1 / 4

GERADOR DE PULSOS TCA780 / TCA785

GERADOR DE PULSOS TCA780 / TCA785. Dentre várias aplicações deste CI, destaca-se seu uso no controle de ângulo de disparo de tiristores (SCRs e TRIACs) continuamente de 0° a 180°. Devido a sua configuração interna, pode-se desenvolver um gerador de disparo com o mínimo de componentes externos.

Download Presentation

GERADOR DE PULSOS TCA780 / TCA785

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. GERADOR DE PULSOS TCA780 / TCA785 • Dentre várias aplicações deste CI, destaca-se seu uso no controle de ângulo de disparo de tiristores (SCRs e TRIACs) continuamente de 0° a 180°. • Devido a sua configuração interna, pode-se desenvolver um gerador de disparo com o mínimo de componentes externos.

  2. O circuito integrado é alimentado por uma tensão qualquer entre 8 e 18 Volts. O sincronismo para o controle dos pulsos de disparo é obtido através de um detetor de cruzamento por zero (pino 5). Um gerador de rampa é obtido por uma fonte de corrente constante, cujo o valor é determinado por P1, e o capacitor C1. Esta tensão em forma de rampa presente em C1 vai para zero sempre que a tensão de sincronismo cruza por zero. Um comparador compara a tensão de rampa com a tensão de controle de modo que, quando estas forem iguais, gera um pulso nos pinos 14 e 4 ou 15 e 2, respectivamente, se o semiciclo da tensão de sincronismo for negativo ou positivo. Ao mesmo tempo é gerado, na saída para controle de triacs (pino 7), um pulso no semiciclo positivo e um pulso no semiciclo negativo.

  3. A figura apresenta a tensão nos principais pontos do circuito integrado. No primeiro gráfico da figura, tem-se a forma de onda de referência injetada no pino 5 do CI. O sinal injetado neste pino será utilizado para controlar o gerador de rampa, cuja a forma de onda é obtida no pino 10 e é apresentado no segundo gráfico da figura, juntamente com a tensão de referência. No ponto onde a tensão da rampa é igual a tensão de referência, ocorrerá um pulso positivo no pino 15, se a onda de referência estiver no semiciclo positivo, ou um pulso positivo no pino 14, se a onda de referência estiver no semiciclo negativo. A duração deste pulsos é determinada pelo capacitor ligado ao pino 12, gráficos 3 e 4. Os gráficos 5 e 6 apresentam os mesmos sinais dos pinos 14 e 15, porém em coletor aberto. Para que os pulsos gerados nos pinos 14 e 15 permaneçam até o cruzamento da onda de referência por zero, o pino 12 deve ser ligado ao terra, conforme indicado nos gráficos 7 e 8. No gráfico 9 tem-se o sinal presente no pino 7 do TCA780. Este pino é dedicado ao disparo de TRIACs e, quando estas forem iguais, gera um pulso nos pinos 14 e 4 ou 15 e 2, respectivamente, se o semiciclo da tensão de sincronismo for negativo ou positivo. Ao mesmo tempo é gerado, na saída para controle de triacs (pino 7), um pulso no semiciclo positivo e um pulso no semiciclo negativo.

More Related