140 likes | 277 Views
Fórum Empresarial de Apoio às Cidades Sustentáveis. Uma estratégia para empresas e governos atuarem juntos por cidades mais justas e sustentáveis. Construindo fóruns empresariais. Cidades e negócios sustentáveis.
E N D
Fórum Empresarial de Apoio às Cidades Sustentáveis Uma estratégia para empresas e governos atuarem juntos por cidades mais justas e sustentáveis
Construindo fóruns empresariais Cidades e negócios sustentáveis
O Programa Cidades Sustentáveis, uma iniciativa do Instituto Ethos, da Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis e da Rede Nossa São Paulo, conseguiu o compromisso de 191 prefeitos eleitos em 2012 com metas nas áreas econômica, social, ambiental, cultural e de governança.
Os prefeitos assumiram o compromisso de prestar contas do andamento do processo e de monitorar os resultados por meio de um sistema com 100 indicadores de sustentabilidade, que abrangem 12 eixos: responsabilidades globais, saúde, mobilidade, consumo responsável, economia local, educação, cultura, planejamento urbano, gestão local, equidade, bens naturais e governança.
Cada município define suas metas conforme as necessidades e condições específicas, discutidas com as organizações locais e câmaras de vereadores.
Os Fóruns Empresariais podem ajudar a cidade a cumprir essas metas e estimular negócios sustentáveis, direcionando-a no caminho da sustentabilidade.
O que é? Espaço de diálogo entre prefeitura e empresas para: Estimular as empresas a desenvolver práticas que contribuam para a sustentabilidade da cidade e para o cumprimento do plano de metas Estimular as cidades a criar ambientes favoráveis para os negócios sustentáveis, por meio de programas e políticas públicas
Por que o Instituto Ethos? • Além de ser uma das organizações idealizadoras e promotoras do Programa Cidades Sustentáveis, o Ethos possui um histórico na facilitação do processo de constituição do Fórum Empresarial, ainda que em outro formato, experimentado pela Prefeitura de São Paulo no período 2001-2004. • O Fórum funcionou como uma ponte entre os projetos sociais da prefeitura e os investimentos sociais das empresas. Em busca do estabelecimento de um relacionamento virtuoso entre os setores público e privado e tendo a população como a maior beneficiada, foram articuladas parcerias duradouras com o setor privado e garantindo transparência sobre o destino dos investimentos sociais e o envolvimento responsável dos parceiros.
De que forma as empresas podem contribuir para o cumprimento das metas da cidade? • Identificando oportunidades de negócios sustentáveis a partir das metas estabelecidas; • Reduzindo os impactos negativos e estimular os positivos de suas práticas, tomando como referência os indicadores do Programa Cidades Sustentáveis; • Mobilizando sua cadeia de valor para atuar no mesmo sentido; • Incentivando e estimulando seus funcionários e colaboradores a adotarem um estilo de vida mais sustentável e monitorarem as metas estabelecidas
Como será o funcionamento do Fórum? O Fórum compreende quatro espaços distintos, com funcionamentos articulados e complementares: o Conselho de Empresários, o Plenário, a Coordenação Executiva e o Site. Conselho de Empresários Prefeito(a) e lideranças empresariais, participa das principais atividades do Fórum , cujo impacto dará visibilidade pública a seus propósitos e resultados. Compõe o Fórum, convidando empresários e representantes de entidades empresariais. Plenário do Fórum Coração do Fórum, onde acontecem os diálogos principais sobre as possibilidades de avanços conjuntos no plano de metas da cidade com o empresariado. Reúne o Comitê Governamental, o Comitê de Entidades Empresariais e os empresários convidados. Coordenação Executiva Espaço operacional, organiza e administra as atividades do Fórum, garantindo fluxo de informações para o efetivo envolvimento dos empresários nos avanços do plano de metas da cidade. Quanto maior a proximidade dessa coordenação com o(a) Prefeito(a), maior a prioridade dada ao Fórum. • Site • Ferramenta importante para • abrir novas frentes de diálogo, • articulação e comunicação. • É também um espaço de diálogo virtual. • Deve ser área específica • do site da Prefeitura Municipal.
Como será o funcionamento do Fórum? Comitê de Entidades Empresariais Comitê do Comitê Governamental Secretarias e/ou diretorias municipais devem implantar os procedimentos administrativos necessários para a formatação e desenvolvimento das oportunidades de parcerias no Fórum. Relacionam-se diretamente com a Coordenação Executiva, para viabilizar tais parcerias. Divulgação dos propósitos e das atividades do Fórum aos empresários de seus setores, convidando-os para reuniões e informando-os sobre as oportunidades de parcerias.
Quais devem ser os principais passos para a formação do Fórum? • As prefeituras que se interessarem pela ideia do Fórum irão compor um GT com o Ethos para discussão e finalização da metodologia de constituição do Fórum • O Ethos apoiará o processo de mobilização das empresas locais a fim de legitimar esse processo junto ao setor privado • Os Fóruns deverão ser convocados e coordenados pelas Prefeituras
Fatores críticos • Ética e transparência nos procedimentos: ampla divulgação das oportunidades de parceria e de seu desenvolvimento • Credibilidade e visibilidade: as motivações devem sempre girar em torno da criação de oportunidades para a geração de um ambiente propício ao desenvolvimento de negócios sustentáveis que caminhem no sentido de avançar no cumprimento das metas da cidade • Propósito amplo: o foco sempre será a cidade, o bem-estar de sua população e o ambiente para negócios sustentáveis • Operacionalidade: engajamento operacional e político, agilidade nas respostas