTITUIÇÃO TEOLÓGICA E O PREPARO DO CANDIDATO AGENTES DO PROCESSO DE PREPARO MINISTERIAL PASTOR • Liderar o processo de identificação e avaliação do vocacionado; • Identificar a Instituição adequada; • Acompanhamento do vocacionado: pessoal, financeiro, espiritual, convicção de chamado, consagração, performance ao longo do curso; e • Mentoria.
A INSTITUIÇÃO TEOLÓGICA E O PREPARO DO CANDIDATO AGENTES DO PROCESSO DE PREPARO MINISTERIAL CANDIDATO • Experiência de chamado; • Auto-avaliação: conduta, carreira, vida acadêmica, estrutura familiar, momento pessoal, finanças; • Identificação de parceiros de oração; e • Apresentação à igreja e à liderança.
A INSTITUIÇÃO TEOLÓGICA E O PREPARO DO CANDIDATO AGENTES DO PROCESSO DE PREPARO MINISTERIAL INSTITUIÇÃO DE ENSINO • Definição de sua linha teológica; • Confessionalidade denominacional; • Rumos quanto ao MEC; • Contratação do corpo docente; • Desenvolvimento dos processos de trabalho (efetividade); • Processo seletivo; e • Processo de desenvolvimento.
A INSTITUIÇÃO TEOLÓGICA E O PREPARO DO CANDIDATO Eficiência: Determina o quanto uma organização/pessoa usa corretamente seus recursos. Quanto mais alto o grau de produtividade na utilização de seus recursos, mais eficiente é a organização. É a realização de atividades ou tarefas de maneira certa e inteligente, com o mínimo de esforço e com máximo aproveitamento de recursos. É fazer certo. Eficácia: Determina o quanto uma organização realiza seus objetivos. Quanto mais alto o grau de realização dos objetivos, mais a organização é eficaz. Eficácia é fazer a coisa certa. Sempre que somos eficazes somos eficientes, porém o inverso não é verdadeiro.
A INSTITUIÇÃO TEOLÓGICA E O PREPARO DO CANDIDATO EFETIVIDADE Quandoaliamos a eficiência à eficácia, nostornamosefetivos e fazemostudo com excelência.
A INSTITUIÇÃO TEOLÓGICA E O PREPARO DO CANDIDATO FASES DO PROCESSO DE PREPARO Seleção Orientações iniciais Fornecimento de conteúdo básico Construção de conhecimento Combinação prática do conteúdo Fechamento - TCC
CONTEÚDO NO PROCESSO DE FORMAÇÃO A INSTITUIÇÃO TEOLÓGICA E O PREPARO DO CANDIDATO
A INSTITUIÇÃO TEOLÓGICA E O PREPARO DO CANDIDATO CONTEÚDO DO PROCESSO DE FORMAÇÃO Constituição de 3 núcleos de estudos • Núcleo Fundamental: disciplinas sobre o universo da Bíblia: AT, NT, Teologia do AT, Teologia do NT, História da Igreja, História da Formação da Bíblia, História dos Batistas, Teologia Sistemática, Hermenêutica, Exegese, Idiomas Originais (Grego e Hebraico); • Núcleo Interdisciplinar: com disciplinas que dialogam com a Teologia e com a prática ministerial: Psicologia, Sociologia, Filosofia, Antropologia, Fenomenologia, Administração e Direito; e • Núcleo formativo teórico-prático: disciplinas de caráter prático: Missiologia, Homilética, Evangelismo, Aconselhamento, Liderança, e Aspectos Eclesiásticos (presidência de assembleia, regras parlamentares, redação de atas, estatutos, regimentos...).
A INSTITUIÇÃO TEOLÓGICA E O PREPARO DO CANDIDATO O QUE O PASTOR PRECISA FAZER Priorizar a vida com Deus e a família; Fortalecer o discipulado na igreja; Buscar conhecimento em diversas áreas; Desenvolver um programa pessoal de atualização ministerial; Dialogar com o tempo presente nas suas manifestações intelectuais e artísticas; Ter compromisso com a comunidade em que está inserido; Definir como contribuir teologicamente a partir de suas especializações; e Produzir material escrito das suas reflexões
MISSÃO Servir às igrejas batistas atuando na capacitação ministerial dos vocacionados e líderes por elas enviados, a fim de viabilizar sua missão evangelizadora e transformadora do ser humano de forma integral.
VISÃO Ser uma instituição de educação ministerial batista, comprometida com a Palavra de Deus, com os princípios denominacionais, com a excelência de um ensino cristão firme e apologético, que satisfaça às igrejas que desejarem capacitar seus líderes em consonância com nossa confissão de fé e princípios.
VALORES Reconhecimento da soberania de Deus; Cooperação com a denominação Batista em todos os níveis; Lealdade aos princípios e doutrinas batistas, para assim vivenciar e difundir os valores e a ética cristã; Desenvolvimento de um ambiente de comunhão e unidade com o cultivo do convívio social em termos de respeito e cooperação mútuos e formação da consciência crítica em sociedade que preserve o ser humano e sua dignidade; Busca constante de melhoria da qualidade e da profundidade no ensino, sempre norteado pelos princípios e doutrinas batistas; Promover uma formação integral da pessoa humana com o desenvolvimento do senso crítico e a autocrítica, sem perda dos valores batistas e legítimos do cristianismo, com foco no aluno e na qualidade acadêmica;
VALORES Ética, transparência e integridade em todos os nossos atos; Respeito à liberdade de pensamento; Priorização das pessoas em detrimento das coisas com foco no ser humano e sua qualidade de vida; Preocupação permanente com a satisfação das pessoas que fazem parte da Comunidade Acadêmica do Seminário do Sul; Qualidade e produtividade acima da média; Aprendizado contínuo; Excelência naquilo que fazemos.
PERFIL DO ALUNO FORMADO Um ser humano íntegro, ético e relacional, que mantém o diálogo aberto consigo mesmo, com Deus, com o mundo e com os outros – inclusive aqueles que têm convicções e características diferentes das suas. Desejamos contribuir para seu desenvolvimento pleno como ser que pensa, sente e age de modo responsável e proativo, aplicando seus conhecimentos para a transformação do mundo em um lugar melhor para se viver para todos. E fazendo isso sempre de um jeito leve, feliz e equilibrado.
Para isso, é preciso: LIDERANÇA GESTÃO EFICIENTE EM TEMPOS DE CRISE
LIDERANÇA É a capacidade de influenciar os outros a liberar o seu poder e potencial de forma a impactar o bem maior.
LIDERANÇA A liderança não deve ser exercida apenas por um ganho pessoal, mas deve ter um propósito maior! Líderes que servem a si mesmos serão uma coisa do passado!
LIDERANÇA Como motivar as pessoas ? Servindo antes de liderar! Liderar pelo exemplo! Filme - exemplo
LIDERANÇA VALORES QUE DEVEM NORTEAR A LIDERANÇA Ética fazer a coisa certa; Relacionamentosdesenvolverconfiança e respeitomútuos; Sucessooperarumaorganizaçãorentável e bemadministrada; AprendizagemSemprecrescer, pesquisar e desenvolver.
As Facetas da Liderança • Respeito • Experiência • Força emocional • Habilidades pessoais • Disciplina • Visão • Dinamismo • Sensibilidade • Humildade • Serviço CREDIBILIDADE
Liderar é ter um destino certo. Se você e seu pessoal não souberem para onde vão, sua liderança não fará diferença. LIDERANÇA
LIDERANÇA Constrói uma visão clara para a organização
LIDERANÇA CONSTRÓI UMA VISÃO CLARA PARA A ORGANIZAÇÃO Para alcançarresultadosextraordinários é preciso saber paraondeestá indo; Uma visãoconstróiconfiança, respeito, cooperação, interdependência, motivação e responsabilidademútuapelosucesso; A visãopermiteque as pessoasfaçam as escolhascertas; A visãodápoder e anima a alcançar o querealmente se deseja;
LIDERANÇA CONSTRÓI UMA VISÃO CLARA PARA A ORGANIZAÇÃO A visãogeraânimo e paixãoporque as pessoassentemqueestãofazendo a diferença; Abreespaçopara a criatividade e paraassumirriscos; Forneceorientaçãoparadecisõesdiárias de forma quetodostrabalhem em direçãoaoalvocerto e semobjetivosconflitantes.
As 10 atitudes de uma liderança de alto impacto Procuraroportunidades desafiadoras para mudar, crescer, inovar e melhorar. Experimentar, arriscar-se e aprender com os erros. Imaginarum futuro enaltecedor e enobrecedor. Arregimentaros outros para uma visão comum mediante o apelo aos valores, interesses, esperanças e sonhos deles. Incentivara colaboração mediante a promoção de objetivos cooperativos e o desenvolvimento da confiança. Fortaleceras pessoas ao distribuir poder, possibilitar a escolha, desenvolver a competência, designar tarefas críticas e proporcionar apoio explícito. Desafiar o Estabelecido Inspirar uma Visão Compartilhada Permitir que os outros ajam
As 10 atitudes de uma liderança de alto impacto Apontar o Caminho Encorajar o Coração Estabelecero exemplo ao se comportar de modo coerente com os valores compartilhados. Alcançarpequenas vitórias capazes de promover o progresso consistente e estabelecer compromissos. Reconheceras contribuições individuais para o êxito de qualquer projeto. Celebrarcom regularidade as realizações da equipe.
Os perigos na caminhada de uma liderança de alto impacto OrgulhoO sucesso em projetos e metas superadas pode gerar elogios, e estes, podem gerar orgulho. Murmuração Continue acreditandomesmoemmeioàsdificuldades. Rebelião/oposiçãoouçaosinsatisfeitos e resolvaosproblemas. Desânimoa paixãopeloquevocêfazdevepermanecersempreacesa. NegligênciaO líder deve levar a equipe à busca constante de melhoria, de crescimento e de inovação.
Os perigos na caminhada de uma liderança de alto impacto MedoNão deixe que o medo paralise sua liderança. O líder está sempre assumindo riscos. CobiçaQuerer mais simplesmente para aumentar o poder, a influência, o nosso próprio domínio é um risco muito grande de sucumbir à cegueira. Decisões baseadas na cobiça, geralmente não são sábias e não conseguem motivar a equipe. Inversão de importânciana correria do dia-a-dia, muitos líderes acabam dando prioridade aos resultados e não às pessoas. Desta forma, os membros das equipes passam a achar que são julgados apenas por aquilo que fazem e não pelo que são.
Os desafios na caminhada da liderança Manter contato com a realidade Ao perder contato com a base do negócio começa a perder informação fundamental para entender o negócio e antecipar mudanças. Manter-se atualizadoNão acompanhar a dinâmica do ambiente onde se está inserido é fatal para qualquer líder. Vencer a acomodaçãorepetir o quefoisucesso no passado. Manter a capacidade de comunicaçãoOrganizações que não são relevantes para o contexto onde estão inseridas, perdem esta capacidade, vão gradativamente se enfraquecendo e diminuindo. Manter a estabilidade emocional, mesmo sob pressão a realidade do exercício da liderança é a constante busca de superação.
Os desafios na caminhada da liderança Preservar a famíliaNão deixe que a pressão pelo sucesso destrua sua família. Desenvolver um programa de capacitação de desenvolvimento da equipe Identificar e preparar líderes em potencial Manter a ética e integridade nas ações Estar aberto para mudanças
A Liderança é imprescindível em momentos de crise!!! GESTÃO EFICIENTE EM TEMPOS DE CRISE FILME – DESAFIANDO GIGANTES
GESTÃO EFICIENTE EM TEMPOS DE CRISE PASSOS PARA UMA GESTÃO EFETIVA • 1 – Avaliar a Situação • Fazer uma análise SWOT (FOFA): • Strengths (Fortalezas) • Weakness (Fraquezas) • Opportunities (Oportunidades) • Trheats (Ameaças) Com isso, monta-se um CENÁRIO REAL
GESTÃO EFICIENTE EM TEMPOS DE CRISE PASSOS PARA UMA GESTÃO EFETIVA • 2 – Preparar um plano de ação • Curto, Médio e Longo prazos • Desenvolver um orçamento • Definir pontos intermediários de avaliação • Prontidão para corrigir desvios de rota • Abertura para alterar objetivos
GESTÃO EFICIENTE EM TEMPOS DE CRISE PASSOS PARA UMA GESTÃO EFETIVA • 3 – Trabalhar com uma perspectiva REALISTA • Entender bem o que realmente é possível • Não ser pessimista, nem otimista • Definir uma margem de erro • Prontidão para os imprevistos
GESTÃO EFICIENTE EM TEMPOS DE CRISE PASSOS PARA UMA GESTÃO EFETIVA • 4 – Estar pronto paraaprender com oserros e recomeçar • O medo de errar nos paralisa • Se cair, levante e recomece a caminhada • Persistência • Prontidão para os imprevistos
GESTÃO EFICIENTE EM TEMPOS DE CRISE PASSOS PARA UMA GESTÃO EFETIVA • 5 – Estar pronto paramudar • Não esperar resultados diferentes fazendo as mesmas coisas • O que deu certo no passado, pode não dar certo hoje • Inovação • Criatividade • Flexibilidade
GESTÃO EFICIENTE EM TEMPOS DE CRISE PASSOS PARA UMA GESTÃO EFETIVA • 6 – Encorajar a equipe • Sinalizando claramente quem você é • Definindo claramente os desafios para as pessoas • Vivendo uma vida rica em propósitos • Afirmando as pessoas • Acreditando.
Como Encorajar? • Sinalizandoclaramentequemvocê é: • Mantenhasuaspromessas – cumprasuapalavra; • Persevere; • Expresseclaramenteseuspensamentos; • Façasuasaçõesfalaremmais alto do quesuaspalavras; • Mantenhasuasregras; • Nãotenhamedo de reconhecerseuserros e pedirdesculpas. MOTIVANDO ATRAVÉS DO ENCORAJAMENTO
Como Encorajar? • Definindoclaramentedesafiospara as pessoas: • Descreva o que se deseja das pessoas; • Defina o cronograma – quando se quer; • Liste as recompensas e consequênciasdo que se querfazer; • Identifiqueosobstáculos; • Desenvolvaum plano de ação com todosospassos a serem dados. MOTIVANDO ATRAVÉS DO ENCORAJAMENTO
Como Encorajar? • Vivendoumavidarica em propósitos: (Talento + Paixões + Ambiente) x Visão=Vida rica em propósitos • Seustalentos • Característicasquevocêrealmentedemonstra • Habilidadesquevocêdemonstranaturalmente, semesforçoadicional. • Suaspaixões • Problemasquevocêdesejamuito resolver no mundoaoseuredor • Questõesnasquaisvocêgostaria de se envolvermais • Áreassobre as quaisvocêgostaria de aprendermais. MOTIVANDO ATRAVÉS DO ENCORAJAMENTO
Como Encorajar? • Vivendoumavidarica em propósitos: (Talento + Paixões + Ambiente) x Visão=Vida rica em propósitos • Seuambientepreferido • O ambiente de trabalho ideal paraquevocê se sintaconfortável em compartilharseustalentos e paixões • Suaspreferências de lugar e estilo de ambiente de trabalho. • Suavisão • Como você se vê a simesmo • Como vocêvê o futurodesejado e o quevocêestáfazendoparachegarlá • O quevocêplanejafazer no futuropróximo. MOTIVANDO ATRAVÉS DO ENCORAJAMENTO
Como Encorajar? • Afirmandomais as pessoas: • Reconhecendoseuvalor • Reconhecendosuascontribuiçõespara o grupo • Renovandoseucompromisso com elas • Demonstrando o reconhecimento com ações • Mergulhandoemsentimentospositivos • Copomeiocheiooumeiovazio? • Acreditandonavitória • Eliminando o pessimismo • Fortalecendo as fortalezaseliminando as fraquezas MOTIVANDO ATRAVÉS DO ENCORAJAMENTO
QUE O SENHOR NOS ABENÇOE!!!! FILME FINAL
GESTÃO EFICIENTE EM TEMPOS DE CRISE PERGUNTAS