150 likes | 233 Views
Cadastro Único para Programas Sociais Florianópolis Agosto-Setembro/2011. Cadastro Único. Instrumento de conhecimento da realidade brasileira, particularidades, características de cada município, potencialidades e vulnerabilidades.
E N D
Cadastro Único para Programas SociaisFlorianópolis Agosto-Setembro/2011
Cadastro Único Instrumento de conhecimento da realidade brasileira, particularidades, características de cada município, potencialidades e vulnerabilidades.
Mapa representativo da parcela mais pobre e vulnerável da população brasileira
Mediador do acesso das famílias às políticas públicas, para que recebam seus direitos Família Benefícios Serviços
Ponte para a articulação da ampla rede de promoção e proteção social
Mecanismo de integração da rede de proteção social, mas não a garante isoladamente.
Possibilidades de uso das informações cadastrais para o planejamento e implementação de políticas públicas e para a realização de pesquisas e estudos. Finalidade: auxiliar o município a realizar ações que visem à melhoria das condições de vida das famílias de baixa renda.
Papel do entrevistador “Vai além do preenchimento do cadastro” Olhar e ouvidos atentos! Acolhimento Escuta ativa
Acolhimento: é uma postura ética que implica na escuta do usuário em suas queixas, no reconhecimento do seu protagonismo na sua vida. Acolher é um compromisso de resposta às necessidades dos cidadãos que procuram os serviços. Escuta ativa: postura em que a pessoa estimula e acolhe o discurso do outro, interagindo sem colocar juízo de valor; Visão de integralidade: no contexto da relação entre profissional (entrevistador) e usuário, é o resgate da condição do usuário do serviço enquanto pessoa total com corpo, mente, emoções, história pessoal e social.
Postura capaz de acolher, escutar e dar respostas mais adequadas aos usuários. Prestar um atendimento com resolutividadee responsabilização, orientando, quando for o caso, o usuário e a família em relação a outros serviços (saúde, educação, trabalho...CRAS...CAPS...) para continuidade, estabelecendo articulações com estes serviços para garantir a eficácia desses encaminhamentos.
O resgate da integralidade do usuário, percebido como sujeito participante nas ações de cuidado, proteção e decisão, implica no reconhecimento de sua subjetividade em interação com o profissional que o atende. Acolher o saber e o sentir do usuário, por meio de uma escuta ativa, é condição básica para um atendimento de qualidade.
Prática do Acolhimento e Escuta ativa Facilita a superação de bloqueios subjetivos, permitindo ao usuário avaliar suas reais possibilidades de risco, vulnerabilidades, refletir e decidir por ações preventivas viáveis e buscar melhor qualidade de vida. Não é mais uma atribuição, mas uma qualificação do trabalho já realizado!
Papel do gestor municipal do Cadúnico • Gerenciar todas as atividades necessárias ao desenvolvimento das ações do Cadastro Único no seu município; • Coordenação da equipe e das atividades a serem desenvolvidas; (fortalecimento) • Definição de estratégias de ação • Interlocutor junto ao estado e ao MDS
Obrigada! Carolina de Corrêa Marques carolmarques@sst.sc.gov.br (48) 3229 3686 \ 8843 3164 _______________________________________Gerência de Proteção Social BásicaDiretoria de Assistência SocialSecretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho e Habitação