140 likes | 266 Views
ACORDO ORTOGRÁFICO DA LÍNGUA PORTUGUESA -1990 - TRATADO INTERNACIONAL PORTUGAL – BRASIL – ANGOLA – SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE CABO VERDE , GUINÉ-BISSAU , MOÇAMBIQUE , TIMOR LESTE.
E N D
ACORDO ORTOGRÁFICO DA LÍNGUA PORTUGUESA -1990 - TRATADO INTERNACIONAL PORTUGAL – BRASIL – ANGOLA – SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE CABO VERDE , GUINÉ-BISSAU , MOÇAMBIQUE , TIMOR LESTE. OBJETIVO: Criar uma ortografia unificada para o Português a ser usada por todos os países de Língua Portuguesa Oficial.
O Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa foi assinado em Lisboa, em 1990. No Brasil, foi aprovado pelo Decreto Legislativo de 1995. Além da unificação da grafia, o acordo propõe simplificar o idioma, tal como ocorreu na década de 1910: *alterou o modo de escrever palavras como pharmacia e christallino (para farmácia e cristalino, sem o ph, o ch e o ll). Na época, as mudanças foram encabeçadas por Portugal, sem consultar o Brasil. No Brasil, a última grande reforma do idioma foi realizada em 1971: foi abolido o acento diferencial em alguns vocábulos, bem como o acento grave ou circunflexo nas palavras derivadas de outras acentuadas. Nessa mesma época os substantivos acôrdo e govêrno viraram acordo e governo (perderam o circunflexo que os diferenciava das formas verbais eu acordo e eu governo, que eram e continuam sendo pronunciadas de forma diferente). Outras palavras, como somente, propriamente, rapidamente, cortesmente, sozinho, cafezinho e cafezal, também deixaram de ser acentuadas.
Mas antes de iniciarmos o nosso aprendizado no novo acordo ortográfico, teremos que revisar alguns detalhes! Vamos a eles!
Classificação das palavras • Proparoxítonas: palavras que são acentuadas na antepenúltima sílaba; • Paroxítonas: são acentuadas na penúltima sílaba, • Oxítonas: são acentuadas na última sílaba.
Encontro vocálico e consonantal Voga e semi-vogal: Em uma palavra, quando houver o encontro de duas vogais em uma mesma sílaba, classificaremos de vogal a vogal mais forte dentre as duas e de semi-vogal, a mais fraca. Ex.: caixa – cai-xa A vogal mais forte da sílaba é a A, portanto, vogal. A vogal mais fraca é a I, portanto, semi-vogal.
Classificação Ditongo: é o encontro de duas vogais (v+sv) em uma mesma sílaba. Ex.: caixa – cai-xa / ameixa – a-mei-xa Tritongo: é o encontro de três vogais (v+sv+v) em uma mesma sílaba. Ex.: Paraguai – Pa-ra-guai Hiato: é o encontro de duas vogais (v+v) em sílabas separadas. Ex.: Saúde: sa-ú-de Dígrafo: é o encontro de duas consoantes que representam o som de uma só letra. Ex.: Cachorro - passarinho
O uso de maiúsculas e minúsculas • Os meses do ano e os pontos cardeais deverão ser escritos em minúsculas (janeiro, fevereiro e norte, sul, etc.). • Poderá usar maiúsculas ou minúsculas em títulos de livros, no entanto a primeira palavra será sempre maiúscula (Insustentável Leveza do Ser ou Insustentável leveza do ser) • Também é permitida dupla grafia em expressões detratamento (Exmo. Sr. ou exmo. sr.) em sítios públicos e edifícios (Praça da República ou praça da república) e em nomes de disciplinas ou campos do saber (História ou história, Português ou português)
ROUPA NOVA AO VELHO IDIOMA - Fragmento FREI BETO Vejam só: eu, a língua portuguesa, falada por pelo menos 230 milhões de pessoas, de oito países, que oficialmente me adotam, estou de roupa nova. Sempre foi assim, de tempos em tempos decidem auto-regular o modo como sou escrita, ou melhor, autorregular. Agora é assim, sabia? (...) Língua é também uma questão de elegância. Imaginem uma mulher descabelada numa festa em que todas as outras estão bem penteadas! É como me sinto nos vocábulos terminados em ee e oo. Adeus o chapeuzinho em creem, magoo, perdoo, veem (do verbo ver), voo, zoo. Será que abençoo tais mudanças?, pergunta o autor deste texto. Ou ele encara isso com certo enjoo?
Será que os leitores, sem o circunflexo (que belo vocábulo!), distinguirão facilmente o casamento da preposição com o artigo no vocábulo pelodo substantivo pêlo, que agora é pelo, assim pelado? Perdem o acento: pêra e pára. Num texto na nova ortografia, agora vamos ler que a moça gritou no carro para o namorado: "Para! Desço na esquina, seu hálito, de quem comeu pera podre, me dá enjoo". "Pode descer", dirá ele. Ela retrucará: "Como você pôde sair de casa sem escovar os dentes?" Outra exceção é a preposição por e o verbo pôr. Por que será? Mas ao menos uma liberdade resta a quem redige: você pode ou não enchapelar ‘forma’, quando se referir à vasilha de fazer bolos e escrever: "Qual a forma da fôrma do bolo?" Estará também certíssimo se redigir: "Qual a forma da forma do bolo?"
Yeda planeja comprar avião para governo do Estado Extraído de: Zero Hora - 14 de Janeiro de 2009 A governadora do Rio Grande do Sul, Yeda Crusius (PSDB), disse hoje que o Estado irá comprar um avião para dar maior autonomia e segurança de voo às viagens que ela realiza. Yeda lembrou que a aeronave mais recente adquirida pelo Estado foi um avião King Air, há 12 anos. Fonte: Jornal Zero Hora, jan. 2009.