100 likes | 1.23k Views
ENCEFALOPATIA HEPÁTICA. Prof. Rafael Fighera, Méd. Vet., Me., Dr., Membro CBPA Departamento de Patologia Centro de Ciências da Saúde Universidade Federal de Santa Maria. O que é encefalopatia hepática?. “Encefalopatia hepática é a expressão utilizada para descrever um
E N D
ENCEFALOPATIA HEPÁTICA Prof. Rafael Fighera, Méd. Vet., Me., Dr., Membro CBPADepartamento de Patologia Centro de Ciências da Saúde Universidade Federal de Santa Maria
O que é encefalopatia hepática? “Encefalopatia hepática é a expressão utilizada para descrever um conjunto de sinais clínicos neurológicos que ocorrem em pacientes com insuficiência hepática pela inadequada remoção de metabólitos tóxicos, principalmente amônia, de seus organismos.”
Quais os tipos de encefalopatia hepática? Encefalopatia hepática crônica Encefalopatia hepática aguda
O que é encefalopatia hepática crônica*? “Encefalopatia hepática crônica é a expressão utilizada para descrever um conjunto de sinais clínicos neurológicos que ocorrem em pacientes com insuficiência hepática crônica que desenvolveram derivações portossistêmicas secundárias à hipertensão portal e, consequentemente, inadequada remoção de metabólitos tóxicos, principalmente amônia, de seus organismos.” *Também chamada de encefalopatia portossistêmica.
Alteração do nível de consciência (comum) Sonolência (comum) Estupor (incomum) Coma (incomum) Mudança de comportamento (comum) Andar em círculo (comum) Compressão da cabeça contra objetos (comum) Déficit visual (incomum) Convulsão* (incomum) Ataxia (comum) Salivação (incomum) Quais os sinais de encefalopatia hepática crônica em cães *Nunca ocorre isoladamente.
O que é encefalopatia hepática aguda? “Encefalopatia hepática aguda é a expressão utilizada para descrever um conjunto de sinais clínicos neurológicos que ocorrem em pacientes com insuficiência hepática aguda e que decorrem da incapacidade do fígado em transformar amônia em ureia devido à lesão hepatocelular massiva e não pela ocorrência de desvios portossistêmicos.”