110 likes | 231 Views
ESCOLA MUNICIPAL URBANA FREI EUGÊNIO Uberaba - MG. II ENCONTRO DE EDUCADORES – PROGRAMA ALGAR EDUCA – 04/06/09. Professora :. Aparecida Beatriz Severino Araújo. Situação de produção:. Produção Inicial.
E N D
ESCOLA MUNICIPAL URBANA FREI EUGÊNIO Uberaba - MG II ENCONTRO DE EDUCADORES – PROGRAMA ALGAR EDUCA – 04/06/09 Professora : Aparecida Beatriz Severino Araújo
Situação de produção: Produção Inicial A produção inicial da aluna revela que ela não tem a compreensão de que o gênero textual notícia relata um fato, um acontecimento apresentando informações referentes ao assunto e não apenas frases isoladas (mesmo que a aluna pretendesse relatar várias notícias as mesmas se reduziram a tópicos. A aluna não tem conhecimento dos elementos que compõem uma notícia: título, linhas finas, lead (parágrafo inicial), texto, imagens, sem tema e progressão temática.
Produção Final Análise da professora Observa-se que ao final da sequência didática (desenvolvimento dos ateliês) a aluna desenvolveu a habilidade de organizar, sintetizar informações, escrever mantendo a progressão temática. Ela ampliou o conceito do que é uma notícia, reconhecendo o gênero e redigindo seu texto noticioso. Na produção final da aluna verificamos que há título linha fina, lead, texto, imagem e mais, ela procurou dar forma ao texto própria do jornal escrito. Enfim é possível reconhecer que o crescimento da aluna, verificando que a sequência didática proporciona ao aluno tornar-se um produtor de texto proficiente.
Intervenções realizadas: Mediante a falta de conhecimento da aluna quanto à estrutura, aos elementos que compõem o gênero textual notícia, foram desenvolvidas atividades envolvendo: • Manuseio do jornal, leitura e reconhecimento notícias • Seleção de uma notícia para análise e observação • Apresentação de frases e questionamentos (se poderíamos considerá-las notícia,...) • Desenvolvimento dos ateliês.
“A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender ,não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria...” Paulo Freire