90 likes | 264 Views
TEORIA NEBULAR. De acordo com esta teoria, o Sistema Solar, ter-se-á formado a partir de uma nébula (nuvem enorme) formada por gases e poeiras. A matéria começa a condensar, o núcleo da nébula terá aumentado de temperatura e esta começa a rodar.
E N D
TEORIA NEBULAR De acordo com esta teoria, o Sistema Solar, ter-se-á formado a partir de uma nébula (nuvem enorme) formada por gases e poeiras. A matéria começa a condensar, o núcleo da nébula terá aumentado de temperatura e esta começa a rodar. Desta forma, a nébula adquire a forma de disco achatado. Devido à diminuição do raio da nébula a velocidade de rotação começa a aumentar. O Sol, formado essencialmente por H e He forma-se no centro do disco e representa cerca de 98% da massa do Sistema Solar – começam as reacções de fusão nuclear.
TEORIA NEBULAR Os planetas terão crescido no interior do disco através da colisão e posterior acreção de partículas sólidas. Como a condensação (solidificação) dos elementos e compostos da nébula, depende da temperatura, isto é,da distância ao Sol, os elementos/compostos com maiores temperaturas de condensação irão condensar na parte mais interna do disco (ex: Metais – Fe; Ni; Al; e silicatos – material que constitui as rochas), enquanto os composto de hidrogénio (H2O; CH4; NH3) só poderão condensar na periferia. Os gases leves, H e He, nunca chegarão a condensar.
TEORIA NEBULAR Após a acreção gradual de partículas, os corpos vão ficando cada vez maiores designado-se, inicialmente, por – Planetesimais. Por sua vez, a múltipla colisão de planetesimais produzirá os Protoplanetas, que através da acreção de mais material terão dado origem a corpos ainda maiores - Planetas.