250 likes | 628 Views
Regência O estabelecimento de relações de sentido. Leia o texto abaixo. http://images.google.com.br/images. http://publicidade20071.files.wordpress.com/2007/11/.jpg. Pensando.
E N D
Leia o texto abaixo. http://images.google.com.br/images http://publicidade20071.files.wordpress.com/2007/11/.jpg
Pensando... Você deve ter observado que a palavra “nome”, no texto lido, pede a preposição “de”. A essa relação sintática, dá-se o nome de regência. Alguns nomes são transitivos, ou seja, pedem preposição. Favorável a Nocivo a Maior de Menor de... Alguns verbos pedem complementação regida por preposição; outros, entretanto, dispensam tal recurso coesivo.
REGÊNCIA VERBAL Alguns verbos costumam apresentar problemas de regência, uma vez que o uso popular se apresenta em desacordo com a norma culta. Outros, no entanto, costumam apresentar certa dificuldade porque possuem mais de um sentido e, conseqüentemente, mais de uma regência. Por causa dessas diversidades, convém lembrar a regência de alguns verbos que podem oferecer dúvidas.
REGÊNCIA NOMINAL Alguns nomes (substantivos, adjetivos e advérbios) podem apresentar problemas de regência. Esses problemas, na maioria dos casos, só podem ser resolvidos mediante à consulta a um dicionário especializado. Apesar disso, apresentamos uma lista com alguns nomes e suas preposições.
EXERCÍCIOS 01. (Fac. Direito M. Campos) A regência destacada foi CORRETAMENTE empregada seguindo os padrões da norma culta em: A) Os atletas da seleção aspiravam título de campeão na Espanha. B) As crianças reagem à cor, muito antes de reagirem à forma. C) O ministro informou à populaçãode que os próximos meses trariam uma inflação menor. D) A população brasileira não poderá assistir, ao vivo, os “shows” pornográficos. E) A sua intenção era mostrar o público, a todo momento, que ele nada tinha a esconder.
02. Assinale a alternativa que apresenta erro: A) Esqueci o nome dele. B) Esqueci de meu irmão. C) Esqueci-me do nome dele. D) Esqueceu-se de que haveria provas de recuperação.
03. Aponte a alternativa INCORRETA: A) Você vê o filme ou assiste ao filme. B) O médico cuida do enfermo; assiste-o. C) José reside em Campinas ou assiste em Campinas. D) É um direito que pertence ao aluno o que assiste ao aluno. E) Os torcedores viram o jogo ou assistiram-lhe.
04. (UNI-BH) Todas as expressões a seguir apresentam regência verbal correta, EXCETO: A) “... todo mundo vai gostar de mim.” B) “... não esqueça da gente ...” C) “... já borrei tudo. “ D) “... ri muito das minhas brincadeiras...” E) “... não mande ninguém me dar beliscão.”
05. Complete as lacunas com a preposição adequada, se necessário: A) Fazia parte de sua educação obedecer _____ mais velhos. B) Eram falsos os passaportes ____ que o embaixador usava. C) O bem da sociedade é o fim _____ que visa o ensino. D) Ele jamais perdoará _____ rapaz que lhe roubou o cargo. E) Essa atitude pode implicar _______ dissabores.
F) A medida visava ______ aumento de lucros para a empresa. G) Hoje foi uma correria só, por ser dia de pagar _____ funcionários. H) Mesmo brigando muito, é normal que os filhos queriam muito _____ pais. I) Os fregueses preferem o horário noturno ____ horário comercial. J) Depois de pagar _____ tratamento médico, acabou ficando sem um tostão.
06. Em todas as opções, a expressão destacada está empregada corretamente, conforme normas da língua padrão, EXCETO: A) Os ingratos, mais uma vez, esqueceram-se de quem sempre os ajudara. B) Não estou me referindo a quem começou a discussão. C) Era meu pai a pessoa em quem eu mais acreditava. D) Era realmente bela a moça por quem Abadias se apaixonara. E) Laura, com quem Ivo namorava, na época, era-lhe muito dedicada.
07. (FAFI-BH) Em todas as alternativas a seguir o verbo grifado apresenta regência de acordo com a norma padrão, EXCETO: A) Assistimos, impassíveis, ao massacre de crianças no Brasil. B) Os cidadãos brasileiros preferem a omissão à justiça. C) Alfredo de Almeida Jr. não obedece as leis do país. D) Fazer justiça implica grande vontade política. E) Os meninos de rua aspiram à cidadania.
08. A regência verbal está correta em: A) A herança cultural que o texto se refere é o acerbo de conhecimentos históricos. B) Os acontecimentos históricos que assistimos devem servir-nos de exemplo. C) Devem ser explicitados os objetivos que visamos ao estudar História. D) A busca da verdade por que o historiador anseia atinge a todos os estudiosos. E) Os usos práticos os quais não podemos esquivar-nos no estudo da História são numerosos.
09. Há erro de regência em: A) Ela o amava e lhe obedecia. B) É ótimo o cargo a que aspira. C) Nós lhe desejamos o melhor. D) É necessário obedecer as leis. E) Custa-nos acreditar no que dizes.
10. Entre os exemplos abaixo, freqüentemente empregados na linguagem informal, apenas um está de acordo a norma culta da língua. Assinale-o. A) Com quem você está namorando, agora? B) Lá em casa somos em quatro filhos. C) Tudo que o pai diz, a mãe acredita. D) Meu amigo, isto implicará em sua suspensão. E) O candidato residente na rua Cosme Velho não compareceu à prova.