1 / 10

COLONIZAÇÃO ESPANHOLA NA AMÉRICA

COLONIZAÇÃO ESPANHOLA NA AMÉRICA. Controle e administração das colônias. 1. Casa de Contratação (1503) Criada para organizar a colonização das áreas recém-incorporadas ou das que viessem a ser conquistadas.

matilde
Download Presentation

COLONIZAÇÃO ESPANHOLA NA AMÉRICA

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. COLONIZAÇÃO ESPANHOLA NA AMÉRICA

  2. Controle e administração das colônias 1. Casa de Contratação (1503) Criada para organizar a colonização das áreas recém-incorporadas ou das que viessem a ser conquistadas. Criava regras para o comércio colonial, que funcionava no sistema de exclusivismo metropolitano.

  3. Controle e administração das colônias 2. Conselho das Índias (1524) Formado por pessoas escolhidas pelo rei, que deveriam se responsabilizar pela formulação da legislação relativa às colônias e pelo controle dos funcionários reais lá sediados. Os vice-reis eram nobres indicados pelo rei para serem seus representantes diretos e principais autoridades na colônia. As elites locais mantinham seu poder controlando os cabildos (“câmaras municipais”).

  4. Organização social Chapetones Criollos Mestiços Índios Africanos Colonos brancos nascidos na Espanha. Ocupavam os principais cargos e possuíam minas e terras.

  5. Trabalho e organização econômica da colônia • Mineração Atividade econômica mais importante e rentável. Todas as minas eram do rei, que concedia direito perpétuo de exploração em troca do pagamento do Quinto (20%). No início todas as classes tinham acesso à exploração, com o escasseamento apenas os mais ricos passaram a ter condições de investir na exploração. Permitiu o surgimento de núcleos urbanos próximos às minas.

  6. Trabalho e organização econômica da colônia 2. Agricultura Apresentou dois momentos. O primeiro com a participação dos indígenas para suprir a colônia. Depois em escala comercial com a participação de outras classes sociais. Os cultivos sempre existentes (milho, algodão, cacau, tabaco e etc) dividiram espaço com as haciendas de cana-de-açúcar.

  7. Trabalho e organização econômica da colônia 3. Pecuária A criação de animais ocorreu em várias regiões e com funções diversas. Os animais serviam para alimentação, transporte, tração, fabricação de roupas e acessórios consumidos internamente ou exportados.

  8. Trabalho e organização econômica da colônia 4. Trabalho indígena Principal mão de obra utilizada na colônia, empregada nas minas, na agricultura na construção de obras públicas. Os principais regimes de trabalho forçado dos indígenas foram a encomienda e o repartimiento. • Encomienda: utilização do trabalho dos índios e cobrança de impostos em troca da sua catequização. • Repartimiento: equivalente à mita. Trabalho de índios escolhidos em suas comunidades em troca de alimentação e de um pequeno salário.

  9. Trabalho e organização econômica da colônia 5. Escravidão Era incomum a utilização da escravidão indígena na América. Mas houve a utilização de escravos negros, principalmente nas ilhas do Caribe, onde a oferta de mão de obra era menor. Trabalhavam nas lavouras de cacau, tabaco e, principalmente, café e açúcar.

  10. Resistência e continuidade das culturas nativas Essa continuidade por ser percebida em diversos elementos culturais como: obras arquitetônicas, esculturas, peças de teatro e mitos. Além disso, a luta contra a opressão une os indígenas, como no caso de TupacAmaru que, em 1780 liderou cerca de 40 mil índios contra a exploração do trabalho e para garantir a sobrevivência dos aldeões e suas tradições. Foi condenado e executado. A afirmação indígena ganha força a partir de 1960 e culmina com a eleição de Evo Morales, indígena do povo aymará, à presidência da Bolívia em 2005.

More Related