130 likes | 254 Views
Escola Secundária/3º CEB Poeta Al Berto, Sines. Exames – Ensino Secundário. 2011-2012. Cursos Científico-Humanísticos E Cursos Profissionais. Alunos internos matriculados na disciplina Alunos externos/autopropostos - matriculados nos cursos profissionais (3º ano)
E N D
Escola Secundária/3º CEB Poeta Al Berto, Sines Exames – Ensino Secundário 2011-2012
Cursos Científico-Humanísticos E Cursos Profissionais • Alunos internos matriculados na disciplina • Alunos externos/autopropostos - matriculados nos cursos profissionais (3º ano) - não matriculados - anularam a matrícula (até final da penúltima semana do 3º P.) - não aprovados
Inscrições/alteração à inscrição Exames Nacionais / Provas de Equivalência à Frequência • 1ª fase Já ocorreu, mas ainda sujeita a alterações. • 2ª fase Prazo único: 10 e 11 de julho Notas: Os alunos que anularem a matrícula até final da penúltima semana do 3º período (1 de junho) devem efectuar a sua inscrição nos dois dias úteis seguintes à informação de deferimento, do pedido de anulação. Os alunos que se encontrem em situação de não aprovados, nas pautas do 3º período, devem alterar a sua inscrição, logo após a afixação das mesmas. Os alunos excluídos por faltas não são admitidos a exame. Os alunos que faltarem à 1ª fase não são admitidos à 2ª fase.
Exame Final Nacional de Filosofia Os alunos do 11.º ano de escolaridade inscrevem-se obrigatoriamente nas duas disciplinas bienais da componente de formação específica ou numa delas e na disciplina de Filosofia da componente de formação geral, de acordo com a opção do aluno. A opção é feita no ato de inscrição para admissão dos exames finais nacionais do ensino secundário. O aluno fica vinculado, até ao final do ano letivo, nas duas disciplinas bienais que optou. O aluno só poderá alterar a opção tomada no ano ou anos letivos seguintes, desde que não tenham concluído nenhuma das disciplinas relativamente às quais pretende alterar a decisão de realização de exame final nacional.
Candidatos 1ª fase É de caráter obrigatório para todos os alunos internos e autopropostos. . Aprovação . Melhoria (disciplinas concluídas no ano anterior) . Ingresso 2ª fase Não tenham tido aprovação nos exames nacionais e nas provas de equivalência à frequência realizados na 1ª fase (os alunos autopropostos devem efetuar inscrição). Pretendam obter melhoria de classificação de exames que já tenham sido realizados na 1ª fase, no mesmo ano letivo (devem efetuar inscrição). Pretendam repetir o exame final nacional, de qualquer disciplina, realizado na 1.ªfase e que se constitua exclusivamente como prova de ingresso Pretendam realizar melhoria de classificação em qualquer disciplina concluída por frequência no mesmo ano letivo. Nesta situação o aluno só se inscreve na 2.ªfase. Excecionalmente, neste ano letivo, um aluno de qualquer curso pode inscrever-se na 2.ª fase, como autoproposto, para a realização de exames finais nacionais de disciplinas que não pertençam ao seu plano de estudos, desde que tenha realizado, na 1.ª fase, outro exame calendarizado para o mesmo dia e hora.
Calendarização dos Exames / Provas de Equivalência à Frequência • 1ª Fase Chamada única - 18 a 26 de junho • 2ª Fase Chamada única - 13 a 18 de julho
Afixação das Pautas • 1ª fase – 9 de julho • 2ª fase – 1 de agosto Resultados das reapreciações: • 1ª fase – 10 de agosto • 2ª fase – 27 de agosto As classificações das provas de exame realizadas na 2ª fase só podem ser consideradas para a 2ª fase de candidatura ao ensino superior para os alunos que: - não reúnam as condições de admissão a exame para a 1ª fase; - repitam exames na 2ª fase, quer para aprovação quer para melhoria de classificação.
Cursos de Ensino Secundário Cursos científicos-humanísticos • Planos de estudo anteriores ao Decreto-Lei nº272/2007 060– Ciências e tecnologias 061 – Ciências Socioeconómicas 062 – Ciências Sociais e humanas • Planos de estudo ao abrigo do Decreto-Lei nº 272/2007 (alunos matriculados, pela 1ª vez no 10º ano, no ano 2007-08 e seguintes.) C60 – Ciências e tecnologias C61 – Ciências Socioeconómicas C62– Línguas e Humanidades C64 – Artes Visuais Cursos profissionais 600 - para todos os cursos
Exames nacionais -20121ª FASE Todos estes exames têm 30 minutos de tolerância
Exames nacionais -20122ª FASE Todos estes exames têm 30 minutos de tolerância
Candidatura ao Ensino superior • Pré-requisitos Os pré-requisitos, exigidos para a candidatura à matricula e inscrição no ensino superior são os constantes na deliberação nº 202/2012, de 16 de fevereiro, da Comissão Nacional de Acesso ao Ensino Superior (CNAES). • 1ª Fase de candidatura: Em cada ano só podem ser utilizados como provas de ingresso os exames realizados na 1.ª fase de exames do ano da candidatura ou de anos letivos anteriores. • 2ª Fase de candidatura: As provas de exame realizadas na 2.ª fase do calendário dos exames finais nacionais são elegíveis apenas para a candidatura à 2.ªfase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior.
Informações • Adquirir o impresso na secretaria • Para qualquer informação/esclarecimento/entrega de candidatura dirigir-se sempre à secretaria às Gestoras: Florbela Faustino eIsabel Beja • Ler atentamente o Guia Geral de Exames – 2011 online nos sites JNE e DGES • Consultar: http://www.es-al-berto.com/ http://www.dgidc.min-edu.pt/jurinacionalexames/index.php?s=directorio&pid=2 http://www.dges.mctes.pt/DGES/pt/Estudantes/Acesso/