1 / 15

Edgar Morin

Edgar Morin. É um antropólogo e sociólogo sefardita. Formado em Direito, Historia e Geografia, realizou estudos em Filosofa, Sociologia e Epistemologia.

loyal
Download Presentation

Edgar Morin

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Edgar Morin É um antropólogo e sociólogo sefardita. Formado em Direito, Historia e Geografia, realizou estudos em Filosofa, Sociologia e Epistemologia. Autor de mais de trinta livros, entre elesO método (6 volumes), Introdução ao pensamento complexo, Ciência com consciência e Os sete saberes necessários para a educação do futuro.

  2. No prefácio da obra “A cabeça bem-feita’’o autor explica que o amadurecimento da idéia para o livro levou em torno de 10 anos. Ele sentia e verificava cada vez mais a necessidade de uma reforma no pensamento, que no ponto de vista dele só seria/será possível a partir de uma reforma no ensino.

  3. Capítulo lOS DESAFIOS • " De fato, a hiperespecialização¹ impede de ver o global(que ela fragmenta em parcelas)bem como o essencial (que ela dilui)“. (p. 13)

  4. Complexo O retalhamento das disciplinas torna impossível apreender `` o que é tecido junto ´´, isto é complexo segundo o sentido original do termo. (...) quanto mais os problemas se tornam multidimensionais, maior a incapacidade de pensar sua multidimensionalidade; quanto mais a crise progride mais progride a incapacidade de pensar a crise; quanto mais planetários tornam-se os problemas, mais impensáveis eles se tornam (p.15)

  5. Jean-Paul Fitoussi "Muitos desfucionamentos procedem,hoje,de uma mesma fraqueza da política econômica: a recusa a enfrentar a complexidade... "⁴ . Hayek “Ninguém pode ser um grande economista se for somente um economista. "

  6. Contextualização Devemos, pois, pensar o problema do ensino, considerando, por um lado, os efeitos cada vez mais graves da compartimentarão dos saberes ela incapacidade de articulá-los, uns aos outros; por outro lado, considerando aptidão para contextualizar e integrar é uma qualidade fundamental da mente humana, que precisa ser desenvolvida, e não atrofiada ". (p. 16)

  7. Os desafios • O desafio cultural: • Cultura da humanidade e a científica agravada neste século. • Humanística é uma cultura genética, que pela via da filosofia,dos ensino de romances,alimenta a inteligência geral,enfrenta as grandes integrações humanas estimulando a reflexão sobre o saber. • Científica,bem diferente admirável descobertas teorias geniais mas não uma reflexão sobre o destino humano sobre o futuro da própria ciência.

  8. O desafio sociológico • A área submetida aos três desafios crescimento das característica cognitivas das atividades econômicas ,sociais,política.... • A informação é uma matéria-prima; • O conhecimento de ser permanente revisitado e revisado pelo pensamento; • O pensamento é,mais do que nunca,o capital mais precioso para o indivíduo e a sociedade.

  9. O desafio cívico • Enfraquecimento de uma percepção global leva ao enfraquecimento do senso de responsabilidade • Cada um tente a ser responsável apenas por suas tarefa especializada. • Bem como ao enfraquecimento da solidariedade • Ninguém mais preserva seu elo orgânico com a cidade e seus concidadãos.

  10. A cabeça bem- feita • ‘‘Não se ensinam os homens a serem honestos,mas ensina-se tudo mais.‘‘ Pascal ‘‘A finalidade de nossa escola é ensinar a repensar o pensamento a ‘des-saber’ o sabido e a duvidar de própria duvida;esta é a única maneira de começar a acreditar em alguma coisa.’’

  11. Um dos pontos principais do livro está em torno da questão do que é a CABEÇABEM-FEITA. Para o autor, uma cabeça bem-feita é aquela em • "em vez de acumular o saber precisa dispor ao mesmo tempo de: - uma aptidão geral para colocar e tratar os problemas; - princípios organizadores que permitam ligar os saberes e lhes dar sentido". • (p. 21) Juan de Mairena

  12. Morin diz que o estudo da condição humana não depende apenas do ponto de vista das ciências humanas, da reflexão filosófica e das descrições literárias, mas depende também das ciências naturais renovadas e reunidas.

  13. São as ciências humanas que, no momento atual, oferecem a mais fraca contribuição ao estudo da condição humana, precisamente porque estão desligadas , fragmentadas .

  14. Morin preconiza que na educação, trata – se de transformar as informações em conhecimento e o conhecimento em sapiência.

  15. O aprendizado da auto – observação faz parte do aprendizado da lucidez e que a aptidão reflexiva do espírito humano , que o torna capaz de considerar – se a si mesmo, deveria ser encorajada e estimulada em todos.

More Related