140 likes | 229 Views
Trabalho de Pesquisa Animal. “ Efeito do exercício físico sobre a massa óssea de ratas ”. Estudos feitos no “Departamento de Esportes da Medicina , Universidade Keio de Medicina ( Tóquio – Japão ) e no Departamento de Neurologia do Hospital Mitate ( Fukuoka – Japão ) .
E N D
Trabalho de Pesquisa Animal “Efeito do exercíciofísicosobre a massaóssea de ratas”
Estudos feitos no “Departamento de Esportes da Medicina , Universidade Keio de Medicina ( Tóquio – Japão ) e no Departamento de Neurologia do Hospital Mitate ( Fukuoka – Japão )
Considerações Essenciais : • A prática regular de exercícios tem sidoconsideradocomotendoumainfluênciapositivasobre a saúdeóssea. • Praticarexercíciostem como finalidade aumentar a produção de massa óssea na maturidade esquelética,minimizando a perda óssea durante a meia-idade e após a menopausa.
A osteoporose é um dos problemas mais comuns e corriqueiros em mulheres da meia-idade. Estudos feitos no Japão tem sido realizados para tentar amenizar os efeitos dessa doença sobre a massa óssea cortical e esponjosa. Uma das hipóteses para a prevenção da doença é a prática regular de exercícios físicos, que evita a perda de massa óssea na maturidade e pós menopausa e portanto tem efeito positivo sobre o esqueleto. Para a experimentação foram usados ratos jovens, adultos,ratas ovariectomizadas (sem ovário) e osteopênicos( massa óssea abaixo do normal).
Nos ratos jovens o mesmo mecanismo biológico que aumenta a massa óssea acontece em crianças em fase de crescimento.Nos ratos adultos e idosos o mecanismo biológico funciona como remodelador dos ossos assim como nos adultos humanos.
A esteira ergométrica é utilizada para testar os efeitos dos exercícios sobre os ossos , seu metabolismo e resistência. Porém os efeitos dos exercícios de corrida na espinha lombar dos ratos não podem ser aplicados em humanos. De acordo com os pesquisadores Frost e Jee os ratos podem ser usados como objeto de estudos no combate da osteoporose em humanos, porém os resultados podem variar ,pois os humanos são bípedes e os ratos são quadrúpedes.
Ratos Jovens • Das sete pesquisas em ratos,cinco mostraram aumento da formação óssea naqueles que mantiveram exercícios contínuos.Enquanto que em dois ,cujas atividades físicas foram interrompidas houve um aumento do nível sérico de cálcio,minimizando a formação óssea.
Ratos Adultos • De acordo com os estudos desmonstrou-se que o osso esponjoso foi menos sensível a estimulação através do carregamento mecânico.Os pesquisadores sugeriram que a resposta do osso ao esforço físico não deferiu apenas pela posição mas também pelo tipo de tecido ósseo. Tiveram grupos de ratos que foram submetidos apenas a esforços físicos e outro que foram submetidos ao exercício mais a adição de hormônio de crescimento,porem os dois grupos apresentaram resultado positivo para a formação óssea.
Ratas ovariectomizadas(sem ovário) • Com a retirada do ovário houve, em geral, um aumento na reabsorção óssea mas também da formação óssea . Em ratas adultas ovariectomizadas , a pratica de exercício físicos suprimiu a reabsorção óssea estimulando a formação do osso. Os resultados foram mais significativos em ratas adultas do que jovens.
Ratos osteopênicos( massa óssea abaixo do normal). • Houve duas intervencoes : O exerciciofisico em esteira e a reposicao do hormonio estradiol – E2 ihormonio sexual , mais frequente em fêmeas) tiveram efeito aditivo sobre a massa óssea em geral.
Conclusão • Ratos Jovens : Aumento da massa óssea • Ratos adultos: Aumento da massa ossea • Ratas ovariectomizadas: Prevencaoda perda óssea • Ratos osteopenicos : Aumento da massa e resistência ossea
O experimento levou a conclusão de que a prática de exercícios é mais significativa quando feita em longo prazo.E que ratos treinados com exercícios em esteira ,quando descondicionados perdem os benefícios obtidos através da prática contínua de exercícios .