1 / 9

COMO ORGANIZAR A ROTINA SEMANAL DO(A) COORDENADOR(A) PEDAGÓGICO(A)

COMO ORGANIZAR A ROTINA SEMANAL DO(A) COORDENADOR(A) PEDAGÓGICO(A). ROTINA PEDAGÓGICA - CONCEITO

monifa
Download Presentation

COMO ORGANIZAR A ROTINA SEMANAL DO(A) COORDENADOR(A) PEDAGÓGICO(A)

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. COMO ORGANIZAR A ROTINA SEMANAL DO(A) COORDENADOR(A) PEDAGÓGICO(A)

  2. ROTINA PEDAGÓGICA - CONCEITO A rotina pedagógica é uma seqüência que visa à organização do tempo escolar e apóia-se na reprodução diária. Contudo, não há rotina fixa predeterminada. Deve ser pensada de acordo com as especificidades e os objetivos do trabalho de cada Coordenador Pedagógico e do projeto político pedagógico da escola.

  3. CLASSIFICAÇÃO DAS FUNÇÕES DO COORDENADOR PEDAGÓGICO Retirado do texto: Plano de trabalho do Coordenador pedagógico. Disponível no Blog da 8º CREe. • PREVENTIVA: consiste sempre em procurar a melhoria do processo ensino-aprendizagem. • CONSTRUTIVA: de maneira positiva e cooperativa procurar sempre auxiliar o corpo docente a superar suas dificuldades. • CRIATIVA: estimular habilidades individuais de cada um, buscar novos caminhos, pesquisar e criar novos recursos do ensino. Entre esses conhecimentos, estão as novas tecnologias de informação e comunicação, ou as novas mídias, que serão amplamente usadas pelos educadores;

  4. O QUE NÃO PODE FALTAR NA ROTINA DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA Por: Maria Aparecida Silveira Coordenadora Pedagógica Regional do Instituto Chapada de Educação e Pesquisa (ICEP); pós-graduada em metodologia do Ensino Superior. • 1. Reunião de Formação • Tem como objetivo principal construir coletivamente respostas para os problemas pedagógicos enfrentados pelo grupo. • 2. Observação e acompanhamento do trabalho docente • Consiste em: • Assessorar o planejamento, de forma sistemática e coletiva, em consonância com as diretrizes curriculares; • Acompanhar o trabalho do professor na sala de aula centrando-se especificamente nos problemas didáticos e posteriormente, ter uma reunião individual com o professor para dar devolutivas orais e escritas e, juntos planejarem intervenções para a superação dos problemas. O conteúdo da observação pode também ser usado na formação coletiva, a fim de tratar os pontos que foram evidenciados.

  5. 3. Acompanhamento • Precisa reservar em sua rotina um tempo para avaliar os planos de ensino, projetos e seqüência didáticas, planos de aula, atividades, produções e cadernos dos alunos, atividades avaliativas e registros. Deverá estabelecer o dia da semana em que receberá o material e o devolverá com as observações. • 4. Planejamento da formação • O CP vai elaborar e rever periodicamente o projeto de formação e montar as pautas de cada reunião. Em geral, para essa tarefa, é necessário estudar e pesquisar referências bibliográficas e videográficas. • 5. Organização do acervo • O Projeto Político Pedagógico, os planos anuais dos cursos, os projetos e as seqüências didáticas, os portfólios e as avaliações, entre outros, são documentos de trabalho para CP. Portanto, devem estar sempre em ordem para serem consultados e servirem para a montagem do acervo e da memória pedagógica da instituição. • 6. Planejamento e estudo das práticas formativas • Estudar, investigar e planejar práticas formativas, a fim de atingir os objetivos do projeto de formação, são procedimentos que demandam tempo. O CP precisa ver vídeos que pretende • 6. Produção de registros • Relatório das observações de sala de aula e das análises dos planos dos professores precisam ser registrados por escrito, tanto para dar devolutivas quanto para o próprio planejamento do CP.

  6. tematizar, aprofundar seus conhecimentos sobre estratégias a serem usadas e o conhecimento didático específico para ajudar os professores a compreenderem melhor o objeto de ensino e a maneira de ensinar. • 7. Produção de registros • Relatórios das observações de sala de aula e das análises dos planos dos professores precisam ser registrados por escrito, tanto para dar devolutivas quanto para o próprio planejamento do CP. Assim, cabe a ele organizar o portfólio da formação, bem como o de cada professor, pois isso o ajuda no acompanhamento da formação continuada. • 8. Reunião com alunos e professores • Observar e avaliar os alunos, sempre em parceria com os professores, a fim de planejar o apóio pedagógico necessário ou mesmo comunicar aos estudantes os aspectos em que precisam melhorar. E ainda, promover a autoavaliação dos alunos.

  7. CONSTRUÇÃO DA ROTINA DE TRABALHO DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA

  8. Nome da escola: ________________________________________________________________________________ Cidade-estado: __________________________________________________________________________________ Nome do(a) coordenador(a): ______________________________________________________________________________ Segmento que acompanha na U.E. ________________________________________________________________________ PROPOSTA DE ROTINA SEMANAL PERÍODO: ____/____/____ A ____/____/____

  9. Avance Sempre “...Se você não conseguir fazer uma coisa grandiosa hoje, faça alguma coisa pequena. Pequenos riachos acabam convertendo-se em grandes rios...” Autor desconhecido Salmos, 27:14 - Espera pelo Senhor, tem bom ânimo, e fortifique-se o teu coração; espera, pois, pelo Senhor. clajoci@hotmail.com

More Related